Nesta quinta-feira, 5 de setembro, o GRES. Reino Unido da Liberdade estará completando 38 anos de fundação. Para celebrar a data, a diretoria preparou uma programação que começa ao longo do dia de hoje, 4, a partir das 9h da manhã, com uma grande ação social na quadra Terreirão do Samba Mãe Zulmira Gomes, no Morro da Liberdade.
Entre outros serviços ofertado gratuitamente aos moradores estão Corte de Cabelo, Massoterapia, Esmaltação, Serviços de Estética, Palestras, Emissão de RG, Certidão de Nascimento, Carteira de Idoso e CadÚnico, Distribuição de Cestas Básicas e Atendimento Jurídico, Psicológico e Pedagógico.
Também será oferecido o Curso de Agente de Portaria, com 8 horas de duração e certificado, além do Aulão de Ritmos com Hudson Praia, Ellen Juliana e o grupo Vem Dançar. Por volta das 18h, após o encerramento da ação social, ocorrerá uma Celebração Ecumênica.
O famoso arrastão da quadra antiga para o Terreirão do Samba está previsto para começar às 19h30.
O evento musical se inicia às 20h, com o Grupo Pão Torrado, e às 22h será a vez da Bateria Furiosa da Escola apresentar o melhor do samba de enredo com a presença da Ala Show, Casais de Mestres-salas e Porta-Bandeiras, interpretes de escolas coirmãs. À meia-noite haverá a tradicional salva de fogos e os parabéns comemorativos os 38 anos de aniversário, com o samba correndo no pedaço até amanhecer o dia.
A Escola de Samba Reino Unido da Liberdade iniciou sua trajetória como Bloco de Empolgação em 1981, se transformou em Bloco de Enredo e depois em Escola de Samba do 2º Grupo. Em 1987 foi convidada para participar como Escola de Samba do 1º Grupo, hoje Grupo Especial, com as grandes escolas da época, e foi para a Avenida Djalma Batista com o enredo Hoje A Arte Vai Brilhar, levando para a avenida 1.900 figurantes e ficando em 4º lugar.
No ano seguinte, em 1988, trouxe do Rio de Janeiro o carnavalesco Oswaldo Jardim, que por sua vez trouxe Xangai para a conclusão dos carros alegóricos, revolucionando o carnaval daquele ano com belas alegorias gigantes e o enredo Conta Amazonas. Após o desfile, ganhou o favoritismo da imprensa e do público presente na Avenida, porém, para os jurados, lhe valeu o vice-campeonato com uma diferencia de 2 décimos.
Em 1989, com o enredo Mãe Zulmira: O Amanhecer De Uma Raça, desfilou com 4.200 figurantes, seis carros alegóricos, além de vários tripés, 160 destaques, bateria com 220 ritmistas, e consagrou-se a grande Campeã do carnaval naquele ano. Foi o seu primeiro campeonato como Escola de Samba do 1º Grupo.
Hoje, a Reino Unido da Liberdade é detentora de 13 títulos, sendo atualmente a tetracampeã do carnaval amazonense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário