Pesquisar este blog

quarta-feira, novembro 24, 2010

Causos de Bambas: Ary Barroso

Ano 1950. Inaugura-se no Rio a TV Tupi e o Estádio do Maracanã. Eram raríssimos os aparelhos de televisão e raríssimas as câmeras da Tupi: apenas uma.

Na primeira transmissão de futebol, Ary Barroso, experimentadíssimo narrador dos jogos pelo rádio, entusiasmado, falava sobre a maravilha eletrônica para os telespectadores e as extintas figuras dos televizinhos:

- Agora, meus amigos, os locutores de rádio não têm mais que se esforçarem com um imenso vocabulário para levar a você as emoções de um jogo de futebol.

Enquanto o Ary falava, a solidária câmera passeava pelo campo, mostrando os jogadores que se preparavam para o início da peleja.

O Ary continuava o discurso:

– Não será mais necessário esmiuçar a finta, descrever o drible, anunciar o perigo, descrever as minúcias do lance. A maravilha da eletrônica levará aos seus lares as jogadas emocionantes, os gols inesquecíveis. Os jogadores, amigos, estarão dentro de sua sala, convivendo com seus familiares!

Nessa precisa hora, a câmera detém-se em Zizinho, que está parado e, brasileiramente, coçando, com unção e bonomia, a genitália.

O Ary, a voz resignada:

– Também tem dessas coisas...

Nenhum comentário: