Pesquisar este blog

quarta-feira, julho 07, 2010

O troglodita e o poeta


Uma das obras de Afrânio de Castro pertencente ao acervo particular de Anibal Beça

Por conta de sua excentricidade e ao seu permanente ar de mistério, começou a circular na cidade uma história dando conta de que o poeta Luiz Bacellar virava morcego, à meia-noite, nas sextas-feiras. O troglodita Afrânio de Castro valia-se disso para inventar toda sorte de piadas sobre o circunspecto autor de Frauta de barro. Segue uma delas, recuperada pelo saudoso escritor Arthur Engrácio.

Entrando, uma manhã, no cemitério São João Batista, Afrânio de Castro avistou, a distância, o poeta. Ele foi se aproximando devagar, sem ser percebido, até que ficou bem perto dele, ocultando-se atrás de uma mangueira. Naquele instante, caía uma chuva fina e Afrânio pôde ouvir de repente a voz da mamãe Vampirella dirigindo-se a Luiz Bacellar:

– Bacellarzinho, meu filho, meu tesouro, acho bom você recolher-se ao seu mausoléu. Está começando a chover e você pode ficar gripado.

Ao que o poeta respondeu-lhe:

– Não tem problema, não, mãezinha querida. Não carece se preocupar comigo. Deixa eu ficar aqui fora, brincando mais um pouquinho com o meu priminho Frankstein...

Quando soube da história, Luiz Bacellar jurou matar o artista plástico. Não cumpriu a promessa. No dia 20 de setembro de 1981, num domingo à tarde, Afrânio de Castro morreu afogado na praia da Ponta Negra, durante um porre monumental.

Nenhum comentário: