Pesquisar este blog

segunda-feira, setembro 15, 2014

A queda dos malandros


Danilo Barba
Em “O Idiota”, Dostoiévski deu vida a um dos personagens mais impressionantes de toda literatura mundial: um príncipe considerado um grande pateta, um completo idiota debaixo do olhar de toda a gente.
Mas para a surpresa de todos, o desfecho da trama revela que o idiota é capaz de ser não apenas tão esperto quanto, mas às vezes dotado de uma mente superior à dos restantes.
Bem mais de um século depois, os nerds (conotação depreciativa de pessoas que exercem atividades intelectuais consideradas inadequadas para a sua idade) estão dominando o mundo.
E embora o Michaelis ainda vincule os tontos com pobreza de inteligência e ausência de razão, as mulheres sabem muito bem por que eles são um ótimo partido perto dos cafajestes.
Vamos aos motivos?
5) Ele é sensível sem ser cagão
“Quem precisa de ação quando se tem palavras?”, perguntavam os esquisitões do Meat Puppets nos anos 90.
Para os machões duros como rocha de hoje, a palavra sensível desperta a ideia de fraqueza (como quase tudo que não seja porrada ou prazer), ou seja, um grande mal entendido.
Ter uma consciência ampla sobre o mundo que nos cerca é um evento marcante, em que grandes homens não têm vergonha de chorar diante da beleza.
Diferente das lágrimas da covardia, as mulheres as reconhecem como verdadeiras gotas de empatia e conexão.
4) Eles sabem criar
O indivíduo que cria está toda hora se colocando no lugar do outro, observando pontos de vista diferentes, ajeitando o caos da existência segundo seus próprios valores.
A inocência do tolo, tão subestimada pelos cafajestes, é a sua maior defesa: nela ele encontra espaço para solucionar problemas que o impedem de construir seu próprio caminho.
Para os espertalhões, o mundo é para sempre adolescente, e tudo é passível de competição — colocam a sorte e o hedonismo acima das pessoas, acima de qualquer coisa.
3) Os tolos são mais divertidos
Num relacionamento, a risada e a espontaneidade são os radares da convivência satisfatória, desejável e capaz de promover crescimento mútuo.
Afinal quem precisa de alguém inseguro e ansioso aporrinhando cada passo que você dá na vida?
A diversão marca a presença real da pessoa no momento, e espanta para longe o fantasma do Don Juan (sempre ausente quando você mais precisa dele).
2) Eles precisam de variedade no sexo, não no amor
Os canalhas irremediáveis se acham espertos o bastante pra conseguir enganar o coração de qualquer mulher, e até mesmo os seus próprios!
“Eu sei separar as coisas”, enchem eles o peito pra falar — mas isso não passa de vaidade e desejo por sexo sem compromisso.
O tal do macho alfa vira um bobão quando se apaixona de verdade, mas morre de vergonha de demonstrar isso.
Por não saber o que fazer, foge e se esconde como um gato, como se o sentimento fosse um sinal de fraqueza.
Não é por acaso que elas curtem os tolos.
1) Eles se deixam enganar
Até os homens mais inteligentes são feitos de bobos pelas mulheres, e até a mais tola das mulheres é esperta perto de um homem.
Quem disse isso foi Theodore Reik, psicanalista e um dos primeiros alunos de Freud em Vienna.

Em seu livro “Ritual” há evidências de como as sociedades modernas usam a cultura do segredo e dos ‘rituais de iniciação’ para promover a passagem psíquica do mundo do feminino para o mundo masculino.  

Nenhum comentário: