Espaço destinado a fazer uma breve retrospectiva sobre a geração mimeográfo e seus poetas mais representativos, além de toques bem-humorados sobre música, quadrinhos, cinema, literatura, poesia e bobagens generalizadas
quinta-feira, maio 21, 2009
Wagner Tiso autografará CD na Saraiva MegaStore
Na próxima terça-feira, 26, o maestro Wagner Tiso será homenageado na Saraiva MegaStore no Manauara Shopping.
Na ocasião, o artista participará de um bate-papo às 19h com os fãs e autografará o seu CD mais recente, “Samba e Jazz – Um século de música”.
A partitura da música “Coração de Estudante”, composta em parceria com Milton Nascimento, está exposta no setor de música da loja.
Esse é o 350 disco de Tiso, que ano que vem completa 50 anos de carreira. Nessa obra, o maestro, compositor, pianista e arranjador reúne dois dos gêneros mais importantes da música das Américas, fruto do casamento entre a música negra e a européia.
Além da origem comum, ou seja, a força da música negra transportada pelas levas de escravos e miscigenada através do contato com as culturas européia e local, o samba e o jazz tiveram seus registros fonográficos pioneiros realizados exatamente no mesmo ano, 1917.
Em Nova York, a Dixieland Jazz Band, um conjunto formado por músicos brancos de Chicago, gravou Tiger Rag. No Rio de Janeiro, no mesmo ano, gravava-se pelo telefone, oficialmente uma composição de Ernesto dos Santos, o Donga, com Mauro de Almeida e, extra-oficialmente, uma criação coletiva dos participantes das rodas de samba de Tia Ciata.
“A nossa idéia era mostrar o jazz e o samba num recorte que privilegia dos anos 20 até os 60, mais ou menos”, diz Wagner Tiso, que em sua formação e ao longo da carreira transitou com desenvoltura entre standards de jazz e o samba, desde os primeiros grupos de jazz na adolescência e passando pela noite carioca da década de 60.
“Os dois estilos tem a mesma origem; o jazz, mais do que o samba, usufruiu muito da harmonia européia. Mas o samba também, já que gerou a bossa-nova que por sua vez tem muito dessa harmonia do jazz”, explica.
O CD abre com uma canção de Sinhô inédita em registros fonográficos e traz homenagens a grandes nomes dos dois gêneros, de Ary Barroso a Paulinho da Viola, de John Coltrane a Miles Davis; como solistas, Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Hamilton de Holanda, Nivaldo Ornelas, Victor Biglione, Nicolas Krassik, Lula Galvão, Carlos Prazeres e Marcelo Martins.
Entre os solistas convidados, alguns dos maiores nomes do instrumental brasileiro como Paulo Moura, Hermeto Pascoal (participando pela 1ª vez de um CD de Tiso) e Nivaldo Ornellas, assim como solistas já consagrados (Victor Biglione, Hamilton de Holanda, Lula Galvão) e novos grandes intérpretes como Nicolas Krassic, violino, e Carlos Prazeres, oboé.
Para maiores informações, falar com:
Andreia Mayumi
Assistente de comunicação
Saraiva MegaStore Manaus
(92) 3236 9200 R-2033 / 8102 7432
andreiam@livrariasaraiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário