domingo, dezembro 22, 2019

Pandemônio na casa do seu Albino



Albino Filho e Ricardo Pinheiro

Junho de 1978. O Brasil vai disputar o terceiro lugar contra a Itália, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. Umas 30 pessoas resolvem assistir à partida na casa do seu Albino Maia, pai de Manuel Augusto, Carlos Barriga e Albino Filho, na Rua Itacoatiara, entre as ruas Urucará e Maués, municiados com uma tonelada de morteiros.

Entre os presentes estão Sadok, Amélia, Sici Pirangy, Soraya, Manuel Augusto, Socorrinha Macedo, Carlos Barriga, Fátima, Antídio Weil, Betinha, Ricardo Pinheiro, Cleber Weil, Albino Filho e Maria Angélica.

Sentado na sua cadeira de rodas, o velho Albino cantou a pedra:

– Se forem soltar foguetes, façam isso lá no quintal!

O técnico Cláudio Coutinho coloca em campo a força máxima da seleção brasileira: Leão, Nelinho, Oscar, Amaral, Rodrigues Neto, Batista, Toninho Cerezo, Jorge Mendonça, Gil, Roberto Dinamite e Dirceu.

Aos 37 minutos do primeiro tempo, durante um contra-ataque rápido, a Itália faz 1 a zero, gol de Franco Causio, de cabeça. O ambiente na sala é de funeral.

No intervalo, Cláudio Coutinho resolve ir pro tudo ou nada: substitui Toninho Cerezo por Rivelino e o ponta direita Gil, pelo centroavante Reinaldo. O Brasil vai pra cima dos italianos numa blitzkrieg avassaladora.

Aos 18 minutos, o lateral direito Nelinho empata o jogo com um gol antológico: o goleiro italiano esperava um cruzamento, a bola fez uma curva fechada na marca da pequena área e estufou a rede com violência.

A sala inteira explode no grito de gol e tome foguete sendo solto a partir da própria janela da sala.

Seu Albino Maia quieto.

Dez minutos depois, Rivelino lança uma bola no meio da área, Roberto Dinamite sobe pra matar no peito, mas a bola bate no seu peito e quica pra fora da área.

Dirceu nem deixa a bola tocar no chão: mete um voleio sensacional e estufa a rede pela segunda vez. O ambiente na sala é de hospício.

Socorrinho Macedo se aproxima da janela, acende um morteiro de três tiros, aí, de repente, fica nervosa, começa a tremer, solta o morteiro dentro da sala e se esconde atrás de um estofado.

Pânico no bordel. Metade dos presentes abandona a sala pulando pela janela.

A outra metade sai correndo em direção ao quintal, incluindo seu Albino na sua cadeira de rodas, desenvolvendo uma velocidade supersônica.

A explosão do morteiro quase leva a casa pelos ares.

Se o Brasil não tivesse conquistado o terceiro lugar da Copa do Mundo, a Socorrinha Macedo teria sido excomungada no mesmo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário