Pesquisar este blog

quinta-feira, novembro 06, 2008

Bebel Gilberto leva "Momento" à Lapa


Deborah Dumar

Já se preparando para entrar em estúdio para gravar novo disco, em janeiro, Bebel - que ganhou um belo espaço no mercado internacional com a bossa lounge (só no filme "Closer", estrelado por Julia Roberts, ela emplacou quatro músicas) - volta a mostrar o show "Momentos", com que rodou boa parte do mundo, no espaço cultural da qual foi uma das primeiras freqüentadoras ao lado de sua turma: o Circo Voador. Isso foi lá pelos anos 80 e a lona estava pousada no Arpoador.

A artista está feliz da vida de cantar no Circo que voou até a Lapa e retorna ao País com novidades. "Na verdade, já estou me preparando para um outro momento", brinca. "Mostrarei algumas músicas inéditas em primeiríssima mão e cantarei coisas que tenham a ver com a minha história, como Mulher sem razão, parceria minha com Cazuza e Dé Palmeira que a Adriana Calcanhotto acabou de resgatar".

Entre as canções que darão frescor ao show está um antigo sucesso dos Novos Baianos, "Acabou chorare" (regravada recentemente por Arnaldo Antunes). E há duas razões para isso, como ela mesma explica. Uma foi o reencontro com o filho de Baby Consuelo e Pepeu Gomes, o guitarrista Pedro Baby, que vem de longa temporada com Marisa Monte e que se soma ao time de músicos que a acompanha.

A outra, deixa que ela conta: "Esta canção foi criada em minha homenagem, pois era uma expressão que eu usei quando tinha apenas seis anos para tranqüilizar meus pais (Miúcha e João Gilberto) e indicar que não estava mais chorando".

Para quem não se lembra, João Gilberto freqüentava o apartamento alugado em Botafogo pelos jovens músicos (antes de eles se mudarem para um sítio na Zona Oeste) que vieram a pipocar no cenário cultural do País logo com o primeiro álbum, que estourou nas rádios com várias música.

Além de Pedro Baby, a banda que tocará com Bebel no Circo é formada por Masaharu Shimizu (guitarra e baixo), que se apresentou com ela no Brasil no ano passado, o parceiro Thomas Bartlett (piano e teclados) e Magrus Borges (percussão).

Com Thomas, ela assina "Forever", que habitualmente toca com grupos como o The National (uma das melhores atrações escaladas para o recém-encerrado TIM Festival) e Antony and The Johnsons. A música integra a trilha do documentário "They killed sister Dorothy', co-produção Brasil/ EUA, exibido nas últimas edições do Festival do Rio e da Mostra de São Paulo.

Com o CD "Momento", lançado no início de 2007, nos Estados Unidos e Europa, Bebel fez turnê pelo Leste Europeu, seguindo para os Estados Unidos, México, Canadá, Austrália, Cingapura e retornou à Europa para outros shows.

O disco, lançado no Brasil pela Sony/BMG foi bem recebido pela crítica. Com o CD "Tanto tempo", ela se consagrou no mercado internacional, vendendo mais de um milhão de cópias.

Bebel conta que tenta reproduzir no palco o clima de sua casa, em Nova York. "Quero que as pessoas se sintam na minha sala. O show tem uma living room vibe". A concepção de luz do espetáculo é de Ivan Marques e Erich Baptista, que assina também o clipe de "Momento".

O grosso do repertório, naturalmente, foi tirado do disco, e do roteiro fazem parte "Os novos yorkinos" (Bebel Gilberto/ Didi Gutman/ Sabina Sciubba) e "Cadê você?" (Bebel Gilberto/ Guy Sigsworth), além da faixa-título, parceria dela com Masa Shimizu e Mauro Refosco.

A artista também promete cantar, do seu jeito, "Night and day" (Cole Porter), "Caçada" (Chico Buarque) e "Tranqüilo" (Kassin). Já "Bring back the love" (Bebel Gilberto / Didi Gutman/ Sabina Sciubba) ressurge sem a roupagem eletrônica do disco.

BEBEL GILBERTO - Show hoje, a partir das 22h30, no Circo Voador (R. dos Arcos, s/n. Tel.: 2533-0354. Ingressos a R$ 40 e R$ 20.

Nenhum comentário: