Pesquisar este blog

sábado, novembro 28, 2009

Omelete de boto tucuxi


Lucimar Mamão e Neisa Andrade carregando Gilberto Mestrinho durante um comício na Compensa

Agosto de 1982. Depois de passar 18 anos sem participar de um comício em Manaus, Gilberto Mestrinho, candidato a governador pela segunda vez, está na ponta dos cascos para iniciar sua campanha vitoriosa. O primeiro comício será realizado no bairro da Alvorada.

A fim de consolidar a mística de “queridinho do mulherio amazonense” atribuída a Gilberto Mestrinho, seu secretário particular e responsável pelo guarda-roupa do candidato, Luiz Pacheco, treinou exaustivamente quatro guerreiras para a hercúlea tarefa de carregar o boto tucuxi no meio da multidão: Lucimar Mamão, Nega 70, Mariona e Neisa Andrade. Elas decoraram a coreografia direitinho.

No dia e na hora combinada, assim que o Opala preto estacionou nas proximidades do comício e Gilberto colocou as pernas fora do veículo, Lucimar Mamão e Mariona enfiaram as mãos entre as pernas do candidato, lhe levantaram que nem um paneiro de farinha, o acomodaram nos ombros e saíram desfilando pelo meio da multidão. As fogosas Neisa Andrade e Nega 70 iam na frente, abrindo caminho entre as pessoas.

O candidato começou a contorcer a cara de dor e gemer monocordicamente:

– Aiiiii, Pachequinho!... Aiiii, Pachequinho!... Aiiii, Pachequinho!...

Preocupado com a situação, Pachequinho saiu desesperado em busca de um médico, entre as dezenas de candidatos perfilados no palanque. Só faltava aquela: o boto ter uma nova crise renal no seu primeiro comício...

Quando Lucimar Mamão e Mariona conseguiram chegar ao palanque, Gilberto já estava pálido que nem defunto e suando frio. O médico Paulo Henrique Freitas, um candidato a deputado estadual convocado às pressas pelo Pachequinho pediu pra pessoas se afastarem do candidato majoritário enquanto ele tentava descobrir o que havia acontecido.

– Rapaz, eu não via a hora de chegar logo nesse palanque! – explicou Gilberto, enquanto procurava se recompor. “Da próxima vez, Pachequinho, você me dá uma cueca Zorba. Em dia de comício, está proibido você me equipar com cueca samba-canção...”

Só então a ficha caiu.

Por causa da folgada cueca samba-canção, na hora do pega pra capar os ovos do boto tucuxi ficaram presos entre o ombro da Mariona e sua própria perna.

E a tortura chinesa havia demorado quase cinco minutos. Acontece.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adoro seu blog, leio todos os dias.

Hellen