Espaço destinado a fazer uma breve retrospectiva sobre a geração mimeográfo e seus poetas mais representativos, além de toques bem-humorados sobre música, quadrinhos, cinema, literatura, poesia e bobagens generalizadas
terça-feira, janeiro 26, 2010
Que mané-axé que nada: Caboco Capiroba e Xangai em Salvador
Na próxima sexta-feira, dia 29, o grupo Caboco Capiroba recebe o cantador Xangai para fechar com chave de ouro a temporada de janeiro no Goethe Café (Pátio do ICBA), na capital baiana.
Além do repertório autoral do grupo, que valoriza ritmos como o Baião, o Xote e o Coco, a apresentações são agraciadas com poesias e com a participação de importantes artistas como Wilson Aragão, Maviael Melo e Walter Queiroz Jr.
Nascido da profunda afinidade musical entre seus integrantes, o grupo Caboco Capiroba surgiu como uma nova opção para os apreciadores da boa música brasileira.
Numa época em que a cultura é tratada como produto comercial, o grupo se une aos que visam resgatar a força da música popular.
Apesar de não seguir os padrões da produção atual, a banda agrada a todo tipo de público, já que traz, dentro da simplicidade, a tradição da música brasileira.
O seu trabalho é baseado em músicas autorais.
Caboco Capiroba se vale dos ritmos da música nordestina, com destaque para o Coco, o Xote e o Baião.
Naturalmente influenciado por Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Xangai e Elomar, derrama em suas letras a temática tradicional do sertão e da condição humana.
Os temas são enriquecidos com a força da cultura do recôncavo.
Em 2008, a banda foi vice-campeã do Festival Bond Canto e do Festival Lado B de Música.
Ela foi também selecionada como finalista do Festival Edésio Santos da Canção, em Juazeiro, novembro de 2009.
O nome do grupo é do personagem do livro “Viva o povo brasileiro” de João Ubaldo Ribeiro. Trata-se de um caboclo antropófago, cujo prato predileto era a carne holandesa.
Dessa analogia pode-se tirar o contraponto entre a “cultura” estrangeira que se impôs como principal “prato” do brasileiro e a preocupação de valorizar as nossas raízes.
O espírito do Caboco está fortemente ligado ao meio ambiente e à cultura popular.
Integrantes/Contatos:
Clara Elisa: (71) 8846-0655
João Espinheira: (71) 9979.6560
Mario Espinheira: (71) 3671.1655; 8797.2434
Moisés Capiroba: (71) 3623. 3686
E-mail: bandacabococapiroba@gmail.com
Entre jardins e varandas, o Goethe Café é um ambiente aconchegante e um dos mais importantes espaços culturais de Salvador.
Além da boa música, oferece variado cardápio que vai dos simples petiscos aos pratos mais requintados. O couvert será de dez reais.
Maiores informações: 8797.2434 - 3336.4721.
MARAVILHAAA!!!
ResponderExcluirMARAVILHAAA!!!
ResponderExcluirMARAVILHAAA!!!
ResponderExcluir