Pesquisar este blog

sábado, janeiro 28, 2012

Banda Cinco Estrelas vai homenagear Armando e desfilar no sábado magro


Charles Stones, um ex-garçom do Bar Armando, que em 1996 resolveu fazer seu próprio bar, o “Cinco Estrelas” decidiu homenagear o português Armando, símbolo da BICA — a banda mais tradicional de Manaus —, que este ano não vai sair devido a problemas de saúde de seu patriarca.

Armando se encontra internado no hospital da Unimed desde o dia 31 de dezembro de 2011.

Seguindo o rastro de seu guri de botequim, Charles também criou uma banda, a “Banda do Cinco Estrelas”, no mesmo molde da BICA, com bonecos mamulengos e marchinhas.

Para homenagear Armando, a banda do Charles, que saía na terça-feira de carnaval, desta vez sairá no sábado magro, 11 de fevereiro, a mesma data em que deveria sair a BICA.

— Isso é o mínimo que eu posso fazer pelo homem que me deu emprego, me ensinou tudo que eu sei de comércio e deu um rumo à minha vida. Além disso, Armando é um dos maiores símbolos da vida cultural de Manaus, que há mais de 50 anos abre as portas de seu bar para dar alegria à cidade de Manaus – disse Charles ao anunciar a mudança de data de sua banda, ao lado do presidente da agremiação, o advogado Eliezer Gonzalez.

Na noite da última quinta feira, 26, aconteceu o primeiro “esquenta” da banda, quando foi lançada a marchinha “Armando no Charles”, composta por Mário Adolfo, Edu do Banjo e Mestre Pinheiro.

Acompanhados pelo grupo de samba do maestro Mariolino Brito, e com os arranjos de Dudu Brasil (cavaco) e Edywaldo Norte (sanfona de 8 baixos), a marchinha foi lançada com grande sucesso, chegando a emocionar alguns dos mais legítimos representantes da BICA, como o músico Manuelzinho Batera.

– Vocês foram muito felizes na letra e na música. É muito difícil, para um biqueiro, ouvir isso e não se emocionar. Principalmente na parte que diz “quando a 5 estrelas passar/ vou lembrar da Bica na multidão/ sino da igreja vai tocar/ como é difícil segurar a emoção... – comentou Manuel Batera, que vai propor que os diretores da BICA participem da homenagem a Armando.

Para seguir a tradição da BICA, a “Banda do Cinco Estrelas” também vai desfilar.

Sairá do bar às 18 horas, seguirá pela rua Monsenhor Coutinho e pegará a 10 de Julho, onde deverá fazer uma parada em frente ao bar do Armando, para tocar a marchinha em homenagem ao português.


Confira a letra da música:

ARMANDO NO CHARLES

(Mário Adolfo, Edu do Banjo e Mestre Pinheiro)

Esse ano não vai ser
Igual aquele que passou,
Dessa vez a minha BICA
Não entrou, meu amor!

Ai que saudade, seu moço
Do Largo de São Sebastião
Da cerveja e do X-porco
Da cachaça com limão

Quando a “Cinco Estrelas” passar
Vou lembrar da BICA na multidão
O sino da igreja vai tocar
Vai ser difícil segurar a emoção

Mas não faz mal,
Mas não faz mal
Vou lá no Charles pra
Brincar o carnaval (BIS)

Mas hoje é dia de alegria
Carnaval é uma ilusão
O gajo está comigo na folia
E também no coração

Ah, cachopa siga meu comando
Ah, cachopa ouça a minha dica
Quem gosta do Armando (Ora pois, pois!...)
Não esquece a minha BICA

Armando é batuta
Armando é legal
Importamos o portuga
Lá de Portugal! (BIS)

2 comentários:

João Pinheiro Neto disse...

Conheci o Armando e o Bar em 1984, não era nada parecido com o que é hoje e, nem tão importante como expressão turística e cultural para nossa cidade. Frequentado, entretanto, como sempre, por pessoas simples, importantes e outros metidos a besta - os pávulos.
Quero deixar aqui meus Sinceros desejos de melhoras para essa velho português que desde aqueles tempos continuou atendendo à todos com o mesmo esmero e asseio.
A "Banda Cinco Estrelas", faz jus em homenagear esse "portuga" que carinhosamente muitos o chamam de "rato".

Acyr Campos Filho disse...

Sr. Simão:
Gostei tanto do seu blog que o coloquei no meu:

Bloco de Notas:
http://bloconotass.blogspot.com

Voltarei sempre aqui!
Parabéns!