Pesquisar este blog

sexta-feira, janeiro 29, 2010

Escolha de escritores-delegados vai rolar amanhã, no Espaço Valer


O escritor Zemaria Pinto vai representar o Sindicato dos Escritores no evento

Recebi dos amigos da Editora Valer o convite abaixo, que passo para os interessados.

Como amanhã de manhã estarei me mandando para Itacoatiara, para participar da inauguração do passeio público jornalista Aguinelo Oliveira, um de meus inúmeros brothers que fez a grande travessia no ano passado, vou fazer forfait.

Mas o recado está dado. Participem.

A Câmara Amazonense do Livro e Leitura (CALL), o Conselho Municipal de Cultura, a Associação Amazonense de Leitura (Amaler) e o Comitê Gestor do FliFloresta (Festival Literário Internacional da Floresta) têm a satisfação de convidá-lo para a Assembleia Estadual Setorial do Livro, Leitura e Literatura, em que se discutirá as estratégias para o estado do Amazonas e a escolha de delegados para a Pré-Conferência do Setor.

A assembleia acontecerá neste sábado, dia 30 de janeiro, de 8 às 11h30, no auditório do Espaço Cultural da Livraria Valer, na Rua Ramos Ferreira, 1195 – Centro.

Seguindo a orientação da Diretoria de Livro, Leitura e Literatura, do Ministério da Cultura, o encontro reunirá os segmentos ligados ao Livro, à Leitura e à Literatura, que atuam em âmbito estadual, com o objetivo de discutir os temas que têm norteado os debates sobre essa problemática, bem como as ações para dinamizar e fortalecer o setor.

A assembelia é o fórum adequado para refletir caminhos para aprofundar e ampliar o debate sobre a necessidade premente de uma política de governo consistente para o Livro, a Leitura e a Literatura no Brasil, oportunizando dessa forma o acesso da sociedade ao conhecimento, à beleza e ao patrimônio literário nacional.

As entidades, os intelectuais, escritores, mediadores de leitura, bibliotecários, livreiros e editores convidados terão a oportunidade de contribuir com esse importante debate e, ao mesmo tempo, propor sugestões para dinamizar, fortalecer e ampliar os serviços e ações que favoreçam a cultura do Livro, a prática da Leitura e a expressão literária no Estado do Amazonas e no País.

Isso vai se dar mediante o incentivo à produção literária, o fortalecimento do mercado editorial, a acessibilidade ao livro, a promoção de iniciativas de leitura, a criação de espaços para o cultivo de práticas que favoreçam o acesso da sociedade a esses bens culturais (como bibliotecas, salas de leitura e centros culturais).

Durante o evento, será feita a avaliação do Plano Nacional de Livro e Leitura – PNLL, do Governo Federal, e a proposição de uma estratégia para o setor, considerando os eixos temáticos da II Conferência Nacional de Cultura.

E com ênfase no que estabelece o PNLL (Plano Nacional de Livro e Leitura):

“Essa Política de Estado deverá traduzir-se em amplos programas do governo, com coordenações interministeriais, devidamente articuladas com Estados, Municípios, empresas e instituições do Terceiro Setor, para alcançar sinergia, objetividade e resultados de fôlego quanto às metas que venham a ser estabelecidas. Quatro eixos principais orientam a organização do Plano:

Democratização do Acesso

Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores

Valorização do Livro e Comunicação

Desenvolvimento da Economia do Livro”.

Evento: ASSEMBLEIA ESTADUAL SETORIAL DO LIVRO, LEITURA E LITERATURA

Data: 30 de janeiro 2010 (sábado)

Horário: 8 às 11h30

Local: Auditório do Espaço Cultural da Livraria Valer – Av. Ramos Ferreira, 1195 – Centro

Contatos: 3635-1324 (Editora Valer); 8124-6478 (Tenório Telles); 9160-4541 (Thiago de Mello); (61) 2024-2628/ 2024-2630 (Ticiane Nascimento – Minc)

Nenhum comentário: