Pesquisar este blog

sexta-feira, outubro 05, 2012

A nau dos insensatos vai naufragar no Balatal


Quase uma centena de amigos me telefonou essa manhã prestando solidariedade e se prontificando a participar da “vaquinha” para o pagamento de uma multa de R$ 65 mil que me foi imposta pela Justiça Eleitoral.
Como eu não sabia do que estavam falando, me aconselharam a ler a matéria sobre o assunto postada no Blog do Holanda.
Foi o que fiz.
Meio ressabiado, li a sentença da juíza Naira Norte e continuei não entendendo nada:
No que se refere ao comportamento dos blogs requeridos, passo a analisar a conduta de cada um separadamente.
O Blog do Noblat foi abrangido na liminar tão-somente para retirar do ar a montagem fotográfica que foi considerada vexatória e degradante para a representante, entretanto, não vislumbrei nenhuma ilegalidade no texto, posto que representava matéria jornalística, ainda que de opinião. Não faz sentido a tentativa de tolher a mera possibilidade de se acreditar em algo como verdade ou mentira, e tal atitude caracterizaria a odiosa censura, tão característica de regimes autoritárias. Entendo que a manutenção da fotografia no blog com montagem incluindo um ovo no lugar da face da representante caracterizou o descumprimento da decisão.
Quanto ao Blog do Simão Pessoa, entendo que a publicação teve mais o cunho de escrachar a situação do que manifestar opinião acerca de verdade ou mentira, na medida em que publicou expressões chulas e desrespeitosas. Verifico que o blog cumpriu parcialmente o comando judicial, retirando as matérias similares atacadas, entretanto reproduzindo novas matérias, conforme certidão de fls. 350.
Compulsando detidamente os autos, resta evidenciado o descumprimento por parte dos representados, impondo-se a aplicação da multa cominada.

Data vênia, Dra. Naira Norte, mas cumpri integralmente o comando judicial e retirei os três posts de minha autoria que havia publicado sobre o assunto.
Na liminar concedida anteriormente à coligação da candidata comunista, não havia nenhuma impedimento para que eu reproduzisse novas matérias sobre o assunto feitas por terceiros – até porque isso, sim, caracterizaria uma espécie dissimulada de censura prévia.
Para rememorar o assunto, transcrevo abaixo matéria publicada no jornal Em Tempo, de autoria da jornalista Camila Carvalho:
Agressão com ovo em Vanessa repercute na câmara e na assembleia

Candidata foi atingida por um ovo - Foto: divulgação
A agressão sofrida pela senadora e candidata à Prefeitura de Manaus, Vanessa Grazziotin (PCdoB), na noite da última terça-feira, ao chegar ao debate realizado pela TV EM Tempo, ecoou na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) e até no Congresso Nacional, em Brasília.
Nesta quarta-feira (13), militantes de 28 grupos de mulheres, lideradas pela União Brasileira de Mulheres (UBM), realizaram um protesto em frente ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) pedindo um reforço na segurança do pleito.
“Tivemos denúncias de mulheres que foram agredidas por candidatos e os agressores estão em liberdade. Já bateram nos camelôs e agora querem agredir as mulheres”, denunciou a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), Isis Tavares.
Ao chegar à frente da emissora, antes do debate, a senadora comunista foi recepcionada com ovos e cuspes atribuídos a cabos eleitorais do ex-senador Artur Virgílio Neto (PSDB), seu principal adversário no pleito.
“Estava de vidro aberto por uma questão de gentileza com as pessoas, até que uma pessoa jogou um ovo na minha cabeça. Isso é degradante, algo que não cabe no processo democrático, uma falta de respeito”, lamentou a candidata.
Ao sair do debate, a senadora registrou um boletim de ocorrência no 20º Distrito Integrado de Polícia (DIP) contra a agressão.
Já em Brasília, cumprindo agenda parlamentar no Senado, Vanessa garantiu, durante seu discurso na tribuna, que tem provas que demonstram que o ato partiu de um grupo organizado a mando de um candidato concorrente.
“Tenho algumas fotos em que um grupo de pessoas, a serviço de um candidato concorrente, portava bonecas que representavam bruxas, cartazes denegrindo a minha imagem e ovos na mão”, disse Grazziotin.

Portanto, quem começou a estória dos ovos foi a própria Vanessa.
Até hoje, três semanas depois, não apareceu uma única foto de militantes do Artur Neto portando ovos na mão, como afirmou a candidata.
Como a história dos ovos não se sustentou em pé, os advogados da candidata comunista criaram a história do cuspe e chegaram a deter um militante tucano, o jovem Artur Bulcão, como responsável pela agressão.


Ora, qualquer pessoa no gozo de suas faculdades mentais sabe que era impossível um militante tucano se aproximar da Vanessa e, no meio de centenas de militantes e seguranças da comunista, cuspir em seu rosto e escapar com vida, para ser detido pela Rocam uma hora depois.

Se alguém realmente cuspiu no rosto da candidata deve ter sido alguém de sua própria militância.

A história de que ela recebeu uma cusparada do militante tucano Artur Bulcão, portanto, foi outra mentira.
Confiram essa sequência de fotos da chegada de Vanessa no portão da emissora, confiram que a única pessoa a se aproximar da candidata o suficiente para dar uma cusparada no rosto da candidata (ou passar gel líquido) é a militante petista Tamara do Boné, percebam que o chefe dos seguranças acompanha tudo atentamente sem perder a linha (ele seria o primeiro a agarrar o franzino Artur Bulcão) e depois tirem suas próprias conclusões:


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 E quem quiser que conte outra...

2 comentários:

Anônimo disse...

não precisa pagar não , espera 5 anos que prescreve...

chico disse...

Caro Simão, sou absolutamente solidário neste momento. Se você quiser começo agora mesmo a mobilizar as pessoas aqui nos Estados Unidos, Portugal, Espanha e em vários cantos do Brasil, e vamos fundo nessa briga. Absurda a pena, absurdo o valor, absurda a sintaxes e a semântica usada pela juiza. Uma farsa que só se prova pela sequência de fotos - que sou estou de prova e se for preciso deponho a teu favor - que foram adquiridas de maneira legítima por meio de amigos que militam no jornalismo por muitos anos. Como uma juíza poderia proibir a veiculação dessas fotos? Proibir a veiculação seria duvidar da autenticidade e do profissionalismo de gente que ganha a vida honestamente.

Rapaz, me parece que tudo não podia passar de uma grande basófia: desde a armação deste circo até a mobilização do Senado - uma das poucas e mais sólidas instituições brasileiras - em torno a tão irreal estória. Quem não viveu esses dias e não estava do teu lado como eu estive nesses dias talvez custe a crer o quão baixo foi o nível dessa campanha por parte desse grupo político adversário. Mas pelo que parece a irresponsabilidade de uns acaba afetando o profissionalismo de gente séria. Só tenho a lamentar.

Chego a crer que compactuar com a farsa deveria envergonhar. Fazer campanha para esse lado devia envergonhar não apenas os profissionais diretamente envolvidos, mas a todas as categorias profissionais. Foi lamentável ver isso de perto.

Meu grande Simão, saiba que daqui e Washington estamos juntos com você, e pode ficar certo que tem muita gente do teu lado também.

Grande e fraternal abraço, Chico