Pesquisar este blog

quarta-feira, setembro 03, 2014

A trilha sonora de Guardiões da Galáxia



Helô Kaká

Hoje no grupo do whats colocaram um link para um post que diz: “Awesome Mix Vol 1, do filme Guardiões da Galaxia, é o album mais ouvido da Billboard”. Deve ser verdade porque é o mais tocado no meu iPod.

Depois de ver o filme no cinema cheguei em casa e tratei pegar logo essa trilha.

Mas porque todo mundo está hooked on a feeling dessa trilha sonora com músicas de 40 anos atrás?

A história do filma gira em torno do Peter Quill que é um terráqueo que foi abduzido criança e a única coisa que ele levou para o espaço foi seu walkman com uma mixtape que sua mãe tinha gravado. Como Peter é um garoto dos anos 1980, a fita que sua mãe gravou tem hits das décadas de 1960 e 1970.

Além de toda ação do filme ser recheada desses hits, alguma músicas efetivamente fazem parte da história. São músicas que a maioria dos americanos reconhece e quando bate na veia nostálgica é sucesso garantido.

Vamos ver o que é que tem nesse álbum. (Talvez com spoilers do filme, mas não muito.)

1. Hooked On A Feeling (Blue Swede). Começa logo com essa. Essa música foi originalmente gravada pelo BJ Thomas em 1968, mas em 1974 foi regravada pelo grupo sueco Blue Swede. Também está na trilha sonora de Cães de Aluguel (e todos sabemos que o Tarantino é o gênio das trilhas).

A primeira coisa que você pensa ao escutar é: “que porra de som gutural é esse que acharam que ia ser legal colocar na música?”, mas depois você acostuma e o refrão é ótimo!

I'm hooked on a feeling, I'm high on believing that you're in love with me.

2. Go All The Way (The Raspberries) de 1972. Começa com o rif de guitarra bem rock anos 1970 (até lembra um pouco os Stones), mas entra numa balada. Essa música tem uma letra sugestiva onde o cara diz que a menina fala para ele: “Baby please go all the way, it feels so right....”

Essa música tocou em Almost Famous (e o Cameron Crowe é o segundo gênio das trilhas sonoras)

3. Spirit In The Sky (Norman Greenbaum) de 1969. É uma música sobre o pós-morte e tem uma pegada gospel no refrão, mas também tem uma guitarra levando uma espécie de blues.

4. Moonage Daydream (David Bowie) de 1971. Essa música está no album The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars, de 1972. Bowie é genial e deveria constar em todas as trilhas sonoras. FATO. O Bowie criou essa persona do Ziggy Stardust que seria um roqueiro que também era mensageiro para os ETs. “I'm a space invader.”

5. Fooled Around and Fell in Love (Elvin Bishop) de 1975. É uma balada clássica da época que ainda existia a parte da música lenta nas festinhas. Essa música também tocou em Boogie Nights.

6. I'm Not In Love (10cc) de 1975. Um dos maiores hits românticos da década de 1970. É a primeira música que toca no filme, acho que pela parte da música que fala “big boys don't cry”. É uma balada sobre um cara apaixonado mas diz que não está. Também está na trilha de: As Virgens Suicidas (Sofia Coppola, outra gênia de trilhas sonoras), e no segundo filme da Bridget Jones. “I'm not in love, so don't forget it. It's just a silly phase I'm going through.”

7. I Want You Back (Jackson 5) de 1969. Foi o primeiro sucesso do Michael Jackson e seus irmãos e é muito boa! A melhor cena do filme é com essa música. Enough said.

8. Come and Get Your Love (Redbone) de 1974. Redbone era uma banda de índios americanos, ou native americans como eles chamam. Garanto que vocês conhecem o refrão. Essa música embala uma cena divertida.

9. Cherry Bomb (The Runaways) de 1976. The Runaways era uma banda de garotas (girl power detected) que era puro rock and roll. Essa música é meio punk com uma batida ótima e fala sobre uma garota que adora uma confusão (e provoca os pais com “hello daddy, hello mom, I'm you cherry bomb”). Também está na trilha de The Runaways (filme sobre a banda) e Dazed and Confused.

10. Escape (The Piña Colada Song) (Rupert Holmes) de 1979. Essa música foi lançada quando eu morava nos EUA, e minha mãe diz que eu cantava direto, então quando tocou no filme dei uma risada alta e adorei! É uma música cafona, que gruda na cabeça, sobre um cara que está cansado da esposa, responde a um anúncio pessoal do jornal e tem um twist no fim da história. Essa música toca na hora que o grupo está fugindo da prisão. Fuga - Escape. Claro. Genial. O refrão é uma delícia: 'if you like piña coladas and getting caught in the rain, if not into yoga, if you have half-a brain...I'm the love that you look for, write to me and escape.”

11. O-o-h Child (The Five Stairsteps) de 1970. É uma música para cima, dessas que dá vontade de estalar os dedos, que fala que as coisas vão ficar mais fáceis. No filme é usada quase como uma arma.

12. Ain't No Mountain High Enough (Marving Gaye e Tammi Terrell) de 1967. Um clássico da Mowtown, essa provavelmente é a mais conhecida do álbum. A Diana Ross regravou em 1971. É uma delícia e ótima para road trips, corridinhas, dançar, cantar com azamigues, etc. Fala sobre amor/amizade e como as pessoas podem contar umas com as outras. Também está na trilha de Stepmom, Remember the Titans e Bridget Jones.

Nenhum comentário: