Pesquisar este blog

sexta-feira, fevereiro 07, 2020

Sábado magro é dia de entrar na BICA



Por Divaldo Martins (*)

O Bar do Armando é patrimônio cultural de Manaus. Não precisa de Decreto para esse reconhecimento. Lá, sob inspiração do deus Baco reúnem-se poetas, menestréis, compositores, sambistas, trovadores, doutores, professores, damas de todas as classes e desocupados geniais; gente de todos os matizes, e dos mais variados espectros políticos, credos e raças, nivelando-se em respeito, fraternidade, descontração e alegria.

O Bar do Armando é um ambiente acadêmico informal, enriquecedor, plural. Uma ode à diversidade. Frequenta-lo pelo menos uma vez por semana, por dois ou três anos, equivale a um doutorado em ciência política, arte, música, canto, humanidades.

Tem, ele, um grupo carnavalesco denominado "Banda Independente Confraria do Armando", resumidamente referido apenas como "Banda da BICA".

Um acontecimento político mundial, nacional ou local controverso, uma grande trapalhada de algum gestor público, não raro, é escolhido para o tema ou o enredo do samba da Banda para o carnaval do ano seguinte. Tudo com muita irreverência, poesia, riso, duplo sentido e finas ironias. Neste ano, o tema é a defesa da mata virgem amazônica, epicamente defendida pela “pirralha” sueca Greta Thunberg.

O desfile da Banda da BICA todo "sábado magro" de carnaval, pelas ruas do entorno do Teatro Amazonas, com a sua apoteose no Largo de São Sebastião (onde fica o Bar), é o maior evento do carnaval de rua de Manaus, reunindo, nos últimos anos, mais de 50 mil foliões por evento, a exigir um gigantesco e complexo esquema de segurança pública, de forma a não permitir ocorrência de atos vandalismo e violência, muito embora haja muitas ações de descuidistas, batedores de carteiras e de telefones móveis, cujas vítimas são, sempre, foliões desatentos, ou embriagados.

Convido a todas as amigas e a todos amigos deste seleto mundo virtual para, neste carnaval, irem (ou virem) se abeberar nessa fonte brasileira de sonhos...

(*) Divaldo Martins é juiz aposentado

Nenhum comentário: