Pesquisar este blog

quinta-feira, julho 17, 2014

10 coisas que você não sabe sobre seios


Se você tem seios, conheça fatos curiosos sobre essa parte do seu corpo. Se você não tem, também vai descobrir coisas que nunca imaginou!

Fabrízia Ribeiro

Por incrível que pareça, falar abertamente sobre seios ainda pode ser considerado tabu entre algumas pessoas. Afinal, quem não concorda que mamilos são polêmicos?

Muito além da importantíssima discussão sobre a prevenção do câncer de mama, conversar sobre o assunto pode levar homens e mulheres a se conscientizar, viver com mais saúde e muito mais informação.

Então, para que as mulheres conheçam melhor essa parte do seu corpo e os homens estejam por dentro do assunto, o site Oddee compilou uma série de fatos que você provavelmente desconhece sobre seios. Ou vai me dizer que você sabia que os homens podem amamentar e que silicones podem salvar vidas?!

1. O recorde dos maiores seios do mundo é brasileiro


Em 2009, a modelo brasileira Sheyla Hershey entrou para o Guinness World com os maiores seios do mundo. Após uma série de cirurgias, a brasileira colocou implantes de 5,5 litros em cada mama, conquistando o recorde mundial. Já o recorde dos maiores seios naturais pertence à americana Norma Stitz, cujos seios pesam cerca de 40 quilos.

2. Existe uma ONG em defesa do topless

Mulheres que lutam por direitos iguais se organizaram para criar a GoTopless.org, uma ONG que defende que as mulheres têm o mesmo direito que os homens para ficar sem camisa em locais públicos. Para reforçar a ideia e divulgar o trabalho da ONG, as participantes promovem ações e passeatas. Vale lembrar que o objetivo desse tipo de manifestação é unicamente lutar pela igualdade de direitos, sem qualquer tipo de apelo estético ou conotação sexual.

3. Um seio é geralmente maior do que o outro

Assim como outras partes do corpo humano, não existem seios perfeitamente simétricos, é o que aponta o site Divine Caroline. Em geral, a mama esquerda é ligeiramente maior do que a direita. No entanto, a diferença costuma ser tão pequena que não é facilmente notada. Os polêmicos mamilos também variam em seu tamanho e podem apontar para direções diferentes.

4. Homens também podem amamentar

Esse é um caso realmente raro, mas não podemos nos esquecer de que os homens possuem glândulas mamárias e seu organismo também conta com ocitocina e prolactina, dois hormônios necessários para a produção de leite. Portanto, assim como as mulheres, eles têm a capacidade de produzir leite e amamentar.

Algumas fontes apontam que com uma série de estímulos no peito e nos mamilos, os homens podem incitar a produção de leite. Ainda, a lactação natural masculina pode acontecer quando o paciente precisa passar por tratamentos hormonais para combater algumas doenças, como o câncer.

5. Os seios pesam, em média, 500 gramas

De acordo com o Oddee, os seios pesam uma média de 500 gramas. Individualmente, cada mama contribui com 4% a 5% da gordura corporal e representa 1% do peso total de uma mulher mediana.

6. Os seios podem engordar

Aos 20 anos, os seios são formados por gordura, glândulas mamárias e colágeno – o tecido que mantém a firmeza e a sustentação das mamas. Com o passar do tempo, as glândulas mudam de tamanho e o colágeno perde sua força. Assim, os tecidos são substituídos por células de gordura, ou seja, eles acabam “engordando” depois que a mulher alcança uma certa idade.

7. Próteses mamárias podem apontar tendência de suicídio

Uma pesquisa de agosto de 2007 publicada no Annals of Plastic Surgery apontou que as mulheres que colocam próteses têm três vezes mais tendência de cometer suicídio. O artigo alerta que não são os níveis de toxicidade do silicone que podem levar a esse tipo de comportamento, mas sim a probabilidade de que as mulheres que se submetem a esse tipo de cirurgia estejam predispostas a problemas psiquiátricos que podem resultar em suicídio.

8. Silicones podem salvar vidas

Contraditório, não é mesmo?! Mas a verdade é que os implantes salvaram a vida de uma mulher israelense após um ataque de uma organização libanesa. A vítima foi acertada por um tiro, mas sobreviveu graças aos implantes que não permitiram que a bala alcançasse o coração. Os silicones, por outro lado, tiveram que ser substituídos.

9. Mamoplastia é a cirurgia mais realizada nos Estados Unidos

O site Plastic Surgery aponta que a cirurgia para o aumento das mamas é o procedimento estético mais comum na terra do Tio Sam. Dois milhões de mulheres americanas usam silicone e a média de idade com que elas se submetem à cirurgia é 34 anos. No ranking, a implantação de próteses mamária fica à frente da rinoplastia e da lipoescultura.

10. Na China, é possível se graduar em Estudos do Sutiã



A Universidade Politécnica de Hong Kong oferece um curso chamado de Estudos do Sutiã em que os alunos aprendem como desenhar e desenvolver a peça de lingerie feminina. Recentemente, os alunos do curso exibiram seus trabalhos no ACE Style Institute of Intimate Apparel.

Nenhum comentário: