Pesquisar este blog

sexta-feira, julho 27, 2012

Quase milionário, pintor de nove anos ganha retrospectiva



Com apenas nove anos, Kieron Williamson já é um artista consagrado – e agora caminha para ser um milionário.

Na semana passada, 24 de suas pinturas foram vendidas por um total de 250.000 libras (cerca de R$ 790.000), durante um leilão.

A informação foi publicada no site do jornal Daily Mail.

“Kieron Williamson, de Nortfolk, teve suas pinturas de paisagens arremadas via telefone e internet por compradores do mundo em apenas 15 minutos durante uma venda”, afirma o texto, após dizer que Kieron recebeu o apelido de “mini Monet”.

“O jovem só começou a pintar durante uma viagem de família para Devon e Corwall em 2008 – antes, ele apenas pintava dinossauros que seus pais desenhavam para ele.”

Há cerca de dois anos, Kieron faturou R$ 474 mil num leilão em que vendeu todos os seus quadros em meia hora. Na época, o trabalho do menino o levou a ser chamado de “o novo Picasso”.

Na época, o seu pai declarou à agência Reuters que, no início da carreira, o jovem artista “acordava todas as manhãs às 6h, e nós acordávamos ouvindo o tilintar dos vidros de geleia com as tintas. E ele ainda é assim”.


Nesta semana, uma exposição na cidade de Holt, na região britânica de Norfolk, mostra ao público uma retrospectiva de seu trabalho.

A exposição, na galeria Picturecraft, reúne mais de 100 obras, incluindo os primeiro quadros de Kieron, feitos quando ele tinha apenas cinco anos.

Na abertura da exibição, no dia 20, também foi lançado o livro “Kieron Williamson: Coming to Light”, em que os pais do menino contam sua trajetória.

Mas Kieron se importa com dinheiro?  “Não”, diz ele. “Mas eu gosto, um pouquinho.”

Descoberta


O talento de Kieron foi descoberto por seus pais durante umas férias da família na Cornualha, quando o garoto tinha apenas cinco anos. Desde então, só se aprimorou.

– Meu estilo mudou – ele declarou em 2010, quando obteve destaque em jornais britânicos por fazer sua primeira grande venda, no valor de 150.000 libras (R$ 474 mil).

Desde então, Kieron tem recebido centenas de pedidos de pessoas que querem uma pintura sua, inclusive celebridades e membros da família real.

– Não tenho pintado muito, mas acho que meus quadros estão melhores do que eram – diz Kieron, sentado em seu estúdio de arte em sua casa nova, em Ludham. “Meu estilo mudou e eu agora tenho todos os meios (para pintar).”

Suas paisagens, já impressionantes há dois anos, hoje têm uma grande quantidade de detalhes. Os óleos, aquarelas e pastéis mostram uma certa maturidade.

Para Kieron, seu melhor quadro é uma paisagem da cidade de Wells sob a névoa.

– Ela mostra um barco de pesca e outros barcos destacados pela luz, mas você não pode ver o horizonte por causa da névoa – diz Kieron, que diz não querer vender esse quadro.

Experimentação


Em geral, Kieron retrata paisagens, mas em seu mini-estúdio também há pinturas feitas para experimentar novos temas e técnicas. “Estou pintando mais cavalos e pessoas”, diz. “Fiz essa pintura de um homem colhendo algas. Minha mãe tirou uma foto dele e eu fiquei inspirado para pintá-lo.”

Kieron conta que costuma procurar fotos para pintar na internet antes de ir para a escola. “De vez em quando, penso sobre a imagem na escola – fico com ela na cabeça”, afirma.

A mãe Kieron, Michelle diz que o talento natural do garoto surpreendeu a todos. “Se você me dissesse há cinco anos, onde estaríamos hoje, não teria acreditado”, diz ela.

– Quando ainda era bebê, Kieron disse que seria famoso, mas não esperava que alcançasse tudo isso, para ser sincera. Ele tem a coragem e determinação do pai.

Segundo Michelle, o contador da família disse que o garoto ainda não é milionário, mas esse patamar deve ser alcançado a qualquer momento. “Ele é um garoto de sorte”, diz.






Nenhum comentário: