Pesquisar este blog

quarta-feira, março 02, 2011

Carnaval de Fortaleza terá Cidadão Instigado, Martinho da Vila e Samba de Rainha


Democrático, participativo, multifacetado. O Carnaval 2011 em Fortaleza contará com uma vasta programação, com atrações em vários espaços, consolidando a vocação da cidade para a festa popular que congrega tradição e reinvenção, diversão e cidadania.

Já nessa sexta-feira, 4, o Baile da Cidade, uma grande festa a fantasia, ganha o espaço do Mercado dos Pinhões, um dos principais referenciais da programação artística de Fortaleza.

Com direito a shows do bandolinista Macaúba e do grupo Perua do Barão.


No sábado, 5, tem início a programação de shows no Aterrinho da Praia de Iracema, com o som contemporâneo e multifacetado da banda cearense Cidadão Instigado e com o samba-rapper carioca Marcelo D2 mostrando seu novo show, em tributo a um dos mais populares sambistas: Bezerra da Silva.

No domingo, 6, o samba pede passagem elegante com a presença do grupo carioca As Chicas, de Amora Pêra, Fernanda Gonzaga, Isadora Medella e Paula Leal.

Pesquisador dos caminhos históricos do samba, o cantor e compositor capixaba Zé Renato também sobe ao palco, na noite que tem ainda o entrecruzar de referências entre o samba, o indie e o pop da cantora potiguar Roberta Sá.


O suingue do Fino Coletivo é atração na segunda-feira, 7, noite que também traz ao Carnaval de Fortaleza um dos mais aclamados autores e intérpretes do samba de todas as épocas: Martinho da Vila.

Dos encantos de Vila Isabel aos sambas mais melódicos e românticos, com a voz inconfundível e a bagagem de um artista senhor da tradição, mas sempre em busca de novidades.


Já na terça-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, o palco é do grupo Samba de Rainha, com suas oito representantes da cena sambista de São Paulo, e da cantora Teresa Cristina, um dos nomes de maior projeção da retomada da efervescência do samba na Lapa carioca.

Estruturada e incentivada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, a folia também conta com atrações distribuídas entre seis polos, em diferentes bairros. E segue além da quarta-feira de cinzas.


Na sexta, 11, acontece o Baile do Evaldo, no Mercado dos Pinhões, com show especial do grande homenageado do Carnaval: Evaldo Gouveia.

E ainda com apresentações do bandolinista Macaúba e do grupo Cordas que Falam. Oportunidade para estender a festa, em um reencontro entre os foliões de todos os ritmos.

“Para cada saída de bloco, cada palco armado para shows, cada polo carnavalesco, gera-se um compartilhamento de esforços, anuências, concessões e responsabilidades. Juntos, Prefeitura, brincantes, moradores e visitantes constroem coletiva e harmoniosamente a festa, que não tem donos, nem tutelas, nem cordões de isolamento”, afirma a secretária de Fortaleza, Fátima Mesquita. “O Carnaval está na rua, o povo está na rua e a rua é a mais democrática escola para a vida”.

Polos do Carnaval

Praia de Iracema – Polo O Trovador


O Aterrinho da Praia de Iracema, com o palco montado nas proximidades da Caixa D´água dos Peixinhos, sediará os grandes shows, com atrações locais e nomes de alcance nacional se revezando ao longo dos quatro dias de Carnaval.

Largo da Dona Mocinha – Polo Mulher à brasileira

Também na Praia de Iracema, o Polo Dona Mocinha é uma homenagem à dama-proprietária do reduto do samba de mesa em Fortaleza.

Em frente ao Bar da Mocinha, uma estrutura especial montada pela Prefeitura receberá foliões e amantes do samba e do choro.

Largo do Mincharia – Polo Infantil Sentimental demais


No Largo do Mincharia, outro nicho carnavalesco da Praia de Iracema, o carnaval é das crianças, com shows e programação especialmente pensados para elas, incluindo oficinas de máscaras, pinturas de rosto e fantasias.

Parque da Liberdade – Polo Somos iguais


No Parque da Liberdade, também conhecido como Cidade da Criança, no Centro, o carnaval de Fortaleza abre alas para a cultura afrobrasilera, com a concentração de afoxés e o encontro de tambores.

