Pesquisar este blog

sexta-feira, novembro 19, 2010

A vingança do contrário


O bumbá Gitano foi fundado em março de 1979, na Vila Mamão, depois de um arranca rabo federal entre os fundadores do bumbá Corre Campo ocorrida no ano anterior.

Entre os dissidentes que participaram da criação do novo boi estavam Clóvis, Zé Preto, Pirulito, João da Santa, Guerreiro, Tiziu e Judicael Almeida.

O bumbá foi confeccionado pelo mestre Lauro Chibé nas cores marrom e branca. O novo bumbá, evidentemente, virou inimigo preferencial do bumbá Corre Campo.

Em junho daquele ano, o bumbá Gitano se apresentou oficialmente pela primeira vez no Festival Folclórico do Amazonas, que acontecia em um tablado armado na Bola da Suframa.

Como toda obra feita às pressas pela prefeitura, o tablado possuía vários desníveis entre as tábuas, que se constituíam em verdadeiro perigo para o bailado dos brincantes.

O bumbá Gitano começou a fazer sua apresentação sob uma intensa vaia e apupos das numerosas torcidas dos bumbás Corre Campo e Tira Prosa.

Lá pelas tantas, o “miolo” Pirulito resolveu abusar das correrias e viradas rápidas do boi, que levavam a sua pequena torcida ao delírio.

Em uma dessas presepadas, ele deu uma “topada” em um dos desníveis existentes no tablado, perdeu o equilíbrio e caiu, com boi e tudo, no meio da torcida do Corre Campo.

Uma queda de quase dois metros de altura.

Depois de receber meia dúzia de catiripapos, bofetões e chutes na bunda desferidos pelos torcedores adversários, Pirulito foi jogado de volta para o tablado.

Uns dois minutos depois, o bumbá Gitano também era jogado de volta para o tablado.

Já voltou sem um chifre, sem um olho, sem um rabo e com a cabeça vergada para trás que nem pés de curupira.

Não deu outra.

O boi detonado acabou amargando um terceiro lugar, atrás de Corre Campo e Tira Prosa.

Nenhum comentário: