Espaço destinado a fazer uma breve retrospectiva sobre a geração mimeográfo e seus poetas mais representativos, além de toques bem-humorados sobre música, quadrinhos, cinema, literatura, poesia e bobagens generalizadas
Pesquisar este blog
quinta-feira, outubro 23, 2008
O que há para ler
Roberta Campos Babo
MACHADO DE ASSIS, da Nova Aguilar, reúne, em quatro volumes, a obra completa do escritor carioca. Modernizada, sem nenhuma distorção do escrito machadiano, a edição, organizada por Aluízio Leite, Ana Lima Cecílio e Heloisa Jahn, inclui os nove romances e os 190 contos, além de crônicas, poemas e peças de teatro.
A GUERRA DE CLARA, da Ediouro, é o relato de uma sobrevivente do holocausto. Na obra, Clara Kramer, em parceria com o escritor e roteirista Stephen Glantz, conta como foi a chegada dos nazistas na Polônia. No subsolo da casa de um anti-semita, a menina, então com 12 anos, e sua família passaram 18 meses escondidos em condições precárias. Lá foi forçada a lidar com o medo da morte.
A ILHA, da Intrínseca, narra a trajetória de mulheres de quatro gerações de uma família marcada pela paixão, pelo preconceito, e por acontecimentos do século XX como a Segunda Guerra Mundial. O romance da jornalista inglesa Victoria Hislop se passa numa colônia de leprosos, na Ilha de Spinalonga, na Grécia, onde estão guardados os segredos da família Petrakis.
Em O QUE VALE A PENA, da Geração Editorial, a assistente social americana Wendy Lustbader examina as experiências e conhecimentos das pessoas mais velhas. São histórias e lembranças que servem de lições de vida em busca do equilíbrio e felicidade, e que mostram como lidar com as adversidades.
Organizada pelo advogado Marcus Vinícius Cordeiro REMINISCÊNCIAS JURÍDICAS NA OBRA DE MACHADO DE ASSIS, da OAB-RJ, reúne seis contos em que o escritor retrata a figura do advogado e o meio jurídico como pano de fundo para as narrativas.
O PINTOR DE BATALHAS, da Companhia das Letras, é um "romance de idéias". O escritor espanhol Arturo Pérez-Reverte conta a história de um ex-fotógrafo de guerra, que, depois de 30 anos de carreira de sucesso, abandonou as câmeras para se dedicar à pintura de um grande mural em que tenta representar a essência da guerra. Mas a visita de um ex-combatente croata interrompe seu isolamento.
IMPROVISANDO SOLUÇÕES, da Editora Best Seller, aborda o jazz como fonte de lições de vida. A obra do jornalista Roberto Muggiati traz a história do ritmo e apresenta pequenas biografias das estrelas jazzísticas, como as de Louis Armstrong e Hermeto Pascoal, recheadas de curiosidades e boas soluções.
Clássico das Ciências Sociais, publicado no início da década de 1960, OUTSIDERS, da Jorge Zahar, é um estudo sobre o comportamento desviante. O cientista social americano Howard Becker mostra que os grupos considerados "anormais" pela sociedade têm suas próprias regras e seus conceitos de normalidade.
Da coleção Contos no Ponto, APANHANDO A LUA, da Editora Paulinas, reúne histórias para o público adolescente. A obra da professora Rosane Villela mostra o inusitado através de personagens como a velha que tem nome de Menina, o pai que vira filho quando vai à casa do pai e o filho que só conhece a mão pelo amor e pelo olhar.
robertababo@infolink.com.br
roberta.babo@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário