Pesquisar este blog

quinta-feira, dezembro 11, 2008

Leônidas Arruda: o eterno guerreiro


Pedro Wilson Guimarães (*)



“Vai companheiro
vai meu irmão
no paraíso canta a canção
que diz da vida
que diz da morte
que anda solta no meu sertão/cerrado”


Geraldo Vandré



O Partido dos Trabalhadores perde Leônidas Arruda, fundador do PT de Goiânia, de Goiás, do Brasil. A CUT perde um militante, um dirigente, um lutador. A Universidade Católica perde um mestre. A Amazônia perde um poeta – assim como Thiago de Melo e como Chico Mendes – Leônidas Arruda era um Filho da Floresta. A OAB e os trabalhadores perdem um advogado militante, Leônidas Arruda era um defensor das causas do povo. O mundo perde um ativista: Morreu Leônidas Arruda, dos direitos humanos, do meio ambiente, da cultura popular. Todos perdemos. Hoje, todos nós nos sentimos assim meio órfãos.

Cumpre-nos a árdua tarefa de comunicar a população de Goiás, aos companheiros e companheiras do PT, aos amigos e amigas, muitos, de Leônidas Arruda, que ele partiu. E é com enorme pesar que comunicamos o falecimento do advogado e militante do Partido dos Trabalhadores, Leônidas Arruda. O corpo do "eterno guerreiro" vai para uma morada eterna para ficar eternamente em nossas lembranças. Memória viva de nosso Partido. Leônidas Arruda esteve em todos os momentos históricos, em todas as lutas travadas, como candidato, como dirigente, como militante, coordenador, colaborador, amigo e companheiro.

Em 1982, quando ninguém além de nós acreditava, lá estava ele, Leônidas Arruda, à frente da trincheira como candidato a Deputado Federal. Em 1985, quando Goiânia resgatou o direito de eleger diretamente o seu prefeito, estava Leônidas Arruda, candidato a vice-prefeito, travando a luta daquela gloriosa campanha inesquecível, que nos foi tirada na calada da noite. Enfim, esteve presente, sempre presente, em cada ato, em cada fato.

Ninguém, mais que Leônidas Arruda, se doou tanto à causa do povo. Militante fiel, combativo, fez do Partido dos Trabalhadores a sua trincheira para a defesa do que era certo, do que acreditava. Fez da profissão um sacerdócio na defesa dos mais humildes. Fez da vida uma poesia militante, atrevida, aguerrida, de combate. Um poeta amazonense que adotou Goiás para ser o seu refúgio e sua Pátria. Um goiano por adoção que viveu intensamente a alma do cerrado.

Leônidas combateu o bom combate em todas as direções, em todas as latitudes e longitudes, com fé e esperança, com sonhos e utopias, com intensidade e fervor. Um caminheiro da estrada da canção, dos versos, das causas e dos melhores sonhos sonhados pela humanidade peregrina de Deus que quer e merece uma sociedade melhor, mais justa e mais fraterna. Semeou a boa semente e deixou plantada no coração de milhares de amigos e companheiros a crença na liberdade, nos direitos humanos, na igualdade e no socialismo. Plantou no coração de Fabrício e Romero, seus filhos, os mais belos ideais de vida. E nós, que tivemos a honra de conviver por tantos anos na presença de Leônidas Arruda, afirmamos aqui que a luta continua.

Leônidas poeta, amante da palavra é preciso buscar em Thiago de Melo, outro poeta amazonense para lembrá-lo de forma plena: “Filho da floresta, água e madeira, voltei para ajudar na construção da morada futura. Raça de âmagos, um dia chegarão as proas claras para os verdes livrar da servidão”. E no adeus goiano de Leônidas Arruda, lembrar “Sob o olhar dos olhos d’água”, um poema seu, para eternizar a literatura: “Faça-se o poema em um piscar de olhos d’água; Poema do copo d’água, e do galhinho de (ARRUDA), que salvam as crianças, do mau olhado e do vento-caído”

Vai companheiro, vai meu irmão, no paraíso canta a canção. Vá juntar-se a Apolônio, Lélia Abramo, Mário Pedrosa, Paulo Freire e Florestan. Vá ter com Padre Josimo, Ricardo, Nativo da Natividade, também nossos irmãos, estrelas desta constelação. O Partido dos Trabalhadores guarda um luto vermelho, da cor da esperança. Goiânia, Goiás te reconhece filho desta terra: “Leônidas Arruda, Presente!!!”



(*) Pedro Wilson Guimarães. Deputado Federal PT/GO. Ex-Prefeito de Goiânia. Professor das Universidades Católica e Federal de Goiás.

Nenhum comentário: