Pesquisar este blog

sábado, fevereiro 04, 2012

Banda lançou CD em homenagem ao português Armando


Na última quinta-feira, 2, em seu segundo “esquenta”, a Banda do 5 Estrelas lançou oficialmente o CD da banda, que contém a marchinha “Armando no Charles”, uma homenagem ao português Armando Soares, símbolo da Banda Independente da Confraria do Armando (BICA), que este ano não vai sair devido a problemas de saúde de seu patrono.

Os músicos e biqueiros Manuelzinho Batera, Armando Toscano e Adal de Paris prestigiaram o evento e elogiaram muito a qualidade da marchinha, “digna das melhores marchinhas da BICA”.


A marchinha é de autoria do jornalista Mário Adolfo e dos músicos Edu do Banjo e Mestre Pinheiro, ambos biqueiros tradicionais, e foi gravada pelo pagodeiro Assis Almeida, um dos puxadores de samba do GRES Mocidade Independente de Aparecida.

Considerado uma “sucursal” do Bar do Armando, o Bar do Cinco Estrelas, de Charles Stones, lançou há 16 anos uma banda carnavalesca nos mesmos moldes da BICA, hoje a mais tradicional banda de Manaus, criada nos anos 80 por jornalistas, músicos, juristas e intelectuais que frequentavam o bar.


Para homenagear Armando, a banda do Charles, que saía na Terça-feira Gorda de carnaval, desta vez sairá no Sábado Magro, 11 de fevereiro, a mesma data em que deveria sair a BICA.

– Dessa forma, nenhum biqueiro ficará desamparado. Vamos todos ao Charles para brincar com o mesmo espírito irreverente da BICA –, comentou Manuelzinha Batera, um dos fundadores da banda.


De acordo com o presidente da Banda do 5 Estrelas, advogado Eliezer Leão, os “esquenta” da banda estão sendo animados pelos pagodeiros do Mestre Mariolino e pelos “Batutas de Lamartine”, uma referência ao compositor carioca Lamartine Babo, o campeão das marchinhas do carnaval brasileiro.

O quarteto de metais, formado por músicos da PM, participou da gravação do CD da marchinha “Armando no Charles”.


No lançamento do CD, seus autores fizeram a apresentação ao vivo da marchinha sendo acompanhados pelos “Batutas de Lamartine”.

— A nossa banda não tem a tradição da BICA, mas vai tentar preencher esse vazio do Sábado Magro, tentando fazer um carnaval à altura do Armando. Por isso todos os biqueiros estão convidados para vir ao Bar do Charles, pois com certeza a Banda do 5 estrelas vai incorporar o espírito bem humorado da BICA – disse Eliezer, garantindo que alguns fundadores da banda do Armando já estão colaborando.

Eliezer garantiu, ainda, que para seguir a tradição da BICA, a Banda do 5 Estrelas também vai desfilar.


A banda sairá do bar às 18h, seguirá pela Rua Monsenhor Coutinho e pegará a Rua 10 de Julho, onde deverá fazer uma parada em frente ao Bar do Armando, para tocar a marchinha em homenagem ao português.

Internado desde o dia 31 de dezembro no Hospital da Unimed, devido a problemas de saúde, Armando vem se recuperando lentamente, mas sua família fez um apelo aos fundadores da banda para este ano cancelar o carnaval, no que foi atendida.


Charles Stones, o patrono da Banda do 5 Estrelas, é um ex-garçom do Bar do Armando, que em 1996 resolveu abrir seu próprio bar, o Cinco Estrelas, e criar também uma banda no estilo da BICA, com bonecos mamulengos, marchinhas e muito bom humor.

A marchinha composta por Mário Adolfo, Edu do Banjo e Mestre Pinheiro tem arranjos de Dudu Brasil (violão e cavaco) e a participação especial de Ediwaldo Norte (sanfona de 8 baixos).

O ensaio geral da Banda do 5 Estrelas acontece na próxima quinta-feira.

O Bar do Charles Stones está localizado na av. Getúlio Vargas, ao lado da academia do Cheik Clube.






Nenhum comentário: