Pesquisar este blog

terça-feira, setembro 29, 2009

Filmes surrealistas nas "Quartas com Buñuel"


A partir desta próxima quarta-feira, 30, o cinema surrealista tem um novo ponto de encontro em Manaus: O Coletivo Difusão começa a promover, amanhã, as "Quartas de Buñuel".

Durante quatro semanas serão projetados os filmes mais significativos da carreira do cineasta espanhol, naturalizado mexicano, Luis Buñuel.

As exibições ocorrerão na sede do Coletivo Difusão na Av. Castelo Branco, 1111, Cachoeirinha, a partir das 19h30 e terão sempre debates mediados ao final de cada sessão.

A atividade foi proposta ao Coletivo Difusão pelo grupo teatro Tesc, dirigido por Márcio Souza. Os filmes programados serão, pela ordem de exibição: O Discreto Charme da Burguesia, O Cão Andaluz e A Idade do Ouro, Ensaio de um Crime e, na última quarta, A Via Láctea.


“É um panorama da produção do diretor, desde um dos primeiros filmes, O Cão Andaluz, até um dos mais recentes, A Via Láctea. Aliás, todos os filmes foram propostos pelo escritor Márcio Souza, que se identificou com o trabalho que a gente vem desenvolvendo nos Encontros Audiovisuais, quando ele foi o nosso primeiro convidado”, diz Allan Gomes, membro do Coletivo Difusão.

Em algumas obras Luís Buñuel trabalhou com Salvador Dalí, de quem sofreu forte influência na sua obra surrealista.

Aos participantes das exibições serão distribuídas cópias do texto “Cinema: Instrumento de poesia”, de 1958, em que Buñuel diz que o cinema faz “explodir o universo”, e em seguida faz uma observação contundente e que até hoje permanece atual:

"Em nenhuma outra das artes tradicionais há, como no cinema, tamanha desproporção entre possibilidade e realização. Por atuar de maneira direta sobre o espectador mostrando-lhe seres e coisas concretos, por isolá-lo, graças ao silêncio, à escuridão, do que se poderia chamar seu habitat psíquico, o cinema é capaz de arrebatá-lo como nenhuma outra, todavia, é capaz de embrutecê-lo.

Desgraçadamente, a grande maioria da produção cinematográfica atual parece não ter outra missão: as telas se comprazem no vazio moral e intelectual onde prospera o cinema, que se limita a imitar o romance ou o teatro com a diferença de que seus meios são menos ricos para expressar psicologias; mostram incessantemente as mesmas estórias que o século dezenove fartou-se de contar e que ainda se repetem na ficção contemporânea".


Serviço:

Evento: Quartas com Buñuel

Local: Coletivo Difusão - Av. Castelo Branco, 1111, Cachoeirinha (Próximo ao T2 e quase esquina com a Rua Manicoré)

Horário: 19h30

Investimento: R$ 1,00

Datas:

30/09 – O Discreto Charme da Burguesia (1972)

07/ 10 – O Cão Andaluz (1928)/ A Idade do Ouro (1930)

14/10 – Ensaio de um Crime (1955)

21/10 – A Via Láctea (1969)


Contato do Coletivo Difusão:

3233-3878/9182-1453 (Marcos Tubarão membro do Coletivo Difusão)

Allan Gomes, membro do Coletivo Difusão: 8825-7761

Nenhum comentário: