quinta-feira, fevereiro 07, 2019

O portal mais cult da taba manauara



As atividades técnicas relacionadas ao beta-teste de um novo portal que estou colocando no ar tem me impedido de atualizar este bloguinho velho de guerra, mas não vou abandoná-lo tão cedo.
Aliás, a primeira coisa que fiz foi abandonar as redes sociais já que não dá pra chupar cana e assoviar ao mesmo tempo.
Mas como assim um novo portal se já existem mais de 200 milhões de tralhas iguais a essa infestando a blogosfera brasileira?
So sorry, carniça, mas meu novo portal não tem nada a ver com isso tudo que vocês encontram por aí. Aliás, não é nem parecido com isso tudo que vocês encontram por aí.
Ele está mais para uma biblioteca virtual de coisas relevantes do que para um site de notícias descartáveis das quais amanhã você nem vai lembrar do que leu. 
Por exemplo, ele tem uma lupa, ali ao lado do “Conversa de Botequim”. Clique nela e digite qualquer porra. O diabo da lupa vai te dar uma quantidade de textos tão legais que você sequer imaginaria existirem em um só lugar. 
Não bastasse isso, há as viagens individuais, zona por zona:
NOTÍCIAS & OPINIÃO – Matérias factuais, locais e nacionais, que sejam relevantes. Artigos opinativos de José Nêumanne, Fernando Gabeira, Gaudêncio Torquato, Carlos Brickmann, Augusto Nunes, Ricardo Noblat, etc.
CRÔNICAS IMORTAIS – Publicação das melhores crônicas de Rubem Braga, Mouzar Benedito, Paulo Mendes Campos, Joaquim Ferreira dos Santos, Carlinhos de Oliveira, Sérgio Porto, Fernando Sabino, Luís Fernando Veríssimo, Edney Silvestre, Ruy Castro, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, etc.
CAXUXA BLUES – Histórias do bairro da Cachoeirinha e de seus moradores. Minhas lembranças de infância e adolescência.  Sim, eu sou meio exagerado. Ainda mais, jogado aos seus pés.

VERSO & PROSA – Dicas de livros, roteiros de sebos, biografias de escritores e poetas, registros de lançamentos literários. Muito material inédito ou atualmente fora de circulação. Iniciamos a publicação de “Inventário de Sombras”, do José Castello. Já estão lá os perfis de Clarice Lispector, João Antônio, Caio Fernando Abreu e Hilda Hilst
MEMÓRIA VIVA – Depoimentos de gente selecionada sobre os tempos de outrora. Já estão no arquivo as lembranças de Jefferson Peres sobre a Manaus dos anos 40, 50 e 60, de Luis Carlos Miéle sobre o Rio de Janeiro dos anos 50, 60 e 70, e de Agripino Grieco sobre Paraíba do Sul dos anos 20 e 30. Estamos, no momento, publicando a biografia do gaúcho Lupicínio Rodrigues. O próximo da lista será o cartunista Nássara.
MUSICOTERAPIA – Dicas de discos e shows musicais, curiosidades sobre ritmos, biografia de cantores, letras traduzidas, etc. História do rock, reggae, funk, hip hop, música eletrônica, etc. Uma verdadeira biblioteca musical. Iniciamos a publicação da história do Samba.
CAUSOS DE BAMBAS – Histórias, anedotas, chistes e folclore político do Amazonas, do Brasil e do mundo. Textos de Marcos de Vasconcellos, Sebastião Nery, Luiz Rodrigues e outros cabrones. Já devo ter coletado pelo menos umas 1.500 histórias para postar, envolvendo cantores, jogadores de futebol, escritores, políticos e gente anônima. Serão publicadas na medida do possível.
HUMOR COM AGÁ Sim, é onde o jornalista Agamenon Mendes Pedreira, criação de Marcelo Madureira e Herbert Aranha, reina impunemente. Mas há textos escolhidos do meu livro, “Alô, Doçura”, e de escritores politicamente incorretos como Edson Aran, Xico Sá, Fausto Wolff, Millôr Fernandes, Uilcon Pereira, Paulo Francis, Henry Louis Mencken, Ivan Lessa, etc.
CONVERSA DE BOTEQUIM – Entrevistas com grandes nomes da nossa cultura. De Millôr Fernandes a Enoli Lara, de Ziraldo a João Gordo, de Emicida a Aldir Blanc. Entender o que esses caras pensam é um bom caminho em busca do conhecimento.
VIDA BOEMIA – Dicas de bares, restaurantes e churrascarias de Manaus. 
KAYA NA GANDAIA – Roteiros e dicas de turismos tanto no Amazonas quanto no Brasil e no exterior, dando preferência aos locais menos badalados ou “off-road”.
Como o portal continua sendo um projeto em aberto, estou aberto às sugestões. 
Por enquanto, é isso. There is it.
PS: Pra dar uma zapeada no bicho, sem compromisso, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário