Pesquisar este blog

quinta-feira, agosto 21, 2014

8 motivos para entender o porquê de o carro ser a praga do século XXI


Renato Lobo

1# Maiores causadores de problemas no trânsito

Nenhum outro modal causa maior problema de trânsito que o automóvel e a afirmação é bem lógica: em um espaço de 12 metros cabe um ônibus, que pode carregar confortavelmente 42 pessoas sentadas. No mesmo espaço cabem 3 carros que levam em média 1,4 pessoas. Também é possível abrigar 40 ciclistas nesta área. A imagem acima fala por si só.

2# Poluição dos carros mata


As principais fontes de poluição do ar nas cidades são: os automóveis e as indústrias. Os carros são considerados os grandes vilões da poluição do ar na cidade de São Paulo.

Segundo Carlos Lacava, gerente do departamento de desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade da Cetesb, “não existe carro que não polui, todo carro polui. Em uma frota de cerca de 7 milhões de veículos como temos na região metropolitana de São Paulo, cada um tem a sua contribuição”.

“Normalmente, as concentrações de poluentes ficam mais altas onde o tráfego é maior, principalmente onde há tráfego pesado”, diz Lacava.

Mais poluição, menos saúde. Os paulistanos vivem em média dois anos a menos por causa dessa poluição, que mata quase 20 pessoas por dia, segundo o laboratório de poluição atmosférica da USP.

3# Grande causador de acidentes


Só no Brasil, morrem 42.000 pessoas por ano vítimas de “acidentes” de trânsito, na sua grande maioria causada pelos carros. Em média, ocorrem 723 acidentes nas rodovias asfaltadas brasileiras a cada dia.

4# Altos custos


Estudos apontam que o Brasileiro gasta 40% do valor do carro por ano com  manutenção. 

Ter carro implica em gastar com o seguro do carro e desembolsar dinheiro do IPVA, da gasolina, da manutenção do carro, do estacionamento… 

Porém o preço da passagem do transporte público também não é nenhuma caridade.

5# O carro e a vida sedentária


Não é uma regra, porém existem muitas pessoas que usam o carro para percorrer pequenas distâncias, ao invés de ir a pé. Sem carro, você vai caminhar mais, perder peso, ser mais saudável e reduzir o risco de hipertensão (a caminhada reduz níveis de pressão arterial por até 24 horas), doenças do coração, obesidade e diabetes, entre outras doenças.

Andar de bicicleta trabalha as musculaturas das pernas, costas e abdômen, queima calorias, melhora a circulação e o funcionamento cardiovascular.

As duas atividades são de baixo impacto (menor risco de lesões), e estimulam a produção de endorfinas.

6# Carros representam um gasto enorme de recursos naturais.


Você tem ideia da quantidade de matéria-prima necessária para suprir a indústria automobilística e o custo envolvido para transformar minério de ferro em aço?

E sabe que a extração dessa matéria-prima gera degradação ambiental, sendo que vários minérios estão perigosamente em estado de extinção?

Isso para não falar dos combustíveis: os derivados do petróleo são altamente poluentes e a disputa sobre eles e sua extração causam grandes impactos sociais e muitas guerras.

7# Carros deixam as pessoas agressivas.


Estudos de psicólogos apontam que as pessoas tendem a se irritar mais e a expressar mais sua raiva no trânsito, de modo que incidentes pequenos podem levar a brigas e agressão física.

Quando dirigimos, estamos isolados do mundo exterior.

Isso aumenta a sensação de força e de impunidade, e a sensação de que as outras pessoas são concorrentes ou estão atrapalhando nosso caminho.

8# Carros contribuem para a degradação do espaço público.


Em localidades onde o automóvel reina, não só existe mais poluição sonora e do ar, mas é preciso muito mais asfalto, que as torna mais cinza, mais mortas, mais quentes, e o trânsito somado a tudo isso deixa as pessoas mais mal-humoradas.

O asfalto vai substituindo a vegetação, os cursos d’água, as calçadas… 

E os motoristas se apropriam ainda mais do espaço público.

Ruas de grande movimento de carros afastam as pessoas por segurança…

Experimente dar uma volta a pé na Marginal Tietê…

Nenhum comentário: