Pesquisar este blog

quinta-feira, novembro 07, 2013

Música mais triste do mundo é responsável por mais de 100 suicídios


Você com certeza conhece alguma música que te traz uma melancolia sem tamanho, daquelas que só a introdução já dá vontade de cortar os pulsos.

Algumas músicas são realmente inspiradoras para mergulhar na depressão, mas a música “Gloomy Sunday” ou “Domingo Sombrio” do compositor húngaro Rezso Seress parece ser a campeã nesse quesito.

Conhecida como a “música húngara suicida”, a canção ao longo de décadas foi considerada a causa de mais de 100 suicídios em várias partes do mundo, inclusive o do próprio Rezso Seress, que se jogou do alto do prédio onde morava em 1968.

Rumores revelam que Seress compôs a música após um fora que tomou de sua então namorada, em 1933. Deprimido, escreveu a música como forma de desabafo.

Tantos foram os suicídios relacionados com “Gloomy Sunday”, que a Hungria proibiu sua reprodução, o que surtiu efeito contrário, só aumentando a procura pela música.

A canção se tornou ainda mais conhecida após ser regravada em 1941, por Billie Holliday.

Para completar a história trágica do compositor, após se tornar mundialmente famoso por conta da música suicida, ele procurou se reconciliar com a tal namorada que lhe deu o fora e inspirou a canção, no que descobriu que a moça havia se matado, por envenenamento e ao lado de seu corpo, se encontrava uma folha com a letra de “Gloomy Sunday”.

Antes de se matar, Seress declarou sobre sua música: “Essa fama fatal me machuca. Eu chorei todas as tristezas de meu coração nessa música e parece que outras pessoas, com sentimentos como os meus, encontraram sua própria dor”.

No YouTube tem uma versão da Billie Holliday, com a letra traduzida (clique aqui).

Ouça com atenção e depois decida se vai cortar os pulsos, beber formicida com guaraná, se enforcar, se jogar na frente de um ônibus em alta velocidade ou assistir a um show de dupla sertanojo em um desses clubes de merda na Estrada do Turismo.

Nenhum comentário: