O parque temático Disney California Adventure em Anaheim, um
fracasso desde que abriu em 2001, vai exibir na próxima semana os frutos de uma
renovação de cinco anos e que custou US$ 1 bilhão, e há muito dependendo desse
esforço além da venda de ingressos.
A Disney está contando com a reforma do parque para atrair
visitantes da Disneylândia para que fiquem um ou dois dias a mais, de
preferência em um hotel Disney. Também é uma resposta ao rival Universal
Studios, que acaba de lançar um passeio emocionante baseado no filme
Transformers.
Talvez o mais importante, o reformado Disney California
Adventure enfatiza a ascensão do chefe criativo da Pixar, John Lasseter, como
uma força chave dentro da Disney, como um contraponto imaginativo e exuberante
ao chefe-executivo tecnocrata da empresa, Bob Iger.
De fato, com a inauguração na próxima semana de uma área
temática chamada Cars Land, o parque está se tornando rapidamente uma
Pixarland. Nove de suas 20 atrações baseiam-se em filmes da empresa de animação
por computador que a Disney comprou de Steve Jobs em 2006.
A proeminência de Lasseter e da Pixar, assim como o
surgimento de grandes franquias como o filme Os Vingadores, da Marvel, marcam
uma grande virada do respeitável conglomerado de entretenimento.
Em sua época de maior sucesso, “a mágica Disney” vinha em
grande parte de dentro.
A empresa era dirigida por executivos criativos como o
próprio Walt Disney e Michael Eisner, um ex-executivo de produção de filmes e
televisão. Agora está contando com empresas que adquiriu para ter personagens e
histórias de sucesso e que conduzem tudo, da frequência aos parques temáticos à
venda de mercadoria.
“Antes de a Disney comprar a Pixar ela lutava para criar seu
próprio conteúdo”, disse o analista Michael Morris, da Davenport e Co. “Pixar e
Marvel deram muito do impulso criativo que a empresa precisava explorar”.
Hoje a Disney permite que os executivos criativos tanto da
Marvel quanto da Pixar operem em grande parte de forma independente em
escritórios que ficam a quilômetros dos estúdios da Disney.
Como parte da
aquisição da Pixar, Lasseter, que já trabalhou como guia da Disneylândia,
também foi nomeado principal consultor criativo da Walt Disney Imagineering, a
unidade de projetos supersecreta da empresa para seus parques temáticos.
Iger foi quem sugeriu a ideia de usar atrações baseadas no
filme Carros no parque California Adventure, segundo pessoas envolvidas na
época. Mas foi Lasseter quem voou duas vezes para reuniões mensais com
integrantes do Imagineering para tirar a ideia do papel.
Os golpes criativos de Lasseter além da animação serão
testados pela primeira vez no Disney California Adventure. O parque vem
sofrendo com poucas visitas desde sua inauguração em 2001, com os clientes
reclamando de poucas atrações por um alto preço.
Mesmo com promoções, apenas seis milhões de pessoas passaram
por catracas em 2011, comparando com os 16 milhões da Disneylândia, segundo a
Themed Entertainment Association.
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