A convivência entre as diferenças e a construção da plena cidadania se somam à alegria da festa.

Messejana – Polo Rancho da Saudade

Afirmando uma política de descentralização da folia, o bairro de Messejana é mais uma opção do Carnaval em Fortaleza, com o agito acontecendo na Praça da Matriz.

Domingos Olímpio - Polo José Rainha


Já a festa na Av. Domingos Olímpio prestará homenagem a Zé Rainha, nome referencial para a história do maracatu cearense.

O carnavalesco receberá na Av. Domingos Olímpio o reconhecimento público por parte das agremiações carnavalescas que ali desfilam, em uma homenagem definida através do Edital de Concurso Público Prêmio Carnaval de Rua de Fortaleza 2011.

Brincante de maracatu desde os anos 60, Zé Rainha foi escolhido em uma eleição feita em Fórum com a participação de vários carnavalescos e representantes de instituições e entidades representativas do Carnaval de Rua de Fortaleza.

Devidamente preparada e adaptada pela Prefeitura, a avenida Domingos Olímpio, que abrigará o Polo Zé Rainha, será a vitrine oficial do desfile das agremiações carnavalescas - maracatus, escolas de samba, blocos, cordões e sujos.

Uma grande mostra das ricas manifestações da cultura cearense, reunidas na mais popular e democrática das festas.

Programação do Carnaval de Fortaleza 2011

POLO O TROVADOR
Local: Aterrinho da Praia de Iracema
Horário: a partir de 17 horas

05/03 - Sábado
Abertura do Carnaval de Rua de Fortaleza 2011
Blocos de arrasto do Pré-carnaval
Banda de Carnaval – Orquestra carnavalesca Casa Blanca
Groovytown
Cidadão Instigado
Marcelo D2

06/03 – Domingo
Blocos de arrasto da Praia de Iracema
Orquestra carnavalesca Fortaleza Folia
Banda Nacionalize
As Chicas
Zé Renato
Roberta Sá

07/03 – Segunda
Blocos de arrasto do Pré-carnaval
Parahyba e Cia. Bate Palmas
Os Transacionais
Fino Coletivo
Martinho da Vila

08/03 - Terça
Blocos de arrasto do pré-carnaval
Banda de Orquestra Carnavalesca Status
Lu de Souza e o Forno Eletro
Samba de Rainha
Teresa Cristina

POLO CONDE
Local: Mercado dos Pinhões

04/03 - Sexta
Baile da Cidade
Atrações: Cordas que Falam e Perua do Barão
Horário: 19h

11/03 – Sexta
Baile do Evaldo
Atrações: Evaldo Gouveia E Macaúba
Horário: 19h

POLO RANCHO DA SAUDADE
Local: Praça da Matriz – Messejana

07/03 – Segunda
14h - Oficinas de máscaras, pinturas de rosto e fantasias
17h - Blocos da SER VI
19h30 - Orquestra carnavalesca Fortaleza Folia
22h - Banda Brasil Tropical

08/03 - Terça
15h - Oficinas de máscaras, pintura de rosto e fantasias
17h - Blocos da SER VI
18h - Carol Damasceno e Erlon Robson
21h - Parahyba e Cia. Bate Palmas
22h - Banda Brasil Tropical

POLO SENTIMENTAL DEMAIS
Local: Largo do Mincharia

05/03 - Sábado
Programação infantil
14h às 17h – Brincadeiras, brinquedos infláveis, oficinas de pintura
de rosto e márcaras.
16h - Bloco Baixinhos do Mincharia
17h - Projeto Barulhinho – As Chicas

POLO MULHER À BRASILEIRA
Local: Largo da Dona Mocinha – Praia de Iracema

05 a 08/03
15h – Chorinho com Grupo Benjamin Chorão
17h – Saída dos blocos carnavalescos para o palco da Praia de Iracema
17h – Grupos de samba de mesa da Praia de Iracema/ Pagode da Mocinha e Fina Flor
18h - Orquestra de Carnaval do Bloco Num Ispaia se não Ienche e passagem dos blocos de arrasto do pré-carnaval

Nenhum comentário: