Pesquisar este blog

quinta-feira, abril 23, 2009

Hoje é dia de bater tambor e tomar uma pelo santo


Chris Braga, nega velha, não se esqueça de me incluir em suas orações durante as celebrações em homenagem ao nosso glorioso São Jorge, comemorado nesta quinta-feira, 23 de abril. Afinal de contas, nós dois somos filhos de Ogum.

A partir das 20h, eu estarei tomando todas pelo santo guerreiro, ali no Bar da Mara, em Petrópolis, e com certeza estarei invocando sua proteção divina pra vosmecê. O tira gosto, claro, vai ser pastel de queijo. E na trilha sonora, Chico Science, Nação Zumbi, Fred 04, Mundo Livre S.A., Mestre Ambrósio, Cordel do Fogo Encantado, Comadre Florzinha e o resto da rapaziada do mangue beat. De leve.

Pra quem não sabe, o santo guerreiro é festejado por católicos, que acreditam que São Jorge é a força de Deus na luta dos excluídos e marginalizados da sociedade, e por praticantes do candomblé, que o invocam como protetor, defensor das almas contra o demônio, tentações e suspeitas de feitiço.

O culto do santo ao Brasil chegou com os portugueses que decretaram a obrigatoriedade da imagem nas procissões de Corpus Christi. Mas em 1969, o Papa Paulo VI reformou o calendário litúrgico da Igreja Católica e tornou opcional a festividade em homenagem ao dia do santo, alegando que o santo não tinha registros históricos, apenas relatos tradicionais.

Entretanto, ele continua sendo o padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha, dos soldados, dos escoteiros, dos corintianos e celebrado em canções populares de Caetano Veloso, Jorge Ben Jor e Fernanda Abreu.

A imagem de São Jorge é representada por um jovem vestido com uma armadura, sentado em um cavalo branco com uma lança atravessando o dragão. A figura do santo está relacionada às diversas lendas criadas a seu respeito e contada de várias maneiras.

A lenda mais famosa conta que um dragão saía de vez em quando das profundezas de um lago e atirava fogo contra os muros da cidade de Selena, na Líbia, trazendo morte com seu hálito. Para não destruir toda a cidade, o dragão exigia regularmente que lhe entregassem mulheres virgens para serem devoradas.

Um dia coube à filha do Rei ser oferecida em holocausto. No momento em que ia acontecer o sacrifício, apareceu um cavaleiro vindo da Capadócia, na atual Turquia, montado em um cavalo branco. Era São Jorge.

O santo enfrentou o fogo que saía da boca do dragão e as nuvens de fumaça que eram expelidas. Após um grande combate, São Jorge venceu o dragão, com sua espada e sua lança.

São Jorge nasceu na Capadócia no ano de 280. No final do século III, o cristão Jorge trocou a Capadócia pela Palestina, vindo a ingressar no exército do imperador Diocleciano. Jorge logo se destacou na corte, sendo elevado a conde e depois a tribuno militar.

Tudo ia bem, até que as perseguições aos seguidores de Cristo reiniciaram. O rapaz não quis negar sua fé, fazendo com que Diocleciano se sentisse traído. O imperador, então, condenou-o às mais terríveis torturas. E Jorge conseguiu vencer a todas elas.

Suportando uma dor atrás da outra, o filho da Capadócia suportou as lanças dos soldados, permaneceu firme sob o peso de uma imensa pedra, obteve a cicatrização imediata das navalhadas que recebeu e resistiu ao calor de uma fornalha de cal. A cada vitória sobre as torturas, Jorge ia convertendo mais e mais soldados.

O imperador, contrariado, chamou um mago para acabar com a força de Jorge. O santo tomou duas poções de veneno e, mesmo assim, manteve-se firme e vivo. O feiticeiro juntou-se à lista dos convertidos, assim como a própria esposa do imperador. Estas duas últimas “traições” levaram Diocleciano a mandar degolar o ex-soldado em 23 de abril de 303.

Lenda ou realidade, o fato é que São Jorge nos lembra que todos nós temos algum desafio a vencer nesta vida, seja o nosso orgulho, o nosso egoísmo ou mesmo problemas que nos afetam no dia-a-dia.

Como ele, devemos permanecer fortes e corajosos, independentes dos desafios que a vida nos traga. Assim, como Jorge, havemos de vencer. Salve, Jorge!

Confira a oração de São Jorge

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. São Jorge Rogai por Nós.

2 comentários:

Chrys disse...

Querido, acabei de chegar da procissão e da missa. Agora chegou a hora das oferendas e da cerveja do Santo. Podeixá que vc também será lembrado durante o ritual.

"Sim vou ao terreiro pra bater o meu tambor, bato cabeça firmo ponto sim senhor. Eu canto pra Ogum." (Ogum, Zeca Pagodinho)

Salve, Jorge!

ps: Estou sentindo sua falta no Twitter. Ainda não aderiu a novidade?

Chrys disse...

Até o meio do ano quero fazer mais uma tatuagem. Pensei em um São Jorge tatuado no tornozelo, agora vi esse desenho de Ogum e estou numa dúvida cruel. Ó céus...

Obaaaa!! Podeixá que vou passar sim. Obrigaaaaada. Adorei!!

Beijo grande.