Pesquisar este blog

terça-feira, abril 10, 2012

Morre Armando Soares, dono do mais tradicional bar de Manaus


Marina Souza e Tiago Melo
Do G1 AM

Morreu, por volta de 13h35 desta terça-feira (10), aos 77 anos, Armando Soares, dono de um dos estabelecimentos mais tradicionais da capital amazonense, o Bar do Armando.

O comerciante português estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Beneficente Portuguesa, no Centro de Manaus, e foi vítima de falência múltipla de órgãos.

De acordo com o primo de Armando, Ari Vieira, o comerciante foi internado no dia 31 de dezembro após sentir dificuldades respiratórias. Boletim médico comprovou pneumonia.

Vieira contou ao G1 que Armando sofria de leucemia há anos, mas que a doença estava controlada.

Ainda segundo Ari Vieira, o corpo de Armando será velado, a partir das 19h desta terça-feira (10), na Funerária Almir Neves, localizada na Rua Monsenhor Coutinho, rua paralela à do Bar do Armando.

O enterro acontecerá às 16h da quarta-feira (11) no Cemitério São João Batista, na Zona Centro-Sul da capital.


Armando Soares foi também um dos criadores da famosa Banda da Bica, que todos os anos arrasta milhares de foliões durante o carnaval amazonense.

Formada em uma roda de amigos no Bar do Armando em 1987, a folia desfila anualmente pelas ruas do centro de Manaus, saindo da Avenida Eduardo Ribeiro em direção à Avenida Getúlio Vargas, com letras que fazem críticas ao cenário político local.

Em 2012, a Banda da Bica não foi às ruas devido ao estado de saúde de Armando.

Na ocasião, Mário Adolfo, um dos fundadores da banda, afirmou que a banda não sairia às ruas em respeito ao patrono da Bica. "Estamos sem clima para comemorações", disse.


Segundo o genro de Armando, Roberto Carvalho, o bar ficará fechado durante tempo indeterminado em sinal de luto e respeito à memória do português.

Para Carvalho, a notícia representa uma perda incalculável.

"A morte do Armando é uma perda para o bar, para a cidade e, principalmente, para os familiares. O Armando foi o exemplo de um homem que soube vencer na vida. Estou sem palavras".

Um comentário:

Anônimo disse...

Querido Simao,
Meus sentimentos nesse mommento e obrigado por ter apresentado o Grande Armado.