Pesquisar este blog

sexta-feira, março 25, 2011

Pereira e Pedrinho Ribeiro fazem cantoria no Fino da Bossa


Dois genuínos “cantadores” amazonenses se reúnem para fazer uma cantoria juntos no próximo sábado, 26.

O encontro será no espaço cultural Fino da Bossa (Travessa São Judas Tadeu, 3 – Flores), às 22 horas.

É a primeira vez que Antonio Pereira e Pedro Cesar Ribeiro realizam um show em parceria e prometem apresentar um seleto repertório com canções autorais e de compositores consagrados da região amazônica e de outras partes do país.

Um dos momentos marcantes será a interpretação em duas vozes das canções Arrumação (Elomar), Pauapixuna (Paulo André e Ruy Barata), Eulália (Sérgio Abibi), Garrote de Ouro (Antonio Pereira) e Igarapé dos Currais (Pedro Cesar Ribeiro), ao som de três violões e percussão, com participação dos instrumentistas Renato Linhares (violão) e Leonardo Pimentel (percussão).

Também serão apresentadas as músicas Disparada (Geraldo Vandré), Deus e o Diabo na Terra do Sol (Sérgio Ricardo)e Dança das Águas (Antonio Carlos Maranhão), entre outras.

“É gratificante trabalhar com o Pereira. Há algum tempo vínhamos conversando sobre essa idéia, que só agora está se concretizando”, diz Pedro Cesar Ribeiro, ou Pedrinho Ribeiro, como é conhecido no meio artístico.

Ele diz que a sintonia musical nessa parceria os animou a dar continuidade ao projeto.

“Agora pretendemos gravar um CD com as canções do show, e também levar o espetáculo aos municípios do interior do Estado e para outras regiões”, comenta.

Para Antonio Pereira, o diferencial desse trabalho está no fato de ser uma autêntica cantoria.

“O cantador canta com a alma. Eu e Pedrinho somos cantadores. Interpretamos músicas com que nos identificamos na sua essência, independentemente de serem sucesso nas rádios. É com esse espírito que o show foi concebido, especialmente para o público que aprecia uma boa cantoria”, explica.

Antonio Pereira


Nos arredores da Cachoeira de Fortaleza, no rio Ituxi, afluente do rio Purus, foi onde nasceu o cantador Antonio Pereira, em 1956.

Sua familiaridade com o cenário interiorano da Amazônia e o gosto pela cantoria de Elomar e de outros cantadores pelo Brasil afora influenciaram o seu trabalho musical, caracterizado por temas voltados principalmente para o ambiente rural e para o aspecto humano, sempre acompanhado do som do seu violão.

Antonio Pereira já gravou quatro CDs: O Lago das Sete Ilhas – 1995; Estrada de Barro – 1998; Lendas – 2000; Afluentes – 2008.

Sua carreira artística foi marcada pela participação em festivais no Amazonas e em outros Estados brasileiros.

Em 1986, conquistou o primeiro lugar no Festival Universitário da UFAM, com a música “Pássaro, Canto e Cativeiro”.

Também conquistou a primeira colocação no Festival de Itacoatiara (Fecani), em 2001, com a música “Gaia”, de Renato Linhares.

Participou do projeto “Nossa Música”, em 1985, que resultou na gravação de um LP histórico para a Música Popular Brasileira produzida por artistas do Amazonas.

Em 2007, integrou o projeto Pixinguinha, levando sua voz e sua música a oito estados brasileiros.

Em 2008, fez parte do projeto Nosso Canto, no Teatro Amazonas.

Apresentou-se em diversos espaços culturais em diversos estados brasileiros, como Sesc Pompéia e Sesc Consolação, em São Paulo, e Dragão dos Mares, em Fortaleza.

Pedro Cesar Ribeiro


Nascido em Parintins, interior do Amazonas, em 1952, o cantor e compositor Pedro Cesar Ribeiro, ou Pedrinho Ribeiro (como é conhecido no meio artístico), notabilizou-se no cenário musical por sua atuação marcante no movimento cultural que contou com a participação de diversos artistas da região amazônica.

Entre as composições de sua autoria destacam-se: Igarapé dos Currais (1982), Malinagem (1975), Panauaru – Mandioca Mansa (1983), Iara (1986), Água Doce (1987), Canto Mureru (1997), Sonho Azul (1998), Bossa Pávula (2008) e Nosso Amanhecer (2009), entre outras.

Pedro Cesar Ribeiro iniciou sua carreira profissional no início da década de 70, em Belém do Pará.

De lá, seguiu para Manaus, na década de 80, passando alguns anos na França e Estados Unidos.

Gravou o disco “Marujada”, em 1978, com os compositores Paulo André e Ruy Barata, no Pará, e no ano seguinte apresentou o Musical “Enchente Amazônica” na sala FUNARTE, em Brasília.

Na década de 80 integrou a equipe da Superintendência Cultural do Estado do Amazonas, atuando como coordenador do projeto Nossa Música, que revelou uma geração de compositores e cantores amazonenses que se tornaram referência da música regional.

Em 1981 produziu o musical “Ópera Cabocla”, apresentado no município de Parintins, e no Teatro Amazonas, em Manaus.

Também foi um dos idealizadores do Festival da Canção de Itacoatiara – FECANI, iniciado em 1984.

Gravou o disco “Malinagem” em 1985 e coordenou diversos projetos culturais no Estado do Amazonas, de suma importância para a divulgação da produção musical dos artistas amazonenses, culminando com a produção do álbum “Nossa Música”, que revelou uma geração de compositores e cantores locais.

Atualmente, atua em Manaus como compositor e cantor, na apresentação de shows musicais e em projetos que visam documentar sua obra e de outros artistas da região.

Serviço

Show: “Uma Cantoria Juntos” - Antonio Pereira e Pedro Cesar Ribeiro
Local: Espaço Cultural O Fino da Bossa
Data: 26/03/2011 (sábado)
Hora: 22h
Endereço: Rua São Judas Tadeu, 3 – Flores (próx. à Av. Max Teixeira)
Couvert: R$10,00
Contatos: 9180-2455 / 8423-0793 / 8154-0397

Nenhum comentário: