Pesquisar este blog

quinta-feira, novembro 07, 2013

Instant karma


Aitel Benzberg

Duas impressões sobem em paralelo ao escutar esses descendentes de colombianos. Numa mão temos um trio familiar (na acepção do termo: Jim, Gian e Chris Ortiz são irmãos) reprocessando blues o mais longe possível da origem e vitaminando qualquer detalhe que o faça parecer sujo e transmissor de tétano ao menor contato – e na outra temos algo que vale a dica por si mesma: muito provavelmente são os caras mais desleixados que se prestaram a fazer algo no gênero.

São de Houston, Texas. Começaram no ramo sob o nome de Blues Condition, arranhando alguma coisa de Lightnin’ Hopkins e passando rapidamente para algo mais psicodélico – estacionando logo na sequência naquilo que fazem até hoje: blues rasgado, elétrico e descontroladamente alto.

Gravaram seu primeiro registro em 2003 na forma de um auto-financiado EP de 5 faixas com uma tiragem miserável (200 cópias), investimento que se mostrou acertado em análise posterior: foi graças ao boca a boca gerado pelo disquinho que continuam num ritmo pesado de turnê até hoje.


E a estrada é o ambiente natural dos caras, seja pra promover algum lançamento ou para simplesmente viver a vida.

Jim (guitarra, voz) costuma recordar: “crescer em Houston não foi nada divertido. Nossos pais eram controladores e cheios de restrições. O segredo foi esperar ficar mais velho e escapar daquilo”.

E seu pai devia ser mesmo um insuportável: depois de ter assistido um programa sobre ‘músicas satânicas’ resolveu confiscar tudo que Jim havia conseguido do Black Sabbath até então – e monitorar o que a rapaziada ouvia no rádio. Tempos difíceis.

Óbvio que isso só serviu pra injetar ainda mais rock nos irmãos.

Começaram a ensaiar escondidos quando os pais não estavam, trocaram figurinhas com outros ‘sem-futuro’ como eles e conheceram ZZ Top, Van Halen, Stevie Ray Vaughn, Led Zeppelin, Stones… o exército completo da danação.

Isso – mais o caminhão de blues que ouviam diariamente – foi determinante até na escolha das ferramentas (quase todo o catálogo da Fender), entre elas Blackface 68, Bandmaster 67, Bassman 70 – todas espetadas numa constelação de speakers 2×15 Fender 66. Sujeiragem velha da melhor qualidade.

Por fim, Amplified Heat serve muito bem ao propósito de quem não passa um dia sequer sem escutar velharia tipo Cream, Blue Cheer, Canned Heat… – gente assim, por assim dizer, da minha laia.

Nenhum comentário: