Pesquisar este blog

sábado, fevereiro 13, 2010

Galo da Madrugada toma as ruas do Recife


Foliões celebram a grande festa do carnaval pernambucano (Foto: Marcos Michel/JC Imagem/AE).

Luísa Brito
Do G1, no Recife

Milhares de foliões já lotam as ruas do Recife para assistir o desfile do Galo da Madrugada, considerado o maior bloco carnavalesco do mundo. O desfile começou por volta das 9h deste sábado (13).

Este ano, a expectativa da diretoria é que 1,6 milhão de foliões acompanhem a agremiação que contará com 25 atrações em trios elétricos, quatro orquestras no chão, além dos vários blocos que aproveitam o desfile para participar da festa.

Outras atrações previstas são Fafá de Belém, Elba Ramalho, Alceu Valença e Calypso. A previsão é que o desfile acabe entre 18h e 19h.


A técnica em segurança do trabalho Etaciria Maria Pontes, de 52 anos, e sua colega de trabalho, a secretária Jane Pinheiro, de 50 anos, nem dormiram durante a madrugada para preparar um reforçado café da manhã para os cerca de cem funcionários da empresa onde trabalham.

O café da manhã tinha cachorro-quente, linguiça, macaxeira, carne de charque, carne de sol, tapioca e munguzá.

"Para todo mundo aguentar ficar de pé até a noite", disse Jane. Elas garantiram que não sentiriam sono e também ficariam no bloco até o fim.


Outros que estavam animados para enfrentar o calor e a multidão no Recife eram os Pinguins Retirantes, grupo de cerca de 30 pessoas que, fantasiadas de pinguins, fazia uma brincadeira em torno das consequências do aquecimento global.

"Minha casa derreteu", anunciava uma das placas carregadas pelo grupo. "Não tem gelo nem para o meu uísque", dizia outra placa.

O analista de sistemas Luiz Fernando Miranda, de 51 anos, explicou que o grupo sempre faz fantasias com temas da atualidade. No ano passado, a fantasia deles foi de espantalhos da crise econômica.


Já o pequeno João Manuel Costa, de 5 anos, escolheu uma fantasia que tem a ver com a sua aversão a tomar banho e se vestiu como o personagem Cascão, dos quadrinhos de Mauricio de Sousa.

A mãe, a administradora Bianca Cosmo, de 27 anos, contou que o filho que pede para ir para a folia. "Nem eu nem o pai dele somos muito de carnaval, mas ele adora", disse.

Nenhum comentário: