Pesquisar este blog

terça-feira, janeiro 06, 2015

Barba de lenhador e medo de barata?


Ricardo Coiro

Só nesta semana, a unidade do Procon localizada na Rua Augusta, em São Paulo, recebeu mais de cem reclamações, todas realizadas por mulheres que foram descaradamente enganadas por homens com pinta de lenhador, mas que, na verdade, não passam de frágeis hipsters com pegada frouxa e que, acredite se quiser, usam pomadinhas modeladoras no bigode e vivem procurando dicas de looks em blogs de moda.

Aquele aspecto viril de lenhador durou pouco, muito pouco, não mais do que dez minutos. Quando eu entrei no carro dele estava rolando um CD do Fresno, você acredita?”, desabafou uma das moças ludibriadas, bravíssima por ter topado sair com um emo sensível escondido dentro da carcaça bruta de um viking.

E ela não foi a única a dar um depoimento revelador a respeito desse novo golpe que tem secado muitas xoxotas ingênuas por aí: “Quando a barata – que nem voadora era – entrou no bar, o cara que parecia um personagem recém-saído de uma das batalhas épicas do Game of Thrones iniciou um chilique de dar inveja ao David Brasil: gaguejou, pisou na pontinha do coturno e falou fininho! Logo ele que, à primeira vista, parecia um adestrador de ursos pardos ou um daqueles seres corajosos que vemos no Discovery Channel, comendo olhos de cabra com a mesma expressão de satisfação que fazemos quando devoramos um Doritos”.

As vítimas do “golpe do lenhador” – como vem sendo chamado por aí –, geralmente, são moças que têm aversão aos metrossexuais e que, nos barbudões de aparência – só aparência! – durona, esperam encontrar doses consideráveis de paudurescência, pegada firme e pouquíssima vaidade.

Doce ilusão, pois o que elas têm encontrado, de fato, são homens cujas atitudes nada condizem com a aparência que ostentam, e que tomam suco detox ao invés de cerveja, vêem The Vampire Diaries ao invés de Sons of Anarchy e assinam Men’s Health ao invés de Playboy.

Como o arcaico estatuto brasileiro ainda não possui leis específicas para regulamentar o uso da imagem de lenhador, os poucos lenhadores verdadeiros que ainda não foram presos pelo Ibama, devorados por ursos ou esmagados por troncos se uniram e criaram o ELCG (ESTATUTO DO LENHADOR CASCA GROSSA) – um conjunto de regras pensadas com o intuito de impedir que homens com aparência lenhador e alma de pole dancer queimem o filme dos verdadeiros barbados sem frescura.

As regras do ELCG são:

1. Se você, mesmo sem nunca ter cortado uma árvore, amansado um búfalo selvagem ou tomado uma garrafada na cara, deseja aderir ao estilo lenhador, tudo bem, mas nunca, em hipótese alguma, use luvinhas na academia. Um lenhador de mãos macias é tão inverossímil quanto um bailarino dançando com um revólver na cintura.

2. Se você quiser andar por aí com uma barba encorpada como a nossa, não tem problema, mas nada de passar cera nela, ok? Aliás, você até pode passar cera, desde que seja cera de abelhas africanas assassinas, coletada por você sem o uso de roupas protetoras ou dequalquer outra frescura do tipo.

3. Se o pneu do seu carro furar, nem pense em ligar para o seu pai ou pedir ajuda à sua seguradora. Troque a porra do pneu, irmão. Está sem macaco? Levante o carro no braço. Está sem braço? Tem pernas pra quê? Vire-se. Ou aceite que a sua atitude, na verdade, combina com o estilo Pelanza de se vestir.

4. Ler poesia? Chorar? Dizer “eu te amo”? Assistir a comédias românticas no cinema? Todas essas atividades são permitidas, desde que você as faça depois de invadir uma boca de fumo, dizer “Quem é o filho da puta que está vendendo merda por aqui?”, atear fogo em toda a maconha do lugar e, por fim, arrastar o chefe do tráfico – pelos culhões – até a delegacia mais próxima.

5. Está achando que a pele do seu rosto anda muito ressecada? Nada de hidratante facial ou idas a clínicas estéticas. Unte seu rosto com o maravilhoso lubrificante natural que sai da pepeca das mulheres com tesão. Ou, se estiver sem uma moça por perto, recorra à lama ou à gosma verde que sai de dentro de mandruvás esmagados.

6. Lenhadores nunca comem sorvetes gourmets, entendeu? Nada de paletas mexicanas afrescalhadas e recheadas com leite condensado. Se você quiser alguma coisa gelada, gostosa e nutritiva, irmão, pesque um salmão, espete-o em um graveto, congele-o e depois o coma, começando pelos olhos. E se reclamar de sensibilidade no dente, você será automaticamente expulso e terá o seu machado retido.

7. Depilação? Nunca faça uma coisa dessas. Os ursos pardos não respeitam homens de peito liso.

8. Drinks coloridos, docinhos e cheios de enfeitinhos? Dry Martini? COSMOPOLITAN? Você é um lenhador ou uma personagem consumista do Sex and the City? Hein? Decida-se! Nós bebemos cerveja, pinga, uísque, rum, absinto, conhaque, perfume, urina (em caso de desidratação no deserto), sangue de cascavel e suor de stripper. Só. Ah, também bebemos água, quando tomamos tiros e somos obrigados a fazer ultrassom.

9. Animais de estimação são permitidos, mesmo os de pequeno porte, como jaguatiricas, jararacas e demônios-da-tasmânia. Só não dê nomes como Ariel, Sandy, Bela ou Titi.

10. A aparência viril não lhe dá o direito de desrespeitar mulheres, gays, homens com fofura no sangue ou qualquer outro ser que não lhe esfaquear. Quando você quiser dar uma amenizada no seu stress ou testar os seus níveis de brutalidade, inscreva-se no LFC (Lenhadores Fight Championship) – evento no qual lenhadores de toda a galáxia demonstram técnicas de combate. As lutas acontecem dentro de rios cheios de jacarés e só terminam quando um dos participantes morre, tem algum membro acidentalmente amputado, diz “Nossa, nossa, assim você me mata” ou imita o Ney Matogrosso.


11. Nunca tire a barba, nem se você for convocado para ser o padrinho de casamento do seu irmão ou se precisar entrar nos EUA no dia 11/09. Você só poderá remover os pelos da sua face caso esteja perdido na selva e precise, urgentemente, de algum material para iniciar uma fogueira. 

Nenhum comentário: