Pesquisar este blog

quinta-feira, julho 24, 2014

Saiba como é a sala em que a web nasceu


A internet atualmente faz parte da vida das pessoas de forma quase absurda, já que é utilizada pelo planeta inteiro em comunicação de redes sociais, para o trabalho, sem contar tantas mídias e um sem-número de informação e serviços que visam tornar mais fácil as atividades cotidianas.

É difícil imaginar como seria a sociedade atual com a ausência da internet, que é cada vez mais necessária e facilitadora para os indivíduos. É possível graças ao surgimento da mesma, em modo on line, realizar transações bancárias, fazer compras diversas, manter uma comunicação facilitada entre os continentes e compartilhar informações pelo planeta, dentre tantas outras possibilidades.

A identificação dos momentos de grande relevância para a evolução da gigantesca rede é interessante. Entre eles está a sala em que a internet ganhou vida e se converteu no local da primeira transmissão entre dois dispositivos remotos realizada pelo ser humano. Ela é pintada na coloração verde e transformou-se em uma importante referência mundial na história das comunicações.

A sala está localizada no porão da Universidade da Califórnia de Los Angeles, UCLA, denominada sala 3420 Boelter Hall. Ela foi o ponto de partida da primeiríssima transmissão de dados realizada por meio de cabos de telefones.


Leonard Kleinrock, cientista de computação do Centro Kleinrock para Estudos sobre Internet afirmou: “Em quantas revoluções você pode pensar ao olhar para este recinto! Onde tudo começou? Esta é a máquina que deu o primeiro sopro de vida à internet, que fez a web dizer suas primeiras palavras”. É ou não é interessante?

No dia 29 de outubro de 1969, os dois nódulos iniciais do aparelho Interface Message Processor (IMP) foram instalados. O primeiro, que possuía a função de enviar a mensagem “LOGIN” através de cabos, estava justamente na sala 3420 Boelter Hall, UCLA. E a segunda unidade do IMP foi instalada no Instituto de Pesquisas Stanford.

Porém, a internet, semelhante à uma criança pequena, apenas balbuciou a primeira palavra, já que somente a sílaba “LO” chegou de forma apropriada ao segundo nó, em Stanford. Mas, uma hora mais tarde, os passos iniciais foram realizados, pois a mensagem “LOGIN” chegou inteira ao seu destino.

E a grande realização da primeira transmissão de dados feita com cabos, tornou possível que em dezembro de 1969, mais quatro nós fossem instalados nos Estados Unidos.

Os  IMPs passaram a existir na UCLA, no Instituto de Pesquisas Stanford, na Universidade de Utah e na Universidade da Califórnia.

Em 1975, 57 IMPs já integravam a rede. Em 1981, já eram 213 nódulos. Hoje, são mais de um bilhão...

A Rede Mundial de Computadores

A Rede mundial de computadores (Internacional-Networking ou apenas InterNet) surgiu em meados de 1960, em instituições militares governamentais, nos Estados Unidos. Na época a preocupação era que mesmo com situações de catástrofes provocadas por uma guerra pudesse existir um meio de comunicação e a troca de informações entre as bases militares que sobrevivessem, independente de rota de acesso existente – para tal, era necessário então que, locais fisicamente distantes, com equipamentos, softwares e tipo de conexões diferentes, pudessem estar interligados, e trocando informações entre si. Este conceito, mantem-se muito vivo na “Internet atual”, onde máquinas distintas, em diversos lugares do mundo, são capazes de trocar informações entre si, de maneira simples.

Esta tecnologia, migrou dos laboratórios militares, para as universidades, o que impulsionou o crescimento de novos utilitários, softwares, protocolos e hardware, popularizando a rede (que até então ainda não era mundial). O próximo passo foi ganhar o mercado corporativo, e depois o doméstico, fazendo da Internet a maior rede de computadores do mundo. Podemos dividir a Internet em pelo menos três fases distintas:

 1ª fase – Quase que restrita basicamente ao meio acadêmico, e grandes corporações. As tecnologias ainda são modestas, como os servidores gopher que permitiam (e ainda pertimem!) a busca de informações especificas. Fez muito sucesso em assuntos acadêmicos. Nem preciso mencionar o sucesso da troca eletrônica de mensagens entre os usuários (o tão famoso e-mail), afinal a base da Internet é a comunicação e a troca de informações :). Nesta fase a Internet era algo para poucos sortudos

 2ª fase – A rede toma proporções realmente intercontinentais. Início da década de 90, e finalmente chega as empresas e ao mercado doméstico. Novas tecnologias, como o World Wide Web (www) disponibilizam uma maneira fácil de interação do internauta com a Internet. Os Chat (bate-papos eletrônicos) são febre, as páginas são bem mais atraentes e com boas animações. Diversos serviços são oferecidos ao internautas e as conexões discadas passam a ter custo acessível, o que facilita a eclosão da tecnologia.

 3ª fase – Atual – As tecnologias dão um salto enorme na qualidade e tipos de acesso de acesso disponíveis no mercado. A conexão discada começa a ficar em desuso e a palavra de ordem é BANDA LARGA. Tecnologias como cable modem, ADSL e satélite, passam a ter um custo pequeno, permitindo conexões domiciliares de 24hs, com velocidades de acesso muito superiores a conexão discada. Este é o mundo da multimídia, da troca de som e imagem on-line, teleconferências, informações em tempo real. Este é sem duvido, o mundo de hoje.

Nenhum comentário: