Pesquisar este blog

sábado, junho 22, 2013

Quem não bebe não vence na vida!


O que você considera essencial para ter sua profissão alavancada? Alguns dizem que o profissionalismo; outros, uma boa influência. Mas o que uma reportagem do jornal norte-americano New York Times revelou é que quem não bebe não ganha dinheiro e não sobe na carreira.

A matéria afirma que os abstêmios são vistos com desconfiança pelos investidores e dificilmente conseguem fechar um bom negócio.

“Eu basicamente só alugava um espaço no PJ Clarke (restaurante bar norte-americano). Sempre fui o último a sair e sempre tive um drink em minha mão.” afirma Terry Lavin, um executivo de vendas da revista Forbes que teve muito sucesso até decidir parar com o álcool, em 2010.

Se você está cortejando um cliente, esboçando um negócio ou simplesmente provando que merece um lugar de respeito na equipe, uma rodada de cervejas é, sem dúvida, mais vital para muitos postos de trabalho do que pregar uma partida de futebol.


Para os profissionais que se abstêm de álcool – seja por saúde, religião, recuperação ou preferência simples – às vezes pode parecer mais difícil ganhar uma concorrência ou a simpatia dos investidores.

“Se você diz que não bebe, você tem que lidar com a suspeita de que você não pode jogar o jogo”, disse Link Christin, diretor de um programa de tratamento especial para profissionais da área jurídica da Hazelden, uma rede de reabilitação de álcool e drogas em Minnesota.

Se ainda acha isso uma piração ou conversa de bêbado, é só acompanhar a corrida presidencial dos EUA no ano passado, com Obama buscando a reeleição no meio da galera, tomando uma cervejinha.

“Ontem eu fui para a Feira de Estado e comi uma bisteca de porco com cerveja”, Obama se vangloriou na frente de uma multidão de Iowa em agosto, um dia depois que o serviço de segurança fechou um quiosque de cerveja para que ele pudesse comprar algumas garrafas.

A multidão recompensou-o com gritos de “Mais quatro cervejas!” (em alusão aos quatro anos de governo).

A simpatia foi tão grande da galera pró-alcool que Obama liberou suas receitas da cerveja especial fabricada da Casa Branca após pressão popular (uma petição com 25 mil assinaturas de contribuintes).

Mitt Romney, um abstêmio Mórmon e diferente da maioria dos americanos, não tinha o mesmo carisma que Obama no bar.


Ainda assim, você não precisa ser um alcóolatra pra subir na carreira.

A pesquisa apoia a ideia de que os abstêmios têm mais dificuldade em subir a escada corporativa.

Vários estudos têm mostrado que os bebedores moderados ganhar mais dinheiro do que aqueles que não bebem, embora os bebedores pesados ganham menos do que os bebedores moderados.

Para os abstêmios, restam desenvolver estratégias para a socialização profissional sem álcool.

Alguns vão pedir uma bebida e simplesmente deixá-la sozinha no balcão, outros usam o humor para desviar a atenção indesejada.

“Eu digo às pessoas que estou grávida”, disse uma consultora de Wall Street.

Resumo da história: Quer ganhar um aumento? Chame seu chefe ou cliente para o bar!

Nenhum comentário: