Pesquisar este blog

segunda-feira, junho 22, 2009

Pajés contra o calote


Márcio Souza

Vai fazer um ano que levei calote do Bumbá Garantido. Eu e o poeta maior Thiago de Mello. O Fred Goés foi o responsável por me atrair para esta cilada, que aceitei por nele confiar, mas que no final se mostrou em nada diferente dos cafajestes que compõem a diretoria daquele malfadado boi.

Poderia ter procurado a Justiça, mas optei por força maior e contratei dois pajés do alto rio Negro. E dou os nomes: Yerenje Punã e Ulemun Simy, o primeiro da etnia uanana e o segundo da etnia barasana. Yerenje é conhecido como o mais importante e poderoso pajé de fumaça do rio Tiquiê, enquanto Ulemun é famoso pelos efeitos letais de seus feitiços. Ambos são procurados por políticos, ecologistas e empresários.

Recentemente Ulemun conseguiu levar a falência a Chrysler, a pedido de um CEO da Ford Motors. Foi ele o responsável pela perda dos mandatos de vários vereadores. Yerenje também não faz por menos e, a pedido do Partido Socialista italiano, está acabando com a reputação do Berlusconi. Em trabalho conjunto para o Greenpeace, eles conseguiram abalar os pecuaristas ilegais do Pará, fazendo os maiores supermercados recusarem carne bovina não certificada.

Foi a estes dois que recorri para me vingar do Garantido. Para começar, os dois pajés dobraram o seu arsenal de feitiçaria, quando souberam que o Kiunaçu-té (O Grande Poeta Branco), como Thiago de Mello é conhecido no alto rio Negro, também havia sido enganado. E vou logo avisando à torcida do boi vermelho de vergonha que tudo o que aconteceu até agora é café pequeno para o que está por vir.

A menos que os dirigentes trambiqueiros cumpram com suas obrigações, o Garantido vai ser derrotado nos próximos sete anos. E provavelmente nunca mais ganhará um título já que nos próximos anos vai surgir um terceiro boi em Parintins, de cor branca (ver Nostradamus – centúria 3452 – onde está escrito: “No alvorecer do terceiro milênio a ilha cercada pelo grande bosque verá surgir um alvo bovídeo, que esmagará o vermelho e não permitirá o triunfo da buchada de bode”). O boi Branco vai arrebatar as massas e tirar da jogada o boi que representa a mediocridade e a falta de caráter.


Vocês viram as águas do rio subir e lamber o terreiro do maldito, viram a improvisação na confecção dos carros e das fantasias, mas ainda verão coisa pior. Verão a Sinhazinha da Fazenda pegar curuba braba, o Pajé com diarréia e os levantadores com faringite aguda.

Na primeira noite o tripa vai ter cãibras que fará o boi desmunhecar, a torcida organizada terá soluços e vai errar a coreografia e as alegorias encrencarão antes de entrar na arena.

Na segunda noite o presidente vai escorregar no banheiro e quebrar a perna boa, o marido da amante do tesoureiro vai descobrir tudo e tentará lavar a honra a terçadadas e a Cunhantã Poranga vai aparecer com quatro espinhas pustulentas no nariz.

Na terceira noite o feitiço vai recair nas tribos, que não poderão executar as coreografias do Chico Cardoso porque vão amanhecer todos com torcicolo.

Se ainda estão duvidando do poder xamanístico desses dois pajés do alto rio Negro, notem como eles conseguiram retardar o pedido de obras de ampliação e melhorias do bumbódromo, obrigando a noite de abertura acontecer numa praça de Parintins.

E se esta ação atingiu os dois bois, fica claro que em nada prejudicou o Caprichoso, que está se preparando para mais uma vitória, não teve seu terreiro alagado, sua diretoria não é confundida com um bando de meliantes e seus artesãos e criadores são tratados com respeito e, mais importante, não são caloteados.


Fonte: jornal A Crítica, domingo, 21 de junho de 2009

2 comentários:

Anônimo disse...

Ops!
O feitiço vai virar contra o feiticeiro...AGUARDEM!!!!

Eaew é só CHORAR...SÓ CHORAR!

A VERDADE É QUE ESSA CONTRARIADA ESTÁ MORRENDO DE MEDO DE PERDER, POIS SERÁ A MAIOR HUMILHAÇÃO PERDER PARA UM BOI "CALOTEIRO" E ALAGADO...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Vai encontrar JESUS Márcio de Souza....dinheiro nenhum justifica tanta maldade tanto rancor, vc tem sim que procurar seus direitos, trabalhou tem que receber, mais dai a falar todas essas coisas feias!!!Lembre-se tudo que desejamos aos outros recai 3 vezes sobre nós, seja bom ou ruim!!
A ia me esquecendo....
GARANTIDO CAMPEÃO 2009