Pesquisar este blog

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Amazonas já tem seus representantes para a Pré-Conferência Setorial do Livro, Leitura e Literatura


Realizada no último sábado, no Espaço Cultural Valer, a Assembléia Estadual Setorial do Livro, Leitura e Literatura contou com a participação de entidades, instituições e empresas representativas dos diversos segmentos do livro e leitura, como o Sindicato dos Escritores do Amazonas, Coletivo Gens da Selva, Inpa, Academia de Letras Ciências e Artes, Clube Literário do Amazonas, Associação Amazonense dos Escritores, Sesc, Seduc, Uea, Instituto Memorial Parintins, Universidade Federal do Amazonas, Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, bem como do setor livreiro e editorial (editoras Valer, Vozes, Saraiva e Paulinas), além de escritores, professores e historiadores. O fotógrafo José Farias fez as fotos do evento.

Entre as propostas aprovadas, destacam-se:

a) Criação de Banco de Dados sobre as Manifestações Culturais Nacionais, com o Registro do Patrimônio Imaterial do País e, ao mesmo, Criando Mecanismo de Acessibilidade para que a População Tenha Acesso aos Bens Culturais.

b) Formulação de Política Cultural Municipal, Assegurada em Orçamento, com Ênfase na Promoção do Livro e Leitura e Cumprimento das Metas Estabelecidas.

c) Formulação de Programas, Financiamento, e Ações Econômicas para Promover a Cadeia Produtiva da Cultura.

d) Estímulo e Apoio às Iniciativas Econômicas e Projetos de Cunho Cultural, Incluindo-se a Isenção Tributária e as Peculiaridades do Segmento da Economia Criativa.

e) Fortalecer a Participação da Sociedade na Gestão e Acompanhamento dos Projetos, Programas e Ações Culturais Desenvolvidos em Âmbito Governamental, Mediante a Criação de Conselhos Gestores da Cultura.


A pauta da assembléia contemplou ainda a discussão sobre o Plano Nacional do Livro, Leitura e Literatura, que resultou no endosso do Plano e sugestão de aprofundamento de suas propostas e fundamentos em relação à questão do Livro e da Leitura, com ênfase na necessidade de aprimorar e criar novos mecanismos que promovam o acesso da sociedade à Leitura, ao Livro e à produção literária em geral.

Foi votado pela plenária o projeto Uma Biblioteca Em Cada Município, que objetiva zerar no Amazonas os municípios sem bibliotecas, por meio da articulação com prefeituras e sensibilização dos representantes do poder público estadual.


As discussões se encerraram com a eleição dos delegados (e suplentes) que representarão o Amazonas na Pré-Conferência em Brasília:

Cadeia Produtiva: Isaac Maciel – Suplente: Delta Paula Melo.

Segmento Criativo do Livro: Wilson Nogueira – Suplente: Ana Peixoto.

Mediadora de Leitura: Ana Castelo – Suplente: Socorro Gomes.

Os eleitos representarão o Estado na Pré-Conferência Nacional do Setor, que ocorrerá em Brasília, nos dias 26 a 28 de fevereiro, onde apresentarão as propostas e sugestões dos segmentos do livro, leitura e literatura do Amazonas.

Nenhum comentário: