Pesquisar este blog

sexta-feira, setembro 02, 2011

Histórias da nossa velha Caxuxa


Ao lado da casa do “seo” Aristides, na ladeira da rua Parintins, ficava a casa da Dona Francisca, mãe do Luiz Lobão, que possuía dois meio-irmãos mais velhos, Moacir e Rui.

Enfermeira do Sanatório Adriano Jorge, Dona Francisca era um doce de pessoa e durante muitos anos fez parte da Ala das Baianas do GRES Andanças de Ciganos.

No aniversário do Luiz Lobão, em setembro, ela ia de casa em casa pedindo autorização dos pais pra levar os moleques amigos do Luiz para a comemoração do seu aniversário no balneário do Tarumãzinho.


A gente (umas 20 crianças) se aboletava na carroceria de um caminhão pilotado pessoalmente pelo pai do Luiz, o inesquecível Arthur Azeitona, que bancava sozinho a esbórnia.

Era um dia inteiro de gandaia no balneário, sob a constante vigilância dos adultos.


Fernando Linguinha, Luiz Lobão, Betinho, Paulo César Dó, Gilson Cabocão e Felipe

Almoçávamos tambaqui na brasa, galinha assada, maionese, arroz, feijão, macarrão e farofa de ovo.

De sobremesa, fatias de melancia, tangerinas e laranjas.

Os adultos se fartavam de cerveja XPTO, a molecada, de guaraná Andrade.

Sim, éramos uns perfeitos “farofeiros”, dá licença?

Como eu passava mais tempo jogando bola no areal existente no entorno do igarapé do que dentro d'água, nunca aprendi a nadar direito.

Oportunidades não faltaram.


Marcos Pombão (o primeiro a esquerda), ao lado da Dona Francisca, e os adultos encarregados de controlar a matilha

Quando retornava pra Cachoeirinha, por volta das 16h, com todo mundo sã e salvo, Dona Francisca entregava os moleques de volta, um a um, em suas casas.

Apesar de pacifistas natos, Moacir e Rui faziam parte da famosa “Barreira de Índios” do bumbá Corre Campo.

Vê-los subindo a ladeira com aquelas fantasias deslumbrantes, era de tirar o fôlego de qualquer curumim.

Luiz Lobão continua sendo um dos amigos mais queridos que tenho até hoje.


Na infância, seu Arthur Lopes da Silva, pai do Luiz Lobão, morou na rua General Glicério, entre as ruas Ipixuna e Ajuricaba, mas depois sua família se mudou para a rua Mundurucus, no centro da cidade.

Ele começou a trabalhar com 12 anos na Manaustran, a companhia de energia elétrica de Manaus.

Como passou a ser o responsável pelos proventos da família, ele parou de estudar e só concluiu o curso primário.

Sua caligrafia, entretanto, era primorosa.

Com pouco mais de 20 anos, seu Arthur já era um dos melhores eletricistas profissionais da cidade.

Ele foi o primeiro eletricista da taba a montar sozinho uma sub-estação rebaixadora de energia nas dependências da Indústria Papaguara.

Até então, o serviço era realizado por técnicos vindos do sul do país, a um custo exorbitante.

Amicíssimo dos irmãos José e Maurício Santos, proprietários da empresa Andrade, Santos & Cia Ltda, foi com uma pequena ajuda financeira deles que seu Arthur montou sua primeira firma individual, a Esec Engenharia, especializada em serviços elétricos.

Apelidado pelos amigos de “Azeitona Preta”, seu Arthur incorporou o apelido ao nome e passou a ser conhecido nos quatro cantos da aldeia como “Arthur Azeitona”.


Ele se mudou do centro para o Boulevard Amazonas, na Praça 14, depois de se casar com Dona Marieta Rocha da Silva, com quem teve quatro filhos: as meninas Aldeci, Aldenira e Aldenice e o moleque Aldemir, que se destacaria no futebol amazonense como o talentoso jogador “Torrado”, antes de encerrar prematuramente a sua carreira futebolística para se dedicar a profissão de engenheiro civil e agitador cultural do GRES Vitória Régia.

Ponta esquerda arisco e marrento, Torrado é primo do lateral direito Jonas, que atuou no Nacional, nos anos 60, e ficou conhecido pela mídia como “Pau de dar em doido” tal a disposição suicida com que enfrentava os pontas esquerdas inimigos.

Eu gostaria muito de ter assistido um embate dos dois primos jogando por times adversários.

Entre outras façanhas, Arthur Azeitona executou todos os projetos elétricos das obras do arquiteto Severiano Mário Porto, em Manaus, incluindo o famoso restaurante Chapéu de Palha, em Adrianópolis, e, por último, era o responsável técnico pela parte elétrica dos empreendimentos imobiliários da empresa J. Nasser Engenharia.

Nunca ninguém reclamou de seus serviços.

No final dos anos 60, ele abriu a Esec Comércio, especializada na venda de produtos elétricos, localizada ao lado de sua residência no Boulevard Amazonas.

Mais tarde, ele se associou ao ex-gerente do Banco do Pará, Hamilton Gomes Loureiro, e ao empresário Moacir Ribeiro e fundou a Matel - Materiais Elétricos Ltda, uma das mais conceituadas empresas do setor em todos os tempos.

Em meados dos anos 70, ele abriu a Hidrolux – Materiais Hidráulicos e Elétricos, localizada na rua Carvalho Leal, exatamente ao lado da casa do Sici Pirangy.


Um dos balconistas da empresa era José Roberto Pinheiro, hoje conhecido como “Mestre Pinheiro” e renomado como um dos maiores especialistas em MPB e rock de raiz do planeta.

Seu Arthur era um espada matador registrado em cartório, mas desconfio que o Luiz Lobão foi o único filho que ele teve fora do casamento.

Ele também era um excelente capoeirista e não tinha medo de cara feia.

No aniversário de um ano do Luiz Lobão, o temido Otinha, um dos mais famosos valentões do bairro de Educandos, resolveu entrar na festinha doméstica sem ser convidado - provavelmente para “abrir uma porrada”, como se costumava dizer.

Seu Arthur encarou o malandro:

- Escuta aqui, meu garoto, essa é a casa da minha patroa! Vê lá o que tu vai aprontar...

Otinha acusou o golpe:

- Qualé, chefia, está me estranhando? Eu só passei aqui pra te dar um abraço...

Aí, deu meia volta e foi embora.

Seu Arthur morreu em setembro de 2006, vítima de infecção hospitalar contraída na Santa Casa de Misericórdia, onde se internara para fazer uma prosaica operação de vesícula.

Durante o velório, Dona Marieta, viúva do seu Arthur, levou o maior susto: Luiz Lobão, usando bigode, óculos de grau e um chapéu panamá havia se transformado em uma cópia fiel do falecido pai.

Ela passara a vida inteira desconfiando que Luiz não era um filho legítimo do Arthur Azeitona, mas nesse dia deu o braço a torcer e abraçou o Luiz Lobão com muita ternura e afeto.

Noblesse oblige.


Luiz Lobão, Ednez e os dois filhos do casal, Toni e Arthur, durante um desfile do GRES Andanças de Ciganos.



NOTA DO EDITOR DO MOCÓ

Essa e outras histórias postadas no blog fazem parte do livro de memórias “Paladinos da Galhofa”, que pretendo publicar em dezembro - antes que o publicitário Durango Duarte tenha a mesma idéia e publique as minhas memórias antes de mim.

Cachorro mordido por cobra tem medo até de linguiça

Um comentário:

eder mendes disse...

blog legal, são mil pessoas em um, comecei lendo janis joplin e acabei encontrando a Reagan do o exorcista.