Pesquisar este blog

quarta-feira, agosto 31, 2011

Os critérios de julgamento do Festival de Cirandas de Manacapuru


Dona Delfina Aziz, mãe do governador Omar Aziz, Mariazinha e Elimar Cunha, no Parque do Ingá

Este ano, o 15º Festival de Cirandas de Manacapuru passou a ser organizado pela Liga Independente de Cirandas, que tem como presidente Elimar Cunha, atual presidente da Associação do Grupo Especial de Escolas de Samba de Manaus (AGEESMA).

“A Liga vai unificar o trabalho e fortalecer a cultura cirandeira do município”, diz o presidente da Guerreiros Muras, Renato Teles.

Até o ano passado, as cirandas concorriam em 10 itens, sendo quatro individuais e seis coletivos:

ITENS INDIVIDUAIS


Porta Cores – Nome da cirandeira que sustenta o estandarte, onde se destacam os símbolos referentes ao tema e as cores da ciranda.


Cirandeira Bela – Nome da cirandeira mais bonita da ciranda, personagem que representa a dança e a beleza dos cirandeiros de Manacapuru.

Cantador – O vocalista que tem a responsabilidade de cantar e interpretar as cirandadas criadas para a apresentação.

Apresentador – É uma espécie de Mestre de Cerimônias que apresenta a ciranda ao público e aos jurados. De acordo com o tema desenvolvido, o apresentador encarna alguma personagem para dar mais originalidade ao espetáculo.

ITENS COLETIVOS


Cordão de Cirandeiros – É o item mais importante da Ciranda. A responsabilidade pela apresentação, entretanto, recai não só sobre os cirandeiros, mas também sobre os artistas de indumentária e coreógrafos, exigindo sincronismo dentro e fora da arena, desde a concepção até a execução.

Cordão de Entrada – É o primeiro cordão de cirandeiros a dançar na arena, em que prenuncia o espetáculo que está por vir, com fantasias e coreografias específicas. Formado pelos cirandeiros mais experientes de cada agremiação, o Cordão de Entrada tem grande participação no contexto do espetáculo.

Tocada ou Tocata da Ciranda – É o nome do conjunto musical que fornece o referencial rítmico ao espetáculo. Formado por músicos selecionados especialmente para o evento, eles traduzem a harmonia necessária para o ritmo inconfundível das cirandadas.


Alegorias – São elementos cenográficos espetaculares que se agigantam, principalmente quando passam a fazer parte do show. Algumas estruturas alegóricas se movimentam ganhando vida através das mãos dos artistas, evoluindo juntamente com todo o conjunto folclórico. Essas estruturas chegam a medir 20 metros de altura e são concebidas de acordo com a temática abordada.

Fantasias de Destaques – Confeccionadas com materiais sintéticos, as fantasias dão uma movimentação e um colorido especial ao espetáculo. Elas são elaboradas para compor o conjunto folclórico na arena dentro do contexto geral, mas não fazem parte dos cordões de cirandeiros.

Cirandada (letra e música) – A cirandada é a base do espetáculo. Retrata a partitura musical com a qual todos os elementos da grande peça teatral se desenvolvem. A riqueza da poesia e seu conteúdo, a beleza da melodia e seus arranjos, sua interatividade com o cordão e com a torcida, tudo precisa estar na mais perfeita harmonia.

Este ano, foram acrescentados mais quatro itens coletivos: evolução, sincronismo, adereços e conjunto.

Pelas novas regras, foram escolhidos 12 jurados: Maria Helena Araújo, Helen Silva, Cherry lane, Jeanne Chaves, Carmem Lúcia, Laura Renata, João Gustavo Kienen, Claúdio Saraiva, Lenadro Lima, Luiz Giron Vargas, Beethoven Cabrinha e Pablo Vargas.

Os jurados foram divididos em dois grupos de seis, posicionados nos setores A e B da arena.

Cada jurado julgaria sete itens, dando notas de cinco a 10, podendo fraccioná-la em décimos.

Na apuração no Parque do Ingá, seriam sorteadas para apuração as notas de três jurados do setor A e três jurados do setor B.

As demais seriam descartadas.

Na apuração, seriam descartadas a nota maior e a nota menor de cada item.

A soma das notas finais daria o resultado obtido por cada escola.

Na apuração deste ano, a Guerreiros Mura obteve 139,0 pontos, a Flor Matizada, 137,0 e Tradicional, 136,7.

Nenhum comentário: