Pesquisar este blog

segunda-feira, janeiro 14, 2013

Cartas de Roraima



O escritor colombiano Efraim Medina Reyes

Na quinta-feira passada, 10, recebi este e-mail da professora Andréia Silva, da Universidade Federal de Roraima (UFRR):

O Programa de Pós-Gradução em Letras-PPGL da Universidade Federal de Roraima tem a satisfação de convidá-los para a Defesa de Dissertação de Mestrado de Aline Cavalcante Ferreira, intitulada “O riso e tudo o mais... interfaces literárias entre Simão Pessoa e Efraim Medina Reyes”.

Será no Campus do Paricarana no bloco I, sala 01, no dia 15 de janeiro de 2013 às 10h.

Na sexta-feira, 11, enviei um e-mail a Aline Cavalcante explicando que como havia sido nomeado pelo vereador Bosco Saraiva para um cargo de confiança na Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Manaus (CMM) estava praticamente impossibilitado de deixar a cidade para assistir sua dissertação.

Informei, também, que o Felipe Lobo, recém-nomeado professor titular da UFRR, iria me substituir na plateia do evento.

Nesta segunda-feira, 14, a lovely Aline Cavalcante me enviou o e-mail abaixo, que compartilho com vosmecês:

Queridíssimo Simão

Não vou dizer que fiquei feliz com essa notícia, porque  não fiquei mesmo (kkkkk). Mas compreendo perfeitamente... E só me resta desejar muito sucesso a você... Que Deus o ilumine nessa nova jornada. Tenho certeza que a comunicação da CMM não será a mesma sob os seus comandos...

Querido, na verdade, gostaria que você estivesse presente para poder te agradecer pessoalmente, diante da banca e de todos, o carinho e atenção com que fui agraciada por você. Não tenho palavras, adjetivos... enfim, fiz os devidos agradecimentos na dissertação e cito o quanto você foi importante, colaborou desde o primeiro contato...

Queria que todos soubessem quem é o verdadeiro autor dos “manuais”... um espada que escreve poesias e não me venha com essa história de “ex-poeteiro”... as suas poesias são lindas... uma vez poeta, sempre poeta...

Queria ouvir você falando sobre o Humor na literatura...

Queria apresentá-lo para o meu professor Mibielli – um autêntico espada – e para o Randerson, meu marido – um espada mais comedido (kkkkk).

 Queria, também, você aqui na terça à noite, quando reunirei um grupo de pessoas especiais...

Porém, o fato de você não poder vir não me desanimou... o carinho e a gratidão continuam firme e forte e sei que teremos outras oportunidades. Só não te perdôo se souber que esteve em Boa Vista e não me avisou...

Estou muito feliz com o meu texto... (me emociono só de ler).  Certamente tudo dará certo, a defesa é mais uma apresentação, digamos que algo necessário para se encerrar um ciclo. Contudo, outros serão iniciados... O doutorado me aguarda e não descarto a possibilidade de trabalhar seus poemas (kkkk)... Vou só dar um tempo, cuidar do marido (ele ficou carente), filhos e casa... estudar inglês... e retomo os estudos...

 Vou te enviar o texto após as devidas correções, considerações etc

 Um abraço forte,

 Com carinho

 Aline Cavalcante


NOTA DO EDITOR DO MOCÓ


Conhecido e aclamado por seus romances, o colombiano Efraim Medina Reyes está com um novo livro na praça: Pistoleiros/Putas e Dementes.

Trata-se de uma magnífica coletânea de poemas de clima inquietante – em que se entrelaçam céus e infernos – e refinado senso de humor.

Esta obra, da mesma forma que ocorre nos romances de Medina, está distante de qualquer tradição.

É inovação, linguagem pura.

O que mais impressiona neste autor é a ousadia com que aborda os temas mais profundos, conseguindo ao mesmo tempo provocar reflexão, emoção e riso.

Efraim, Medina, sem cerimônia, desmitifica o próprio ofício da literatura.

E vocês ainda não querem que eu me emocione por estar em tão boa companhia nessa tese de mestrado da Aline Cavalcante? 

Tá bom...

Nenhum comentário: