Pesquisar este blog

terça-feira, junho 09, 2009

Nordeste independente


Na próxima quinta-feira, dia 11, Salvador terá uma noite diferenciada, unindo duas atrações que vêm crescendo no cenário musical baiano: o grupo Caboco Capiroba e o cantador Sapiranga.

O evento será realizado a partir das 20 horas, no Tarrafa Bar e Galeria, no Rio Vermelho, com o convite promocional sendo vendido a cinco reais. A jornalista Suzana Tavares vai estar no local para ciceronear meus brothers. Aproveite.

O show “Nordeste Independente” destacará ritmos como o xote, o baião, o xaxado, o coco, o maracatu e até samba-de-roda, incluindo clássicos de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Zé Ramalho, João do Vale e Lenine, entre outros nomes representantes da música popular nordestina.

O grupo Caboco Capiroba fará um show baseado em músicas próprias, em cujas letras ressurgem a temática tradicional do sertão e da condição humana. Os temas são enriquecidos com a força da cultura do recôncavo. Com menos de um ano de carreira, o grupo tem se firmado como uma nova opção para os apreciadores da boa “música brasileira de raiz”.

Em 2008, o Caboco Capiroba foi vice-campeão do Festival Bond Canto e do Festival Lado B de Música e, no final de janeiro, a atração especial da festa de aniversário do escritor João Ubaldo Ribeiro.

O grupo é formado por Clara Elisa (vocalista e percussionista), os primos João e Mario Espinheira (ambos vocalistas, violonistas e compositores), Moisés Capiroba (que já incorporou o nome do caboclo, percussionista, efeitos especiais e compositor). Conta ainda com a participação especial do flautista Antônio Geraldo.


O cantador Sapiranga é natural de Gandu, sudeste da Bahia, de onde traz o universo cultural da Zona da Mata que enriquece suas músicas e interpretações. Violonista autodidata, fez carreira em São Paulo, para onde partiu em 1997.

De volta ao estado natal, em 2008, já se apresentou com Riachão, Xangai, Lui Muritiba, Gereba, Bule Bule, Franklin Machado e Laura Dantas. Em 2005, lançou seu primeiro CD, intitulado “Pássaro noturno”.

Pelas mãos de Sapiranga, o cancioneirismo rústico da Zona da Mata se encontra com a leveza do samba urbano. “É uma fusão muito importante. Tratamos esse dois gêneros de raiz com muita modernidade e contemporaneidade”, ressalta o cantador.

Sapiranga se apresenta com seu inseparável companheiro, o violão, além do acompanhamento de percussão.

A originalidade e respeito à tradição são destaques destas duas atrações que fogem do modelo comum imposto pela indústria da cultura. Maiores informações: 8797-2434 ou 9979-6560.

Nenhum comentário: