terça-feira, setembro 17, 2019

Prefeitura de Manaus vai restaurar o antigo Hotel Cassina



O antigo Hotel Cassina, localizado na esquina das ruas Bernardo Ramos e Governador Vitório, no Centro de Manaus, passará por uma restauração.

A obra será lançada nesta quarta-feira, 18, com a assinatura da ordem de serviço com a empresa vencedora da licitação, a Construtora Biapó, a mesma que fez a restauração do Mercado Municipal Adolpho Lisboa.

O restauro da obra obteve aprovação junto ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Após o lançamento do projeto de restauro, o prefeito Arthur Neto deve realizar uma visita às demais obras de revitalização do centro histórico em execução e que integram o programa “Manaus Histórica”, um dos eixos temáticos das ações planejadas em homenagem aos 350 anos da cidade.

A visitação será guiada pelo diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Cláudio Guenka, nas obras do Pavilhão Universal, na praça Adalberto Vale; ao prédio da antiga Câmara Municipal, na avenida 7 de Setembro; e na Biblioteca Municipal João Bosco Evangelista, situada na esquina da rua Monsenhor Coutinho com a praça Antônio Bittencourt.



Situado na antiga Praça da República, atual Dom Pedro II, em um prédio de dois andares, o Hotel Cassina teve como primeiro proprietário o italiano Andréa Cassina.

A referência mais antiga que existe sobre o início de suas atividades é um anúncio publicado no jornal Amazonas, de 1º de setembro de 1897.

Em 1905, o hotel já estava sob a gerência da empresa Luiz Pinto & Cia., quando passou por reformas e foi reinaugurado na véspera de Natal daquele ano, com uma nova denominação: Grande Hotel Cassina.

Devido ao declínio da economia gumífera em Manaus, o estabelecimento, outrora frequentado pelos barões da borracha, transformou-se em uma hospedaria e casa de jogos.

De Cassina, o hotel passou a ser chamado, popularmente, de Cabaré Chinelo, denominação que utilizou até o encerramento de suas atividades.

Atualmente, o prédio encontra-se em ruínas e somente as quatro paredes externas ainda permanecem de pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário