Pesquisar este blog

sábado, abril 08, 2017

Leitura recomendada para o fim de semana




Memória Viva. Seu encontro com o passado, sem ranço de nostalgia ou mimimi de que o mundo está cada vez pior. Os destaques dessa seção ficam por conta do ex-senador Jefferson Peres falando sobre a Manaus dos anos 40 e 50, o multimídia Luiz Carlos Miele falando sobre o Rio de Janeiro dos anos 60 e o escritor uruguaio Eduardo Galeano falando sobre o nascimento do Novo Mundo. Biscoitos finos em escala industrial.


Causos de Bambas. Histórias do arco da velha envolvendo artistas consagrados e pessoas anônimas, aqui da taba e do resto do mundo. Só pra distrair e pra ter assunto pra contar nas rodas de bar. Tem causos envolvendo Afonso Toscano, Paulo Mamulengo, Zeca Pagodinho, Carlos Paulain, Martinho da Vila, Chico da Silva, Aldisio Filgueiras, Gera da Portela, Mestre Marçal, Anísio Mello e grande elenco.



Boca do Inferno. As diatribes mais engraçadas, os escrachos mais abusados e as filosofias mais caricatas nas penas dos que manjam do assunto. Os textos do Millôr Fernandes, por exemplo, são de uma atualidade impressionante apesar de terem sido escritos nos anos 70 e 80. Além do supremo mandatário do humor brasileiro tem Fran Pacheco, Ivan Lessa, Xico Sá, Edson Aran e outros papas do besteirol tupiniquim.


Papo de Botequim. Entrevistas com nossos monstros consagrados da música, do teatro e da literatura. Algumas delas são imperdíveis: a do Sérgio Ricardo (o homem da violada no auditório da Record, durante um dos FICs), a do Aldir Blanc (pela primeira vez bem mais equilibrista do que bêbado), a do Mouzar Benedito (o maior contador de causos da atualidade), a do Wando (o maior colecionador de calcinhas usadas do país) e as duas do Jaguar (que, evidentemente, não precisa de apresentações).


Cabaré Chinelo. Como o próprio nome insinua, é a seção dedicada à sexolândia e suas variações mais radicais. Aqui, o buscador vai encontrar tudo o que procura: afrodisíacos, unguentos, orações, fetiches, botas de cano longo, sapatos de salto agulha, algemas, correntes, dicas, fofocas, lambanças, enfim, uma verdadeira rotisserie da putaria franciscana inventada nos mosteiros medievais. Recomenda-se navegar pelos posts usando camisinha ou luva cirúrgica.


Chumbo Grosso. É a seção mais politizada do site. Vale a pena ler (ou reler) as matérias sobre a “guerra dos turbantes”, aquela discussão bizantina entre a apropriação cultural de tradições afro feita pelos brancos desalmados, bem como os belíssimos textos desconstruindo o liberalismo e a Escola de Chicago feitos por Amyra El Khalili, professora de economia socioambiental e editora das redes Movimento Mulheres pela P@Z! e Aliança RECOs – Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras.



Leia. Divulgue. Compartilhe. O saber é a soma de conhecimentos da humanidade.

Nenhum comentário: