Pesquisar este blog

domingo, novembro 09, 2008

Alan Parker é uma das grandes sensações do 5º Amazonas Film Festival


O diretor britânico Alan Parker, Presidente do Júri da Mostra Competitiva Internacional de Filmes de Ficção e responsável por títulos como “O Expresso da Meia Noite” (1976), “Pink Floyd – The Wall” (1982), “Evita” (1996) e outros, é uma das grandes sensações deste 5º Amazonas Film Festival.

Para Parker, que está pela primeira vez na Amazônia, o lugar tem uma beleza extraordinária e já o considera como um dos mais interessantes pontos para locação de produções cinematográficas no Brasil e no mundo.

Alan Parker ressaltou seu encantamento com a região. “Nunca havia estado aqui. Já estive no Rio de Janeiro outras vezes, mas estou realmente impressionado com a extraordinária beleza deste lugar. Com certeza é um ponto do Brasil onde seria possível fazer filmes fantásticos”, disse o diretor.

Parker também comentou sobre suas expectativas enquanto Presidente do Júri da Mostra Internacional de Filmes de Ficção do 5º AFF, que nesta edição terá produções nacionais, como “Verônica”, de Maurício Farias, filme de abertura do Festival, e internacionais, de diferentes países, como Hong Kong, Alemanha, França, Quirguistão e outros.

“Já estive em muitos júris e mostras pelo mundo afora, no entanto, aqui você tem algo especial, que é a de ver filmes que normalmente não estariam sendo exibidos em outros locais e ainda com este cenário. Isso é algo muito especial e único”, afirmou.

O diretor também exaltou o crescimento de produções cinematográficas nacionais recentes. “O Brasil, de maneira geral, está crescendo muito dentro do cinema mundial. Filmes como “Cidade de Deus” (de Fernando Meirelles, 2002) e “Central do Brasil” (de Walter Salles, 1998) são excelentes idéias e muito bem realizados”, opinou.

Uma curiosidade sobre Parker é que o diretor é um apaixonado por futebol. Torcedor fanático do Arsenal, equipe tradicional da Grã-Bretanha, ele também se mostrou um fã dos times e seleções nacionais. “Vocês têm o melhor futebol do mundo, é incrível, mas estou um pouco preocupado porque não sei como vou fazer para assistir ao jogo do meu time que será nestes dias”, brincou Parker.

Nenhum comentário: