Pesquisar este blog

segunda-feira, julho 28, 2014

Freethenipple: Liberte o mamilo!


O movimento nas redes sociais apoia mulheres a mostrarem o peito em lugares públicos

O que você faria se cruzasse com uma mulher com os mamilos de fora em pleno corredor de supermercado? Pense nisso, pois essa cena pode começar a se tornar comum.

Com o apoio de 117 mil seguidoras no Twitter, surgiu na web o movimento “Free the Nipple” (liberte o mamilo), que apoia o direito das mulheres de mostrarem os peitos em qualquer lugar.

# A causa

Segundo Lina Esco, cineasta e fundadora do movimento, a ideia é passar a mensagem de que a exposição dos mamilos não é algo pornográfico e deve ser encarado com naturalidade. Em entrevista ao site “Ryot”, Lina argumentou: “O mamilo é a primeira coisa que vemos quando nascemos. Ele nos nutre. Quando foi que se tornou algo tão mau?”.

# A tal “mamilofobia”

Fruto de polêmicas, o movimento ganhou força com o apoio de famosas que rebateram a censura das redes sociais. O Instagram, por exemplo, suspendeu a conta de Rihanna após a cantora romper os termos de uso, publicando imagens com os mamilos de fora. Outras famosas também tiveram suas contas no Instagram e no Facebook suspensas por postarem conteúdo considerado impróprio. A censura das mídias e gerou a reação feminina, que batizou o fato de mamilofobia.

# A oportunidade

Se por um lado o direito de liberdade deve ser respeitado, há também a obsessão pela exposição. Nem todas as mulheres sentem a necessidade de aparecer e sair por aí mostrando tudo. Algumas aproveitam para surfar na ideia como desculpa, se escorando no movimento para aparecer, causar e chamar a atenção.

# No Brasil, libertar o mamilo é crime

Segundo o artigo 233 do Código Penal Brasileiro, andar por aí com os mamilos de fora pelas ruas do país é uma prática ilegal. Embora não exista nenhuma referência explícita sobre os termos “mamilos” ou “topless”, o artigo considera crime a prática de ato obsceno em lugares públicos. Em 2013, um “toplessaço” foi organizado na praia de Ipanema para chamar atenção da mídia sobre o tema, mas os mamilos continuam proibidos de serem exibidos.

Mas o prazer e a satisfação de vermos belos pares de peitos desfilando nus pelas ruas pode se transformar em terror. Já pensou se nossas mães, irmãs, mulheres e filhas começassem a apoiar a causa?

Às vezes o liberalismo do século XXI assusta...

Nenhum comentário: