Pesquisar este blog

quarta-feira, julho 06, 2011

A mediocridade do Diário da Manhã e de seu “articulista”


Mário Adolfo

Com o título “Manaus: selva de pedra fora de contexto”, o goiano Eugênio Santana publicou no jornal Diário da Manhã, de Goiânia, um artigo em que coloca a cidade de Manaus no rol das piores cidades do país que “nem de longe afirma e nem confirma o titulo de cidade-sede da região Amazônica”.

Publicado na página 6 do caderno de Economia do jornal goiano, o “articulista” que se diz (pasmem!) escritor, jornalista, ensaísta, publicitário, versemaker, self-made man, sócio da Associação Fluminense de Imprensa, da Associação Catarinense de Imprensa e ex-superintendente de Imprensa do Rio de Janeiro dispara uma série de intempéries contra a idade de Manaus, que teria visitado no último dia 30 de junho.

O artigo é um festival de agressões do início ao fim.

Logo nas primeiras linhas, ele narra que “a impressão que se tem é que Manaus é uma cidade grande, como outra qualquer, que cultua a guerra de classes: elitista, sedentária e viciada em shoppings. Aliás, por ser uma cidade de calor atípico é insuportável, a classe média e alta se refugia nos shoppings com o viciado ar condicionado”.

O cidadão Santana diz que veio a Manaus para trabalhar na empresa Amazona Play, na condição de gerente administrativo.

Mas o que dá a entender é que a empresa se recusou a pagar o que ele cobrou e o mandou embora.

Por isso, a vingança foi sair detonando a cidade e sua gente.

Veja como ele se entrega ao falar em remuneração.

“Quando o comissário de bordo anunciou nosso pouso em Manaus, mas antes avisou que estávamos passando por uma turbulência, marcou minha vida. Percebi que minha estada em Manaus, e lá de cima, antes da aterrissagem, visualizei as águas escuras do famigerado Rio Negro, pressentindo que minha estadia, na famigerada Manaus, seria conturbada e mal remunerada: uma temporada no inferno, lembrando Arthur Rimbaud”.

O aventureiro diz coisas bem piores mais à frente. E até agride o jornal A CRÍTICA.

Vejam só: “Nos bairros mais afastados como o Aleixo, por exemplo, você depara cenas insólitas: um bando de urubus disputando o lixo da calçada com uma dezena de cães vira-latas e mais adiante na avenida do mesmo bairro, onde proliferam concessionárias de automóveis, incluindo a Citroën; está instalada a sede da principal mídia impressa, o jornal A CRÍTICA, e à noite – que ironia! – acontece trottoir de meninas aparentando de 12 a 15 anos, confirmando claramente a prostituição infantil que tanto envergonha este país – E o jornal lá, impassível, assistindo tudo de camarote”.

Não para por aí a metralhadora giratória do raivoso goiano.

No parágrafo seguinte ele dispara contra nosso povo.

Olha só isso: “O que mais me impressionou no cidadão amazonense é que são (errou a concordância) declaradamente racistas. A população é caracterizada por pessoas de baixa estatura, cabelos lisos e negros e pele escura que odeia os negros, e a bem da verdade só vi nove pessoas da raça negra em Manaus, cidade de 2 milhões de habitantes”.

Logo em seguida ele ataca a questão indígena de forma mentirosa.

Leia: “Quando você pergunta pelos índios eles comentam com atitude desprezível: aqui não existe índio, os índios estão na selva, na floresta, nas reservas. Portanto, mais uma vez têm vergonha de sua própria origem, pasmem! Que golpe baixo!”

Difícil escolher o trecho mais sórdido, mas este é um dos piores, pois o goiano prova que não conheceu – ou fez questão de não conhecer – a alma do povo amazonense.

Um povo solidário, prestativo, brincalhão, que dá a cama para o visitante e vai dormir no chão.

Vejam a impressão que ele levou de nosso povo: “E o amazonense não é um cidadão cordial, aberto ao diálogo, prestativo. São fechados e não gostam de dar informações”.

Trem mais: “A única unanimidade digna de registro em Manaus de múltiplas faces é que a cidade inteira torce pelo C.R. Flamengo, do Rio. Um simples anúncio de que o Flamengo vai jogar, a cidade se agita e veste-se de rubro-negro”.

O “elemento” encerra da forma mais venal possível: “Quanto ao resto, é resto. Um tremendo golpe baixo! Puro elogia de crápulas. Fica no subterfúgio da cozinha local. No tradicional peixe tambaqui na brasa, que em nada supera nossas iguarias na alta temporada do Araguaia!”

Resolvi comentar esse artigo e enviar para vocês, porque Manaus pode ter problemas serissimos, mas nenhum “estrangeiro” tem o direito de vir aqui e cuspir no prato em que não comeu.

Não somos Estocolmo, mas temos alguns atrativos de encher os olhos, traços em nossa cultura digna de qualquer registro positivo na mídia mundial.

Tenho quase certeza de que o Sr. Eugênio nunca assistiu a um Festival de Ópera, a um Festival de Jazz, de Cinema e de Teatro, como nossa terra tem e seu calendário.

E só mesmo uma alma pequena para não ver beleza e nem grandiosidade no Rio Negro, um dos mais belos rios do mundo que ele tratou por “famigerado Rio negro”.

Conheço goianos que nos visitam sempre, como os advogados Tágore da Costa e Romero Arruda; como o investidor Leonardo De Paula e que são apaixonados por Manaus.

Tenho uma irmã, a advogada Mércia Aryce, que mora em Goiânia há 40 anos.

No caso do acidente radiológico de Goiânia, em setembnro de 1977, amplamente conhecido como acidente com o Césio-137, um grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrido no Brasil, ela estava aqui e nós, do jornal Amazonas Em Tempo publicamos uma entrevista de página, onde ela saia em defesa de Goiânia, apelando para que o o povo bra sileiro não deixasse de visitar “Goiânia, uma cidade linda” por conta do problema.

O nome disso, sr. Eugênio Santana, é solidariedade, uma característica do amazonense, um povo de sangue bom.

Mas parece que o senhor não vii isso, poque o sol derreteu seus miolos.

Quem quiser se indignar, como eu me indignei, acesse a página do Diário da Manhã clicando aqui, e veja o que este cidadão atirou no ventilador.

Nota do Editor do Mocó

Aquele bigodinho cafa do tal Eugênio Santana não engana ninguém: ele senta em cadeira ocupada.

Provavelmente algum amazonense sacana lhe ensinou o local errado de pegação gay (nas proximidades da Sefaz), ele foi se meter com as mariposas do viaduto do Coroado e deve ter sido posto dali pra correr na base do safanão.

Quando voltou pra Goiânia, resolveu se vingar.

Bicha velha é sempre muito amarga.

33 comentários:

Anônimo disse...

Olha o que eu achei, ou melhor quem.
http://pt.netlog.com/santana_eugenio/

Anônimo disse...

Normal, daqueles que vem pra cá, comem do nosso peixinho, matam a fome e depois saem falando mal. Esse senhor aí pode ser considerado como mediocre. Mas, ao contrário dele, classifico a cidade como uma cidade de pessoas acolhedoras e hospitaleira e muito bonita por sinal. Desejo muita sorte na carreira profissional dele porque ele irá precisar.

Anônimo disse...

Prezado Simão Pessoa,

Meu nome é (privado), sou nascido no Rio de Janeiro, mas tenho enorme carinho por Manaus, afinal, morei aí durante uns 13 anos mais ou menos, e passei praticamente toda a minha adolescência aí.

A forma como este cidadão falou da cidade, é realmente lamentável, mas existem certas coisas que ele tem plena razão.

O que eu vou dizer aqui, não diz respeito a todos, é claro, sempre existem exceções, mas tratarei nas palavras seguintes da cultura da cidade de maneira geral.

Concordo que Manaus é uma cidade com uma riqueza cultural muito grande, o efeito social que gera a festa do boi bumbá é algo nacionalmente único! Não existe em nenhum outro lugar do país uma manifestação cultural que tenha uma repercussão social de tal monta.

Conheço o mundo inteiro, e só nos consagrados teatros europeus eu consegui encontrar algo tão majestoso e grandioso quanto o Teatro Amazonas.

Porém, a população amazonense realmente tem péssimos vícios.
Estou certo que 90% da cidade de Manaus não conhece o Teatro Amazonas.
A cultura social é de uma pobreza inenarrável.
Os valores sociais praticamente não existem.
O povo realmente não é solidário!
Quem vem de fora percebe isso, as pessoas já se defendem(sem ser atacados) e atacando ainda por cima.
Existe um complexo de vira-lata na cidade.
É uma cidade elitista sim! Sei que isso existe em várias cidades do país, mas como exceção, e não como regra.
Cheguei a presenciar discussões de pessoas discutindo de quem era a família mais importante! Pelo amor de Deus! Isso é decepcionante.
Além disso, existe um grave racismo SIM. Existe uma exaltação pela etnia branca, isso é nojento.
Não é uma manifestação escancarada, mas intrínseca e exageradamente viciada.

Além de tudo, existe um vício de desconfiança na cidade impressionante. É uma cultura do "querer se dar bem em cima dos outros", assim se autodenominam "espertos"

Reitero, sei que isso é bem comum no país inteiro, mas existe como exceção, e não como cultura.
Nos estados do sul, acontece muito, mas a cultura não apóia, por exemplo:
- No Sul, se um sujeito sai de um restaurante sem pagar, ele não conta pra ninguém, afinal, se ele contasse a sociedade iria recriminá-lo.
- Já em Manaus, várias vezes eu já presenciei pessoas sairem sem pagar e dizerem honrados "Me dei bem" e as pessoas em volta, aplaudem dizendo: "é isso aí, tem que ser esperto"
Ou seja, a cultura apóia!

Por derradeiro, reforço ainda o meu grande apreço e carinho pela cidade, a qual até hoje tenho grandes amigos, quase irmãos, porém até eles mesmos criticam esses hábitos baixos e rasteiros na cultura local.

Espero ter sido o suficientemente claro, a ponto de não ser preconceituado em uma possível resposta.

Um grande abraço a todos!

betinha disse...

as pessoas não deviam falar oque não conhecem, passam por idiotas vingativos, triste essa pessoa de alma pobre.

Anônimo disse...

Olá!!
Estou indignada,e arrasada com tamanha mediucridade,e má informação sobre nosso amazonas!
Eu sou de Goiânia.mas fui para manaus com 8 anos.
Aos 30 anos,retornei pra goiânia.onde me senti um lixo,entre pessoas metidas a besta, ariscas,e que vive somente de aparencias
Cheguei a me escrever em um cursinho p/ vestibular,e desistir por não mais aguentar,a tamanha idiotice e preconceito dosPróprios professores de Góias,em plena sala de aula
Sem contar,quando pedia-mos informações nas ruas,e as pessoas perguntavam vc veio de onde?
eu ao responder,recebia como resposta......vc não nos trouxe doenças de manaus não né? vc veio vacinada?
essa Atitude me inoja,e causa uma tamanha repuguinação
Não me Conscidero Goianense,e do Contrário
Sinto Vergooooooooonha,e Tristeza So De Pensar em ter nascido em uma cidade de tamanho preconceito,e analfabetismo Camuflado!
Seeeeempre amei,e Amarei o nosso Amazonas....Terra de Pessoas Hospitaleiras,humilde,e trabalhadoras!
Só Pra Fechar:Relacionado ao que o ímbecil disse sobre,o conflito de manauenses com paraenses.
E aqui em Goiânia,Os Goianos que Detonam,e Calúniam os Mineiros,sendo que Todos Sabem Desse Fato?! kkkkkkkkk.....Imbecíl!

Anônimo disse...

Coitado, ele foi uma das vítimas do césio 137. Vamos perdoa-lo.

Anônimo disse...

Gozando amazonense reclamando de preconceito. Pois é um dos povos que mais trata com preconceito semelhantes, principalmente o estado vizinho e sua população, com quem tem muito mais semelhanças do que diferenças, visto que tem a mesma origem. Quem trata o seu vizinho com preconceito não deve merecer muita consideração. Bem feito!!

Dony disse...

Ele já criou outro post. Vejam lá.

http://asasdamemoria.blogspot.com/2011/07/aos-selvagens-e-irasciveis-da-capital.html

Acho que este senhor precisa de uma vacina anti-rábica. Só acho.

Anônimo disse...

É um imbecil. Mas, como gostaria que o povo amazonense se educasse mais.

Diego disse...

Nem de longe apóio esse pobre coitado, apesar das falhas que temos em nosso Estado maravilhoso, principalmente na nossa bela Manaus.

Anônimo disse...

Esse senhor do Rio de Janeiro devia ter vergonha de falar da cultura do povo amazonense, afinal carioca não tem lá essas culturas não, pode ver que ele falou de todos os lugares, comparando com Manaus, mas nao comparou ao Rio sua cidade natal, falar dos outros é facil, pra quem veio de uma cidade que cutua os traficantes e os bailes funk com mulheres nuas e semi nuas fazendo a danjça da cadeira... quemn ele pensa que é... vá olhar pra sua cidade que é cheia de4 problemas e vá escrever para seus conterraneos pra ver se alguem lhe dá ouvidos, porque aqui em Manaus já estamols cheios de babacas, que não sabem sequer escrever direito falando mal da nossa cidade, e quer saber voces acham o povo daqui pouco hospitaleiro, pois o Amazonense devia ser pior, cada vez que visse um veadinho de outro estado aqui deveria tratar da pior maneira possivel!!!

Anônimo disse...

99,9999% do que esse besta de goiânia falou, é verdade!
mas devia ter falado a verdade com mais carinho, o povo se ofende, oras!

Anônimo disse...

Como se Goiania fosse a cidade mais perfeita do país. ninguém devia falar das cidades sem conhece-las realmente, quanto tempo ele passou aqui? rsrs aiaii... como ele pode conhecer uma cidade grande(o contrário da dele) em tão pouco tempo?! a cidade dele tem pessoas prepotentes, ignorantes e que nao sabem pronunciar as palavras direito. Cada um cuide do seu rabo que é melhor. Criticar as cidades do seu proprio país é uma canalhisse! por que os problemas, é a realidade do Brasil. Não existe cidade perfeita e ninguem se toca quanto a isso. fala Sério!

Anônimo disse...

Sinceramente, sou manauense e não me sentí nem um pouco ofendido com o que disse esse cidadão, que eu nem sei de que buraco saiu, agora, que essa cidade tá uma merda isso é verdade, não adianta mascarar a coisa com ufanismo imbecil. O problema é que dizem certas verdades na lata e nem sempre é agradável. O povo daquí é realmente muito mal-educado, a cidade é suja pra cacete mas isso não problema só de manaus. O problema é que ele somente teve a intenção de ofender mesmo. Agora, quem se sentiu ofendido que procure fazer sua parte pra melhorar a cidade, cobrando de quem deve fazer, porque neguinho que se sentiu "ofendido" é o mesmo que joga lixo na rua. Peraí !!

Ass. Delcimar

Anônimo disse...

Ainda não entendi o porque de tanto bla,bla,bla...concordo que o artigo nao está lá dos melhores...mas há muitas verdades no mesmo, e ele nem falou do centro histórico que é frustrante por falta de preservacao, do mal atendimento nos estabelecimentos,e outras coisitas mais ...coisas que pra uma capital com tantos recursos e conhecida internacionalmente, como Manaus não deveria acontecer...O que temos que fazer é refletir e investir na educaçao das novas geraçoes que é o que relamente muda tudo, e venhamos e convenhamos, o Amazonas é muito precário também nesse sentido!!!

Márcinha disse...

Gente babado forte,o Restart sabe akele povo colorido? estão pensando em fazer um show aki,e advinhem?
Eugenio Santana vai fazer a divulgação,puts

GIOVANNA MENDES disse...

ESSE IMBECIL E INCOMPETENTE COM TANTOS TITULOS VEIO A NOSSA QUERIDA MANÔ ESTAGIAR UMA GERENCIA NO AMAZONAS PLAY??? É NO MINIMO L-I-T-E-R-A-L-M-E-N-T-E UMA BRINCADEIRA NÉ? PENA NÃO TER APARECIDO NENHUM DOS FAMIGERADOS AMAZONENSES PRA CONVIDA-LO A FAZER UM PASSEIO NUMA BELA NOITE DE LUAR E MOSTRA-LO AQUELES OLHINHOS BRILHANTES DOS JACARÉS QUE ENFEITAM O FAMIGERADO RIO NEGRO OU ENTÃO APRESENTA-LO A UM CARDUME DE PIRANHAS OU MELHOR AINDA, CONVIDA-LO A DORMIR NA SELVA COM O PESSOAL DO CIGS E JANTAR UM TAPURUZINHO DE CÔCO, PRA VER SE ELE VIRA MACHO QUE ISSO NÃO PASSA DE UM MOLEQUE QUE SÓ EXPOS SUA OPINIÃO QUANDO CHEGOU EM GOIÁS. COVARDÃO!!!

Anônimo disse...

È um imbecil, quer aparecer, deve ser bem paraense, que nem pise mais em Manaus, a maior mazela, é ele.

Anônimo disse...

È por isso que ele falou o que disse... Ainda vocês amazonenses têm coragem de dizer que não são preconceituosos, logo dizendo que foi bem paraense que escreveu esse artigo????? Nós paraenses não estamos nemhum pouco preocupados com essa sua raiva contra nós....
Vá em Santarém que você será muito bem tratado, ao contrário de mim, que sempre fui muito mal tratado aqui nessa terra não só por ser paraense, mas simplismente pela falta de educação que impera aqui, sempre quando vou em Santarém me sinto deslocado, pois em todos os estabelecimentos comerciais de lá sou bem tratado ao contrário daqui que sou tratado feito lixo, como se eu fosse obrigado a comprar...

Suely Almeida disse...

É impresssionante como esses idiotas cito o tal Eugênio e o senhor do Rio de Janeiro parecem viver em um outro país, mazelas sociais é visível em todo territorio nacional, prostituição, corrupção, falta de saneamento,ladrões, 171,infraestrutura só que ao contrário do Rio de Janeiro e Goiânia somos aprendiz, até por que as cobras criadas de outros Estados vem se criarem aqui, e quando tem um certo diferencial vem matar sua fome aqui, em busca de emprego e é impressionante como não volta para sua terrinha natal, veja nossos governantes, dá licença.

Anônimo disse...

Caro Eugenio Santana,

Nós os amazonenses não temos culpa si você não possui nenhum tipo de cultura. Você é uma pessoa recalcada, sem escrupulos e racista. Quem você pensa que é para falar mal de Manaus. Dou graça a Deus por você ter passado apenas 22 dias aqui. E você que se diz ser Ex- superentendente de imprensa do governo do Rio de Janeiro, seu comportamento é na dimicivél. Uma pessoa formada em jornalismo insultar um cidade e sua população. Que tipo de profissional você pensa que é? Se você está achado se achando o tal por publicar esse tipo de artigo, pois, você não é o tal, você é simplismente um completo idiota ninguem quer saber se você sabe luta e você tem e inveja, perdedor.
Há e antes de falar do Amazonas estude sobre ele!!!!!!!!!!!!!!!

TENHO MUITO ORGULHO DE SER AMAZONENSE

Anônimo disse...

Bicha louca, Veado, Corno, Safado. É o que eu tenho pra dizer do goiano fdp.

Anônimo disse...

Li os comentários de uma pessoa que disse ser do Rio,(como se o povo do Rio fosse exemplo de educação). criticando e comentando da população amazonense dizendo que nosso povo só quer ser espertinho. Senhor carioca, pelo o que o Brasil inteiro sabe, quem é metido a espertinho e quer sempre se dar bem são os carioquinhas. Já morei naquela cidade vergonhosa, lá sim as pessoas querem se dar bem a custa de todo mundo, inclusive essa historinha que ele conta de pessoas aplaudindo uma conta que não pagou em restaurante ou coisa parecida é coisa de carioca puro, pois não vi esse tipo de atitude de carioca uma ou duas vezes não, foram milhares de vezes. Quando morei em Porto Alegre no sul, eu vi e revi pessoas em supermercado, e pelo que eu percebia pelo modo de vestir que não era nenhum pobre coitado, colocando coisas no carinho e dizendo que já tinha sido pago. Então senhor carioca, em todo os estados existem os espertinhos iguais a vocês cariocas, não venha falar do que você não conhece. O Rio de Janeiro tem uma beleza natural tão linda, mas é uma merda, Manaus é uma merda, mas a beleza natural dela e do nosso povo é linda.

Anônimo disse...

Não se preocupem, esse Diario da Manhã é tão ou mais podre que o tal de Eugenio Santana, qualquer lixo publica neste lixo de jornal. Como goiano e conhecedor de Manaus, morei ai durante 6 anos enquanto fazia faculdade, só tenho a agradecer a este povo tão amavel e hospitaleiro, Manaus é maravilhosa.

Anônimo disse...

Aviso para o bem de todos que, EUGENIO SANTANA POETA MEDÍOCRE, se trata de um pária, ou ex presidiário, jamais foi Militar na vida, usando farda na foto para amedrontar todos, e, não é jornalista formado. Foi preso por roubo várias vezes na cidade em que sempre viveu com a mãe e família que o rejeita por ser um psicopata , psicótico e viciado na raiz do "daime" que vive bebendo aos gargalos, etc. Sua vida é suja, e seu Facebook mentiroso. Aviso aqui que todas as informações sobre esse pária está no SITE: "EUGENIO SANTANA IMBECIL", POIS BASTA CLICAR NO GOOGLE E ENTRAR VENDO COMENTÁRIOS IMENSOS COM ENDEREÇOS E DATAS DE ROUBOS, ENFIM ,TUDO SOBRE ELE E FAMÍLIA QUE É DE ARREPIAR OS CABELOS! Afirmo que lá estão todas as informações verídicas, dadas por pessoas que sempre conviveram e é da cidade em que viveu toda vida , Anápolis/GO. Nunca está na cidade por causa de ações de prisão por roubo, extorções e demais coisas reveladas pelo Forum criminal da cidade. Hoje vive em Goiânia segundo informa sua irmã Patrícia cabeleeira...portanto, como são informações inúmeras, não dá para colocar tudo aqui , pois são várias pessoas. Peço ir lá e verificar tudo!!! só assim não serão mais enganados! grato. JOÃO MOURA BRANDÃO / RADIALISTA - JORNALISTA - ANÁPOLIS/GO.

Anônimo disse...

ATENÇÃO A TODOS! RETIRARAM AS FOTOS DO PÁRIA PSEUDO POETA
EUGENIO SANTANA DO SITE "EUGENIO SANTANA IMBECIL", TALVEZ A PEDIDO DA FAMÍLIA POR SER DE DEMASIADA GRAVIDADE O QUE É POSTADO VERIDICAMENTE, ESCANCARANDO A VERDADEIRA HITÓRIA DESSE PÁRIA SE PASSANDO POR POETA E DANDO SEUS GOLPES EM TODO PAÍS. PEDI AO GOOGLE QUE RETORNASSE AS FOTOS DO MESMO, NESTE SITE. POREM, NÃO TEM IMPORTÂNCIA, pois basta clicar "eugenio santana poeta" no GOOGLE, E LÁ ESTÁ ELE FANTASIADO DE FARDA , E JAMSI FOI MILITAR,E NEM FORMADO EM JORNALISMO. DESTA FORMA AVISO AQUI NESTE RESPEITOSO BLOG, POIS PEDI O RETORNO DAS FOTOS DO IMORAL DENTRO DAQUELE SITE ,QUE ATÉ FONE DA SUA FAMÍLIA CONSTA! VEJAM OS COMENTÁRIOS NO SITE DELE" GUARDIÃO DA PALAVRA,ESCRITOR EUGENIO SANTANA,SALVE!", COM ELE FANTASIADO DE FARDA MIITAR , O QUE JAMAIS FOI! LÁ ESTÃO MEUS COMENTÁRIOS ARRASANDO. GRATA.

Anônimo disse...

Eu, amiga de Rokza que meu irmão detona com maledicências e maus comentários em outro local dele na internet, dizendo que ela é velha e que tem 63 anos de idade,e que queria comprar ele, é mera mentira dele.. o "toninho" EUGÊNIO SANTANA, infelizmente, é a ovelha negra e a vergonha de nossa família. Costuma difamar todos que não aceitam suas mazelas de mau caratismo. A moça é apenas 5 anos mais velha do que ele, e está mais linda e mais inteira do que uma moça de 30 anos, cuja beleza é incontestável. MESMO SE ELA NÃO USE OS OLHOS AZUIS, TEM MAIS LINDOS OS OLHOS COR DE MEL NATURAIS! Sabemos em nossa família que ela usa o nome judaico ROKZA dela na internet com uma linda foto de véu verde que representa como atriz a personagem Sulamita de Salomão. Ela é hebreia, e meu irmão Eugênio se aproveitou dela mesmo, e é o que costuma fazer, até fazia com nossa própria mãe. A moça que ele desfaz e difama como "coitada" é uma mulher de linha e rica por dentro e fora, e incontestavelmente linda! ele tem é despeito porque quando o tal Mestre dele que se uniu a ela aqui em Anápolis e faleceu, e ela é de Niterói,ele, Alcimar, deixou toda sua herança e pensão para ela, alem dos ganhos que ela já tinha! ELA NÃO DIFAMA MEU IRMÃO TONINHO "EUGÊNIO SANTANA", MAS FALA APENAS A VERDADE. O semblante dessa mulher é de extrema evolução espiritual e de uma sabedoria que encantou o Mestre dele de tal forma, que a conduziu como sua companheira até a sua morte. Hoje morando numa mansão está unida a uma homem honesto que a ama pra valer e é mais novo que ela mais de 20 anos, e não tem preconceito algum por ser uma pessoa evoluida mentalmente e despreconceituosa, tendo uma maneira de pensar madura e de uma inteligência incomum. Para meu irmão tudo que ele dá valor é "projeção social ou títulos", mas não dá valor a pessoas que não precisam de viver de fama como ele, e são felizes como são! isso que é a verdadeira espiritualidade. O resto é egotismo e necessidade de autoafirmação. Aviso aqui e defendo essa mulher por uma questão de consciência e verdade, pois nada que passe por meus olhos que não seja justo, eu não me contenho em vir a internet e explicar. No site "EUGENIO SANTANA POETA IMBECIL" todos podem encontrar até meu fone e endereço, e estou pronta a responder. Lá estão comentários da cidade em que esse meu irmão vergonhoso para nossa família faz e sempre fez. Tudo lá escrito é verdadeiro, infelizmente. Muito Obrigada por usar esse blog para explicar a verdade, me ponho a disosição de todos! meu nome é PATRÍCIA SANTANA,A IRMÃ MAIS NOVA do EUGÊNIO SANTANA! obs: toda mulher seja nova ou com mais idade tem o direito de se cuidar pelas modernidades de hoje para conservar-se, e isso não é motivo de difamação, e sim preconceito. Sabemos que milhões de pessoas se cuidam, e de atrizes idem, e nem por isso podemos preconceituar como algo que diminua o ser humano. Se eu tivesse dinheiro faria o mesmo que todas que podem, fazem! ainda mais uma mulher linda como ela! ele é preconceituoso e não vê pessoas senão como objetos de seu mero prazer e egoísmo. Após a morte de Alcimar ele foi até a porta da casa dela (ROKZA), e ela não o recebeu aqui em Anápolis, e fonou para minha mãe que ainda estava viva mandando que ele não viesse na porta dela que A MESMA chamaria a polícia! essa é a verdade, porque ele roubou e foi ele quem foi atrás dela, e não vice versa, e fugiu com coisas que são contadas pela mesma e denro do site que aqui indico. Muito Grata mais uma vez.

Anônimo disse...

Aviso aqui um simples comentário sobre a ROKZA, OU ROSA, OU ROSA MAYA nome de poeta, afinal, FERNANDO PESSOA TINHA 3 PSEUDÔNIMOS NEM POR ISSO FOI CRIME! O NOME ROKZA STERN MEIR HABSBURG, ELA USA NA INTERNET POR SER SEU NOME DE POSIÇÃO JUDAICA DADA POR RABINOS QUANDO NASCEU. Ela é uma líder nata, basta ver os seus videos feitos por amigos do youtube com suas próprias palavras e fotos recentes. Os videos dela vem com o nome de ROKZA e vcs podem clicar no Youtube que tem mais,e aqui envio os links para todos verem, e, a foto de véu verde ela representa a SULAMITA DE SALOMÃO BÍBLICO EM TEATRO. É cantora, pintora, dramaturga, escritora, modelo, professora e membro da ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS E DEMAIS LUGARES PREMIADA, É CELEBRIDADE DA CIDADE DE ANÁPOLIS, e logo ganhando esse título por Fernando Dutra pela capacidade física e mental, pois é tambem uma ginasta.. TAMBEM UMA PESSOA FINA E MUITO GENEROSA PARA COM SEUS SEMELHANTES. É EDUCADA, SEM CORRER ATRÁS DE FAMA E PODER COMO MEU DOENTE IRMÃO "Toninho", mas, nos seus videos de um dos links que envio, está o nome dela de regitro nacional. Ela não deve ao mundo e nem a Deus, pois é um ser especial por excelência. Desculpe partir PARA O ELOGIO, mas, pela injustiça do meu irmão EUGÊNIO ANTÔNIO SANTANA SILVA, como foi ela, essa linda e maravilhosa mulher detonada de uma maneira brutal e louca, por mero despeito pelo meu irmão EUGÊNIO SANTANA POETA MEDÍOCRE, eu, MARIA DAS GRAÇAS (GRAÇA), irmã mais velha desse pária e vergonha da família, aviso que a ROSA tem mesmo é olhos azuis, e tem mania de ter olhos cor de mel que são lentes, portanto é ao contrário, pois a conheço muito bem! agradeço por postar nesse respeitoso blog, e resido em Brasília-DF, e estou às ordens para qualquer coisa. Muito obrigada pela atenção de todos.

Anônimo disse...

AVISO QUE OS OLHOS DE ROSA MAYA, A MULHER QUE EUGÊNIO SANTANA DETONA DE MANEIRA CRUEL, TEM MESMO OLHOS AZUIS...MAS EU NÃO SABIA E QUERO QUE RETIFIQUEM ISSO, MESMO QUE SEJA ALGO TOLO! NÃO DEVO MENTIR EM NADA, E NEM NAS PEQUENAS COISAS. A ROSA ME MOSTROU ESSES DIAS OS SEUS OLHOS NATURAIS....AS LENTES QUE ELA USA É QUE SÃO COR DE MEL! DESCULPEM, MAS GOSTARIA DE QUE O SENHOR RESPEITOSO DONO DESSE BLOG PUSESSE ISSO PARA AS PESSOAS LEREM PORQUE SENÃO ESTARIA EU IGNORANDO A VERDADE. SIM! OS OLHOS DESSA LINDA E EDUCADA CRIATURA SÃO REALEMENTE AZUIS!!! AQUI RETIFICO O QUE EU IGNORAVA. MUITO GRATA. DESCULPEM ESCREVER EM CAIXA ALTA! PATRÍCIA SANTANA, IRMÃ DO ABESTADO EUGÊNIO SANTANA, INFELIZMENTE MEU IRMÃO!

Anônimo disse...

Aviso aqui como pessoa amiga da família e de ROKZA que foi detonada de maneira vil pelo idiota imbecil Eugenio Santana porque ela negou ficar como esposa dele, e por tal ficou com ódio da mulher idônea, e o idiota é tão sem juizo que coloca um outro nome para isso, de ZENAIDE MUNIZ, que fala de maneira contrária como se dirige uma mulher de linha e psicanalista. Como sabemos que é o próprio EUGENIO, porque uma psicanalista não se presta a falar desse jeito de ninguem, com palavriado chulo e sem ética médica, o doido nem notou que todos sabem que é ele mesmo. Assim sendo, AVISO QUE ESSA LINDA E INTELIGENTE MULHER COM VÁRIOS PRÊMIOS E DE GRANDE CARÁTER, ignora Eugenio totalmente, e nem liga o que ele fala dela na internet, porque quem a conhece de fato, sabe que se trata de um pessoa correta e super bem amada!. Aviso que ela recebe a pensão do falecido de Anápolis que nunca foi amante, mas contraiu com o seu ALCIMAR FERNANDES PEREIRA em cartório, UNIÃO ESTÁVEL, e recebe pensão do mesmo que a considerava tudo de bom para ele em sua vida e evolução espiritual. Dessa forma, em juizo, junto ao Juiz da Comarca de Vara de Família de Anápolis ele foi considerada esposa, o que dá ódio e raiva ao Eugenio, e mais, ela herdou tudo do esposo em Testamento feito entre ambos, e de maneira legal em cartório com testemunhas. Assim sendo, toda deturpação escrita pelo poeta imbecil, podem todos irem ao facebook da mesma, e conferir que não se trata de nada por ele escrito malignamente por despeito, e sim o contrário. DE FATO, DEPOIS DO FALECIMENTO DO ESPOSO, UNS MESES, O EUGENIO FOI A CASA DELA, E A MESMA DISSE NÃO PARA ELE, E ELE SAIU FURIOSO E COM ÓDIO DELA PORQUE NÃO QUIS FICAR COM ELE COMO MULHER DE MANEIRA NENHUMA, PORQUE SE TRATA DE UM PÁRIA MESMO. AVISO QUE TODOS ESSES TÍTULOS DO IMBECIL NÃO DÁ CARÁTER À NINGUEM, PORQUE ELE É UM SER PERVERSO DITO PELA PRÓPRIA FAMÍLIA DO MESMO, E DE UMA RUINDADE INCOMUM! MENTE EM TUDO E PENSA QUE FAZ AS PESSOAS DE PALHAÇO DENTRO DA INTERNET NOS BLOGS, MAS NINGUEM ACREDITA NELE..O QUE É ÓBVIO! BANDIDO É BANDIDO! OBRIGADA. Maria de Lourdes Moreira Dias - Goiânia/GO.Nota: Para entrarNO FACEBOOK DE ROKZA, BASTA CLICAR NO GOOGLE: "ROKZA FACEBOOK", E VER TUDO SOBRE ELA, SEUS FEITOS, SUA RARA BELEZA E INTELIGÊNCIA. Esse negócio de velha, plásticas, que envenenou amante, cigana, é tudo balela e mentira do poeta imbecil que escreveu tal coisa porque levou um NÃO dela, e aqui confirmo! e todos sabem que ele contrariado fez o que fez com os amazonenses, com os do Rio de Janeiro porque não conseguiu entrar e ficar famoso tentando entrar no BIG BROTHER BRASIL DA TV GLOBO, e tambem a mulher renomada que ele poderia se promover através dela, A ROKZA! enfim, esse cara louco quando não consegue o que quer fica como um Hitler, Mussoline, e permanece louco quando não consegue se promover, e vai difamando tudo e todos! AFINAL? ISSO NÃO É NOVIDADE PARA NINGUEM! E SE FOR POR TÍTULOS DE HONRA, A ROKZA, OU ROSA, TEM BEM MAIS DO QUE ELE!

Paulo Rodrigues Mourão disse...

Aviso aqui encerrando sobre o pária Eugênio Santana, poeta imbecil de Anápolis/Goiás é mesmo um marginal. Bem, sobre isso todos sabem. Ele é capaz de tudo quando contrariado, não tem sentimentos, é manipulador, e criminoso. O laudo médico que essa coisa que se diz humano, mas é um demônio encarnado em forma de gente, é a PSICOPATIA COMPROVADA,devido a falta de sentimento, ruindade anormal, não tem compaixão, é viciado na raiz do Daime e mistura com medicamentos controlados, e viaja de estado em estado do Brasil dando seus golpes nas pessoas, principalmente fazendo poesias para mulheres, e as envolvendo para usá-las e jogar fora, e vive como um louco desvairado. Onde vai, se não obtiver reconhecimento, ele detona tudo e todos!!!Sobre seus processos criminais ainda estão em Goiás Anápolis na área criminal, porem sendo psicopata mesmo, é manipulador para o mal, e em seu Facebook é a maior mentira possível usando tudo e todos como bom cidadão, aliás, bandido sempre diz que é bom e importante. Fico grata a esse respeitoso blog.

Anônimo disse...

Aviso que o degenerado Eugênio Antônio Santana se trata de um PSICOPATA,e como sabem, um psicopata simula tudo, faz mal e não tem sentimento, apenas usa as pessoas a seu bel prazer e só isso descreve todo seu comportamento vil, mau e desonesto. Obrigado

https://www.youtube.com/watch?v=1LODXPr5-Qg disse...

Agradeço a oportunidade de fazer um grande esclarecimento sobre o poeta imbecil Eugênio Antônio Santana. Ele não tem nenhum sentimento por ninguém,ele se sente o centro do Universo, ele é manipulador das pessoas e ladrão sim, ele roubou até a própria mãe, ele é viciado em drogas e Daime misturando tudo, ele faz poesia na base do que ingere, ele faz as maiores maldades possíveis sem sentir a dor do outro. Portanto informo, onde não faz sucesso detona todo mundo. Tem medo de ser preso e vive de estado em estado do país dando seus golpes em todos que puder. Resumindo: trata-se de um PSICOPATA GRAU 2 - inevitavelmente é esse o seu diagnóstico. Ele é amoral e insensível, sendo que somente o mundo gira em torno dele, se sente o maior, o máximo e intimida pessoas calculando seus pontos fracos e carências afetivas. Assim ele sempre agiu. Finalizando , como médico e conhecedor de suas mazelas declaro esse ser humano um psicopata que não é uma doença, mas entre 100 pessoas 4 são psicopatas, e esse é um deles. Trata-se um desvio cerebral incurável, que inúmeras pessoa s sofrem, e é capaz de levar sua vítima ao suicídio com suas manipulações calculistas. Muito grato. DR. ALONSO GUEDES FRANCO - PSICOTERAPEUTA - PARACATU - MG.