quarta-feira, março 02, 2011

Seção Pasquale: a origem da expressão "criou o maior pé de pica!"


A aparência curiosa de uma planta chamou a atenção de moradores do município de São José de Ribamar (MA).

O maracujazeiro de apenas dois anos, brotou frutos cujo formato é semelhante à genitália masculina.

A dona de casa, Maria Rodrigues de Aguiar Farias, 53 anos, é a proprietária do maracujazeiro e explica como tudo começou.

“Minha filha me deu as sementes há dois anos. No começo até recusei, pois maracujá dá em todo lugar, mas ela insistiu disse que seria um bom lugar para descansar embaixo da sombra e acabei aceitando”, acrescentou.

Ela alega que a semente é parecida com a semente do maracujá tradicional, contudo, acha que não é maracujá. “Estou curiosa para saber que gosto tem”.


Segundo dona Maria, os frutos começaram a brotar no mês passado e a descoberta foi feita por seu filho que imediatamente comunicou o fato. “Mamãe, está nascendo um pé de pica no nosso quintal!”, contou.

O desenvolvimento da planta deve-se também a extrema dedicação da vizinha Maria Elizabeth da Cruz, que diariamente regava o maracujazeiro. “Eu sempre regava o pé, mas nunca imaginei que fosse ficar nesse formato. É muito estranho e engraçado. Parece muito com aquilo”.

Dona Maria Rodrigues afirma que várias pessoas mostraram-se interessadas no cultivo deste exemplar. “Vou distribuir as sementes para as pessoas que me pediram”.

A visitação tornou-se frequente, porém, sempre sob os olhares atentos da dona. E dentre os curiosos estava o jornalista ribamarense Edson Rêgo, que propôs a divulgação do fruto.

Totalmente Orgânico

O fato mais intrigante é que Maria Rodrigues nega qualquer tipo de manipulação. “Eu só plantei e ela ficou assim. Meus vizinhos já batizaram de maracujá pica”, ressaltou.

Os engenheiros agrônomos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) ficaram surpresos com o fato.

Os técnicos da Aged optaram por analisar a planta e posteriormente elaborar um parecer a fim de esclarecer as possíveis causas para a anomalia do maracujazeiro.

(Fonte: jornal O Imparcial, enviado pelo arquiteto Mario Toledo)

Um comentário:

  1. Anônimo3:02 AM

    A planta é conhecida como maracujá açu, maracujá tambo e é cultivada na terra firme e em cotas altas nas várzeas em quintais,sítios e roças de sistemas de produção tradicionais como os da Região do Alto Solimões, Amazonas. Tem mais valor de uso que de troca e por isso quase não é visto em mercado e feiras. Quando maduro fica com uma cor amarela clara, um cheiro característico e uma polpa comestível quase insípida. Quando maduro atrai um tipo de morcego que consome o fruto. Tende a desaparecer com as transformações nos sistemas de produção tradicionais pela agricultura moderna. A variabilidade do formato do fruto é grande.

    ResponderExcluir