Pesquisar este blog

quarta-feira, fevereiro 11, 2015

Feirão dos Blocos no Carnailha de Parintins


O Carnailha 2015, de Parintins, não terá desfile de blocos na avenida Paraíba, como sempre ocorreu até recentemente.

O evento será transformado nos moldes do Feirão dos Blocos, que movimentou a cidade no período pré-carnavalesco.

O martelo foi batido pelo prefeito Alexandre da Carbrás.

Alegando contenção de despesas, o prefeito não acatou o pedido da Associação Carnavalesca de Parintins, de manter o desfile em pelo menos duas noites.

Desse modo o novo Carnailha será em três noites (15, 16 e 17), porém em formato de palco, na Praça dos Bois, com disputa somente de rainha e comissão de frente.

No domingo gordo de carnaval acontece a apresentação dos blocos irreverentes, na segunda, os blocos da chave A e, na terça, a disputa dos blocos da chave especial.

O palco será montado no mesmo local do réveillon com camarotes e estrutura para receber o público e os blocos.


Como atrações extras da fuzarca, serão contratadas bandas de sopro de Parintins e baterias de escolas de samba de Manaus.

Desfile das escolas de samba terá 12 horas de duração


Pela primeira vez na História, o desfile das escolas de samba do grupo especial, que ocorrerá em um única noite, neste sábado-gordo, 14, será uma verdadeira maratona audiovisual, com 12 horas de duração.

O ideal seria o desfile ser dividido em duas noites, como acontece no Rio de Janeiro e em São Paulo”, diz o estudante Paulo Vítor, torcedor da verde-e-rosa da Praça 14.

Sua escola será a última a desfilar, provavelmente já com o dia amanhecendo.

A decisão estapafúrdia de nove escolas desfilarem em um único dia foi acordada após uma reunião de duas horas e meia, entre os presidentes de todas as escolas de samba do grupo especial e a Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC).

Entre outros detalhes, ficou decidido que, cada escola, terá 65 minutos para desfilar, com 5 minutos de intervalo.

As apresentações começam a partir das 19h10.

As agremiações obedecerão a seguinte ordem de apresentação: 1ª) Império da Kamélia. 2ª) Andanças de Cigano. 3ª) Unidos do Alvorada. 4ª) Grande Família. 5ª) Sem Compromisso. 6ª) Mocidade Independente de Aparecida. 7ª) Balakublaku. 8ª) Reino Unido da Liberdade. 9ª) Vitoria Régia.

Duas escolas devem cair para o grupo de acesso.

Uma única escola do grupo de acesso vai subir pro grupo especial.

Carnaval popular na Terra do Guaraná


Pra quem não sabe, Maués tem belas praias, uma boa culinária amazônica e a hospitalidade de um povo festeiro.

O atual prefeito do município, Padre Carlos Goés, que, mesmo sendo religioso, adora um carnaval do jeito que o diabo gosta, está apoiando totalmente as escolas de samba e os blocos da cidade.

Desde o começo do mês, os finais de semana são movimentados por promoções e eventos das escolas, dos blocos e da própria Prefeitura.

No dia 7, rolou o Baile da Cidade, intitulado “Uma Noite em Dubai”, que escolheu a Rainha e o Rei Momo.

No dia 8, aconteceu a chegada da Camélia, uma tradição de 30 anos, que culminou com uma animada batalha da maisena.

A programação para esse final de semana é a seguinte: dia 14, banho de cheiro e desfile dos blocos de acesso (Bloco da Saúde, Fura Olho, Fla Maués, etc).

Dia 15, desfile dos blocos do grupo especial (Tradição, Mortos Vivos, Toca Folia, Os Brotinhos, Vira-Copus, etc).

Dia 16, desfile das escolas de samba (Unidos do Ramalho Junior, Mocidade de Santa Luzia, Império Verde e Rosa e Em Cima da Hora) e dia 17, arrastão do povo.

Blocos fazem a alegria dos foliões de Educandos


A 34ª edição Carnaval Popular de Educandos, que vai rolar do sábado-gordo, 14, até a madrugada da quarta-feira de cinzas, 18, na Praça do Amarelinho, será marcada, mais uma vez, pela presença dos blocos de rua da própria comunidade.

Ao todo são cinco blocos que garantem mais animação para o público presente: Bloco do Defunto, dos Assombrados, dos Vagabundos, da Rã e das Virgens.

Cada um deles traz um tema criativo que provoca muita surpresa.

Segundo o coordenador da fuzarca, o ex-deputado estadual e artista plástico Erasmo Amazonas, um dos enredos mais engraçados se chamava “Vou assombrar o seu marido pra ficar com a sua mulher”, tema do Bloco dos Assombrados.

Além de tradicional, o carnaval da Cidade Alta já foi prestigiado por grandes nomes da política amazonense como Gilberto Mestrinho e Artur Neto.

Também já recebeu um prêmio, em sua 10ª edição, por ser o carnaval mais animado da cidade.

Esse foi um dos momentos mais marcantes da história de nosso carnaval”, relembra Erasmo Amazonas.

O pega pra capar das pequenas escolas de samba


Nesta quinta-feira, 12, cinco escolas do grupo de acesso C entram no Sambódromo para mostrar seu carnaval.

Cada uma delas terá 40 minutos para atravessar os 480 metros de passarela, o que significa que Mocidade do Coroado, Leões do Barão Açu, Império do Mauá, Legião de Bambas e Gaviões do Parque vão desfilar em trote acelerado, percorrendo 12 metros por minuto.

É desfile de banda de carnaval fugindo da polícia.

Pior destino vão ter as escolas dos grupos de acesso B e A, que desfilam na sexta-feira, 13: elas terão somente 30 minutos para desfilar., ou seja, precisam percorrer 16 metros por minuto.

É desfile de maracatu do baque solto, com os guerreiros de lança correndo atrás da Calunga.

Primeiro desfilam as escolas do grupo B: Presidente Vargas, Ipixuna, Meninos Levados, Vila da Barra, Unidos da Cidade Nova e Mocidade da Raiz. Aí, na sequência, desfilam as escolas do grupo A: Império do Havaí, Primos da Ilha, Beija-Flor do Norte, Acadêmicos da Cidade Alta, Unidos do Coophasa e Dragões do Império.

Sinceramente, ninguém merece esse pega pra capar!

Grupos de sopro são a coqueluche desse carnaval

O som rasgado dos instrumentos de sopro está disputando na raça mais espaço no carnaval e empurrando a turma da percussão para a cozinha.

Este ano, saxofones e clarinetas vão tagarelar e marcar o ritmo em vários pontos da cidade.

As festas comandadas pelas bandas de metais vão bater novo recorde”, diz Biafra, vocalista da famosa Demônios da Tasmânia.

Serão ao menos 60 bandas de metais animando as batalhas de confete de blocos e bandas carnavalescas.

Muitas bandas de sopro são oriundas da prestigiada Banda Marcial da Polícia Militar, mas muitos moleques que colocaram a mão nos instrumentos a partir do Liceu Cláudio Santoro estão se juntando para engrossar a corrente.

É o caso da Fanfarra do Nelsinho, que vai estrear esse ano na Banda do Jamelão.

No último sábado, eles participaram do esquenta da Banda do Caxuxa, que vai contar com os naipes de metal do Sargento Ramalho.
Esse formato têm envolvido e cativado as pessoas no carnaval, por isso a cena cresce cada vez mais”, opinou Denilson Novo, do Cauxi Eletrizado, que toca temas de filmes nacionais e estrangeiros junto a 10 integrantes em ritmo de marchinha, coco, funk, maracatu e outros.

Nenhum comentário: