Pesquisar este blog

terça-feira, junho 30, 2009

Quarta Literária: Monstros na ficção amazonense


A Quarta Literária do mês de julho acontecerá no próximo dia 1º, quarta-feira, tendo como tema Monstros na ficção amazonense. A palestra será ministrada pelo professor Allison Leão. O tema é fruto dos resultados iniciais de pesquisa que o palestrante tem desenvolvido na UEA, com o apoio da Universidade e da Fapeam.

Partindo de figuras monstruosas presentes em nosso imaginário, de origens antigas e/ou modernas – como a Medusa, o Centauro, o lobisomem, a criatura de Frankenstein –, Leão procurará mostrar algumas das características dessas figuras que, de certa forma, estejam presentes em toda a tradição teratológica.

O foco da palestra, no entanto, estará em personagens da ficção de autores amazonenses (ou que tenham a obra ambientada na região) que tanto podem corroborar características mais universais dos monstros, como podem questionar e recriar o conceito de monstruosidade.

Em textos de autores como Benjamin Sanches, Erasmo Linhares e Alberto Rangel, o pesquisador mostrará, por exemplo, como a questão do corpo do monstro – afinal um dos aspectos sempiternos do imaginário teratológico – não deixou de ser observada e aproveitada pelos autores em questão.

Mas discutirá, também, como o medo que o monstro pode provocar nas sociedades ganha um reverso nas representações que esses ficcionistas elaboraram, qual seja, a monstruosidade do gesto, do ato, do crime e da violência supera a monstruosidade física, ameaçando, inclusive, a existência do monstro corpóreo.

Allison Leão é doutor em Letras pela UFMG e professor de Literatura Brasileira na UEA. É autor de Jardim de silêncios e O amor está noir, livros de contos.

Lançamento:
Após a palestra Monstros na ficção amazonense será lançado o livro Carta de Deus: Ao Homem do Planeta Terra, de José Herculano da Nóbrega.

Nenhum comentário: