Pesquisar este blog

terça-feira, março 01, 2011

Bumbarqueira arrastou multidão pelas ruas de Belém


Integrantes do afoxé Filhos de Glande que levaram o colorido dos blocos de carnaval de rua para a folia do Bumbarqueira

A Praça Pedro Teixeira, o Solar da Beira e a Praça do Carmo foram os três pontos de concentração para o início do cortejo do “Bumbarqueira - O Carnaval do Pará”, programação promovida pelo Governo do Estado - e que encerrou com um grande show na praça do Relógio, no centro histórico de Belém, no final da tarde deste último sábado, 26.

O termo Bumbarqueira é utilizado pela população do nordeste paraense para descrever “uma grande festa”. A programação contou com 23 atrações oriundas de sete municípios paraenses, que animaram as ruas dos bairros da Campina e Cidade Velha, em Belém.


Com o Bumbarqueira o governo incentivou a folia momesma usando modelos e tradições que há décadas animam as festas culturais dos municípios do interior do Estado, destacando-se Cametá, São Caetano de Odivelas e Cachoeira do Arari, que enviaram à Belém grupos de carimbó, blocos, bandas, cordões e grupos folclóricos.


A diversidade de ritmos foi bem aceita pelo público presente. Essa pelo menos foi a opinião de Claude Gaia, que se divertia a cada atração. “Estou achando muito divertido, diferente e bem interessante essa mistura de grupos folclóricos e os grupos carnavalescos”, declarou. Sua amiga, Iolanda Sena, também aprovou a novidade. “Está muito legal”, afirmou.

Para Nilson Chaves, presidente da Fundação Cultural Tancredo Neves, o sucesso da programação contou com a imprescindível parceria dos diversos grupos culturais. “Essa programação só obteve esse saldo positivo porque os grupos de blocos e entidades contribuíram de forma extremamente brilhante”, avaliou.


O primeiro ponto de concentração foi na Praça Pedro Teixeira, na Escadinha ao lado da Estação das Docas. No espaço, a folia começou às 15h, com as apresentações do grupo de carimbó Sancari, do sambista Téo Pérola Negra, do Bloco Fofó de Belém, da banda União Vigiense, encerrando com o Boi Veludinho e a banda do Clube Musical União Vigiense. O Rei Momo Nildo e o porta-estandarte Rubão puxaram o cortejo.

O segundo ponto foi no Solar da Beira, no Ver-o-Peso, onde a partir de 15h30 se apresentaram os blocos Jambu do Kaveira e Fofó do Lino, além dos grupos Banguê 05 de Ouro e de carimbó Uirapuru.

A Praça do Carmo, o terceiro espaço de concentração, contou com as apresentações da Banda João Viana, além da presença do Cordão dos Pretinhos, do afoxé Filhos de Glande e dos blocos Os Piratas do Amor, Os Linguarudos e Os Filhos da Pauta, entre outros.


Os shows iniciais prepararam o público para os cortejos que saíram, às 17h30, pelas ruas dos bairros da Campina e Cidade Velha, convergindo na Praça do Relógio, onde ocorreu o “grande encontro” dos brincantes.

Na Praça do Relógio, a Amazônia Jazz Band comandou o Carnaval, seguido do Fofó do Lino, com Kaveira e a bateria das Crias do Curro Velho, encerrando o fuzuê com o Arraial do Pavulagem.


De meia arrastão na cor vermelha, rabinho e espeto de diabo, o bloco “As Diabinhas da Maura” foi um dos grupos de fantasiados que mais chamou a atenção de quem curtiu a folia neste sábado, na praça Pedro Teixeira. O bloco foi criado para o carnaval de Icoaraci, por Tatiana Vasconcelos, e já ultrapassou distritos.

“Tenho um salão e muitas mulheres, lógico, se reúnem lá, daí tive a ideia de fazer um bloco só de mulheres, homens não entram. Comprei as fantasias e brincamos o carnaval. O nome surgiu porque todas moramos na passagem Maura, em Icoaraci, ou na redondeza”, contou Tatiana. Cerca de 30 mulheres fazem parte do bloco, que tem agitado os domingos de carnaval em Icoaraci.

Nenhum comentário: