Pesquisar este blog

quinta-feira, setembro 11, 2014

Proteja fotos pessoais no celular



Confira nosso manual de prevenção contra o vazamento de fotos e vídeos indesejados na Internet

Danilo Barba

Somos todos responsáveis pela privacidade alheia? Discordo de Altieres Rohr e sua ideia de “frear a curiosidade” como solução para manter a privacidade na web.

A ação de hackers contra famosas – como Jennifer Lawrence, Kate Upton, Scarlett Johansson, entre outras que tiveram suas fotos nuas compartilhadas na web – sem dúvidas é condenável, mas se isso pode acontecer, é justamente porque a Internet não é um meio democrático como somos levados a imaginar.

Preferimos pensar que o invasor carrega a maior parcela de culpa, embora ele não seja responsável por todos os compartilhamentos, que garantem a presença das imagens por toda a internet.

Na falta de culpados, alguns desinformados condenam o gosto pelo “proibido”, como se a curiosidade humana fosse algum tipo de excesso.

Infelizmente muita gente ainda pensa que a internet foi criada pelos norte-americanos – e construída para ser um ambiente seguro para o usuário.

Inocentes! Na “terra” do anonimato todo mundo é caça e caçador.

A verdadeira questão é: dá pra prevenir que isso aconteça no futuro?

Como prevenir que hackers obtenham milhões de fotos e vídeos comprometedores de pessoas comuns que também mandam videos de sacanagem pelo WhatsApp umas às outras diariamente?

Pra ter certeza de que estes arquivos nunca vão vazar, a solução mais óbvia é a que mais irrita as mulheres: não criá-los em primeiro lugar – ae ter certeza de que ninguém com uma câmera chegue perto de você quando estiver pelado.

Mas como isso é praticamente impossível hoje em dia, reunimos sete dicas realistas para manter suas fotos pessoais em segurança.

1) Crie uma senha forte para a sua conta de e-mail

Certifique-se de que suas perguntas de segurança são difíceis de adivinhar a resposta.

Lembre-se de cadastrar senhas diferentes para cada conta: embora pareça impossível no dia a dia, é aquele detalhe que faz toda a diferença quando você mais precisa se defender.

Afinal de contas, se uma conta sua é hackeada, a primeira coisa que os invasores vão fazer é testar a mesma senha – caso seja válida, eles terão acesso imediato a todas elas.

2) Use a autenticação de dois passos, caso a opção esteja disponível (como alguns caixas eletrônicos, que pedem uma senha e um pin).

Redes sociais como Twitter, Facebook, Google+ e Tumblr também oferecem este tipo de autenticação – as práticas de segurança valem para todas as plataformas.

3) Não abra anexos ou links contidos em e-mails, a menos que você saiba exatamente de quem e o que eles são.

4) Ao filmar ou tirar fotos sem roupas, mantenha rostos (e outros pontos identificáveis) fora da tela.

5) Tenha certeza de que você entende como os serviços em nuvem funcionam de verdade

Se você usa o iCloud, Dropxbox, Android ou uma das inúmeras ferramentas que oferecem serviço de sincronização e backup, vale a pena perder algum tempo lendo como elas funcionam.

Acesse as configurações e dê uma fuçada geral.

Na dúvida, simplesmente desabilite o recurso de sincronização de imagens e vídeo.

6) Como desabilitar o Stream de fotos do iCloud

Se você está preocupado com a segurança de seus arquivos neste momento, abra as configurações do app e toque em “iCloud”.

Em seguida escolha a opção “Fotos” (ou “Stream de Fotos” no iOS 6).

Depois basta desativar manualmente o recurso Stream de Foto.

Se houver qualquer coisa importante que você salvou no Stream de Foto, faça um backup em outro app antes da desativação.

7) Delete uma ou duas imagens

Alguma foto está te preocupando?

Talvez você não queira ter o trabalho de desabilitar o serviço inteiro do Stream de Fotos – apague aquelas duas ou três fotos picantes e pronto. Simples assim.

Ao deletar as fotos do Stream de Fotos, elas irão desaparecer de todos os dispositivos, exceto daquele que você usou para criar o arquivo, mas pelo menos estará fora do iCloud.

E para apagar qualquer rastro de uma foto? Bem, aí você também vai ter que acessar o Rolo da Câmera do dispositivo original.

Torcemos para que você se saia melhor do que Jason Segel em Sex Tape (2014).

Nenhum comentário: